ALBA - ISFIC Research and Science Journal https://alba.ac.mz/index.php/alba <p><strong>ALBA</strong> é uma publicação semestral do <strong>Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência</strong> - <strong>ISFIC</strong> que se centra em áreas de Ciências Sociais, Negócios, Direito e outras que tenham conteúdos de interesse relevante.</p> <p>Para todos números a disponibilizar ao público, a política de revisão por pares da ALBA obedecerá o sistema pares-duplo cego, isto é, nenhum parecerista saberá o nome do autor do artigo ou resumo e vice-versa.</p> <p><strong>ISSN ALBA VERSÃO ONLINE: 3006 - 2470</strong></p> <p><strong>ISSN ALBA VERSÃO IMPRESSA: 3006 - 2489</strong></p> pt-PT alba@isfic.ac.mz (ALBA - ISFIC RESEARCH AND SCIENCE JOURNAL) alba@isfic.ac.mz (Dr. Edvino Bunguene) Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O PAPEL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO SUSTENTÁVEL – O CASO DA EMPRESA SHOPRITE-ANGOLA https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/667 <p>A ciência, a tecnologia e a inovação (CTI) são, no cenário mundial, ins-trumentos fundamentais para o desenvolvimento, crescimento económico, ge-ração de emprego, geração de renda e a democratização de oportunidades (PACTI, 2007, p. 29). Os países que primarem suas actividades à pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a sua incorporação ao processo produtivo serão capazes de (SILVA, 2008) gerar produtos com maior conteúdo tecnológico e, portanto, maior valor agregado e vantagem competitiva para as organizações. &nbsp;Entretanto, essa abordagem, ao nível das organizações, carece de um maior aprofundamento no quadro da criação de uma ciência e tecnologia que seja capaz de promover um desenvolvimento sócioeconómico sustentável. Actualmente, em Angola e demais países africanos, é notória as discussões sobre novas formas de as organizações se desenvolverem e sobreviverem num mercado cada vez mais competitivo, onde emergem novas necessidades. Assim sendo, o presente trabalho propõe-se enfatizar a preocupação em buscar uma maior utilização da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento económico sustentável, apresentando conceitos e relatos importantes para a compreensão do tema em causa e uma análise prática indutiva, de forma a clarificar os diversos benefícios que o investimento em ciência e tecnologia e inovação pode trazer para as organizações e consequentemente à sociedade. Numa pesquisa exploratória, com a propositura da análise qualitativa do objecto de investigação (Vergara, 2007), far-se-á uma análise sobre a situação da ciência, tecnologia e inovação em Angola, o perfil inovador e de absorção de tecnologias da empresa do GRUPO SHOPRITE e, consequente-mente, as repercuções dos investimentos em investigação, tecnologia e inovação a nível endógeno e exógeno da multinacional.</p> Eurico Josué Ngunga, Paulo Vieira Direitos de Autor (c) 2025 Eurico Josué Ngunga, Paulo Vieira https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/667 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 IMPACTOS DA AÇÃO EMPREENDEDORA NA SOBREVIVÊNCIA DAS COMUNIDADES: UM ESTUDO SOBRE O BAIRRO VINTE OITO DE AGOSTO (VULGO BAIRRO DA LIXEIRA) MAIO DE 2024 https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/670 <p>O referido artigo tem como fundamental foco compreender os impactos da ação empreendedora na sobrevivência das comunidades, de tal modo que fez-se uma pesquisa de campo no bairro Vinte Oito de Agosto em Luanda, cujo nome vulgar atribuído é de Lixeira para, apurar-se como a comunidade é impactada com a ação empreendedora e como podem sobrevier com um novo quadro de empreendedores. Foi pertinente desenvolver conceitos sobre os sistemas econômicos onde todos estão envolvidos com auxílio do rigor metodológico através dos métodos e técnicas de pesquisas utilizadas para o alcance dos resultados. A pesquisa baseou-se em um inquérito submetido a uma amostra não probabilística aleatória estratificada e as questões foram respondidas de forma a concluirmos que os impactos a ação empreendedora levarão a sobrevivência das famílias.</p> Fernando Chipuco, Nazaré Francisco Direitos de Autor (c) 2025 Fernando Chipuco, Nazaré Francisco https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/670 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 AS METAMORFOSES CURRICULARES E A CONSTRUÇÃO DE UM HOMO MOCAMBICANUS - UMA VISÃO FILOSÓFICA https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/678 <p>Neste artigo pesquisamos sobre as metamorfoses curriculares e a construção de um homo mocambicanus – uma visão filosófica, desde o tempo colonial até 2024. Concentramo-nos na análise crítica dos currícula do ensino primário e secundário. Usamos o método qualitativo com o tipo de pesquisa bibliográfico, documental e observação fazendo a hermenêutica e uma análise crítica a trajectória histórica do desenvolvimento curricular. E, como resultados, evidenciamos que durante o período colonial, o sistema educativo estava assente em dois tipos de curricula, sendo um destinado aos filhos dos civilizados e assimilados e o outro destinado aos indígenas os não civilizados; os curricula tinham um suporte político para impor a tarefa de civilizar e aculturar os africanos para facilitar a edificação de uma nação moderna portuguesa; o Estado português e Igreja Católica eram muito entrelaçados sendo o Estado com uma postura hostil para com as diversas ceitas religiosas emergentes e mais complacente com Igreja Católica, descobrimos que sempre houve a ideia de uma pedagogia africana antes da colonização pelas habilidades da educação informal do indígena dentro das suas práticas culturais, descobrimos ainda que o tipo de educação que os portugueses implantaram em Moçambique orientava-se para a formação de uma personalidade servil e subserviente perpetuando a exclusão dos povos não civilizados versus civilizados, o currículo escolar não se manteve estático pois foi se desenvolvendo por meio de conjunto de metamorfoses a procura de qualidade de ensino; houve uma espécie de revolução curricular com a mudança do sistema político de socialista para capitalista, pela inovação tecnológica e pela introdução do currículo local. E, mesmo assim, o número de aprovação que tem sido relativamente alto nem sempre coincide com a qualidade de ensino e muito menos de aprendizagem e, na tentativa de formar um homem novo, o sistema colonial caiu na tendência de excluir os valores tradicionais da africanidade diabolizando os preceitos ritualísticos ancestrais das culturas de Moçambique e de África.</p> Joaquim Mulamula Sabino Mbanguine, João Baptista Amide, Itélio Joana Muchisse Direitos de Autor (c) 2025 Joaquim Mulamula Sabino Mbanguine, João Baptista Amide, Itélio Joana Muchisse https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/678 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 DIÁLOGO E ALTERIDADE: PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO EM MARTIN BUBER https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/681 <p>A presente pesquisa, embasada no contributo filosófico de Martin Buber, é desenvolvida como alternativa para o reencantamento da Educação cada vez mais marcada por uma crise axiológica que, no nosso entender, deriva do desencontro entre os sujeitos fazedores da educação. Nessa senda, este estudo, de âmbito qualitativo e de análise bibliográfica, objectiva, centralmente, compreender como as categorias buberianas de diálogo e alteridade podem conduzir-nos a uma pedagogia do encontro. Em Martin Buber, o diálogo e alteridade estão atrelados a dois pares de palavras basilares para a dialogicidade: por um lado, o par Eu e Tu, que pressupõe uma relação autêntica entre o ser humano e o seu semelhante, assim como a relação deste com o que Buber chama “essencialidades espirituais”. Por outro lado, o par de palavras Eu e Isso, que tem que ver com ser humano na sua relação com o mundo, a natureza e com os objectos. O grande problema em Buber dá-se quando essas relações são reificadas, ou seja, quando o ser humano passa a ser tratado como objecto entre objectos e as coisas ou objectos são idolatrados. Para além da relação dialógica, o artigo discute sobre a educação cuja finalidade, em Buber, não é outra senão a de preparar o Homem para o sentido de comunidade. A educação não deve ser meramente teórica e sim, deve embasar-se na dimensão da práxis. Aliás, esta deve ser dada a partir da presença, do exemplo e do testemunho. Isso requer um sair de si mesmo para outro. Por fim, o estudado chegará a conclusão de que as categorias buberianas de diálogo e alteridade colaboram para uma pedagogia do encontro na medida em que possibilitam que os actores educacionais se reconheçam como fins e si mesmos e nunca como meios passíveis de manipulação e coisificação.</p> João Chimene Júnior Direitos de Autor (c) 2025 João Chimene Júnior https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/681 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 A AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ: UM ENSAIO FOTOGRÁFICO https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/690 <p>Este estudo visou destacar, por meio de um ensaio fotográfico em formato de storytelling, a relevância da agricultura familiar no litoral do Paraná. O objetivo era sensibilizar para sua contribuição significativa na economia regional, segurança alimentar, preservação do meio ambiente e sustentabilidade, demonstrando a viabilidade de uma agricultura que respeitasse o ecossistema. As fotografias documentaram diversas etapas dessa prática, desde a colheita até a comercialização dos produtos em feiras locais, evidenciando a preocupação dos agricultores com os processos e o ambiente de trabalho. Além disso, ilustraram a capacidade de adaptação das famílias às condições geográficas e climáticas únicas da região, ressaltando sua inovação e resiliência. O estudo também enfatizou a necessidade de reconhecimento e apoio a essa forma de agricultura, destacando seu papel multifacetado na sociedade. Os resultados foram apresentados por meio de uma narrativa fotográfica, capturando as práticas agrícolas, as histórias de vida dos agricultores e comerciantes locais, bem como os desafios e conquistas das famílias envolvidas. Concluiu-se que a agricultura familiar no litoral do Paraná não só impulsionava o comércio local de produtos frescos e nativos, mas também contribuía para a preservação do ecossistema e promovia a conscientização afetiva dos moradores regionais por meio da venda direta em feiras e participação em eventos agroecológicos.</p> Georgia Celina Barboza de Macedo Direitos de Autor (c) 2025 Georgia Celina Barboza de Macedo https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/690 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 PREJUÍZOS FINANCEIROS PELA FALTA DE TRIBUTAÇÃO DOS IMOVEIS DO PROJECTO DA JUVENTUDE NO MUNICÍPIO DO UÍGE – CATAPA https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/626 <p>Angola vive desde 2014 uma crise financeira sem precedentes, o que obriga o Estado a deixar de depender exclusivamente da sua maior fonte de arrecadação de receitas (petróleo) para o efeito, vem procurando diversificar cada vez mais as suas fontes e essa tarefa é dificultada por condicionalismos de ordem meramente administrativa. Neste trabalho buscou-se investigar os impactos causados pela omissão e regularização predial no país (com especial realce para o projecto da juventude na província do Uíge) atendendo que são condições essenciais para operacionalizar uma das principais fontes de arrecadação de receitas para o Estado através dos impostos (IPU). Pelo que, o objectivo é de demonstrar de que forma o a omissão e falta de regularização jurídica dos imóveis influenciam negativamente a operacionalização desta fonte de receita para o Estado e consequentemente na vida do cidadão, pois sem a regularidade jurídica não se consegue se quer hipotecar o bem para efeito de concessão de um crédito por exemplo. Vale referir que os resultados demonstraram que só em relação a omissão predial dos imóveis que compõe o projecto da juventude na Província do Uíge (Angola) que está composto por 72 residências o Estado deixa de arrecadar anualmente o equivalente a 360.000,00 Kwanzas, que dos sete (7) anos de existência do projecto o Município teria arrecadado um total de 2.500.000,00 Kwanzas com forte impacto sobre a vida dos munícipes uma vez que o IPU é uma fonte de receita municipal. Assim sendo com o presente estudo apresenta-se as causas e soluções para o poder público operacionalizar de forma assertiva esta fonte de receita municipal. Pelo que, para concretização do objectivos, recorremos ao tipo de pesquisa bibliográfica, descritiva e o estudo de caso, quanto a abordagem é quantitativa.</p> Edgar Domingos Direitos de Autor (c) 2025 Edgar Domingos https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/626 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 A RELEVÂNCIA DO EQUITY RESEARCH NA TOMADA DE DECISÃO DE INVESTIMENTO EM ACÇÕES – UMA ABORDAGEM AO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS ANGOLANO. ESTUDO DE CASO: BANCO ANGOLANO DE INVESTIMENTO 2019 - 2021 https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/630 <p>O presente artigo tem como tema “A relevância do equity research na tomada de decisão de investimento em acções”, durante um período trienal. Evidencia a contribuição do equity research como meio de informação para o processo de tomada de decisão e também apresenta os passos para a análise do mesmo em de determinado período e as diversas técnicas para analisá-lo e extrair as informações contidas nos relatórios e contas. O objectivo do trabalho é analisar a relevância do equity research na tomada de decisões de investimentos em acções no mercado de valores mobiliários de Angola, no período em análise. Inicialmente foi feito uma pesquisa bibliográfica enfatizando o histórico da análise e aspectos importantes para que se possa conhecer mais acerca do equity research, bem como dos instrumentos para o equity research na tomada de decisão de investimento em acções da empresa em causa e demonstrados em tabelas e figuras para facilitar o entendimento dos dados. Tendo em conta os resultados dos cálculos da óptica do património, mercado e rendimento que reflectem acerca de todo o exposto neste trabalho, foi possível verificar que, a empresa apresenta um resultado líquido positivo durante o período em análise demonstrando que tem uma situação financeira estável e com capacidade de distribuir os dividendos aos accionistas. Usamos, como recursos metodológicos, um paradigma interpretativo positivista baseado numa pesquisa quantitativa e quantitativa aplicada, tendo como dimensão do processo de pesquisa a metodologia bibliográfica e documental. No final chegou-se à conclusão de que o estudo permitiu conhecer a relevância do equity research na tomada de decisão de investimento em acções.</p> José Lukeba Dos Santos Eduardo Direitos de Autor (c) 2025 José Lukeba Dos Santos Eduardo https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/630 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 ANALISE DE VIABILIDADE ECONOMICA E FINANCEIRO DO PROJECTO MUSICAL MARIMBANDO EM LUANDA NO ANO DE 2024 https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/641 <p>O presente artigo trabalho desenrola-se no âmbito de um investimento financeiro para a criação de uma oficina de instrumentos musicais tradicional angolano por parte da Academia Reino das melodias Prestação de Serviço, com grande ênfase na marimba, numa primeira fase será fabricado apenas a marimba e a dicanza. O estudo de viabilidade econômica e financeira é direcionado ao sector de educação, ou seja, pretende-se saber a rentabilidade do projecto Marimbando se implementado no sistema de ensino em Luanda, público e privado. Especificamente apresentar os principais aspectos teóricos sobre estudo de projecto de investimento, identificar as principais receitas e custos, fontes de financiamento, taxas de juros e os prazos de reembolso de modo a avaliar a sua rentabilidade, e analisar os principais elementos de suporte de viabilidade económica e financeira (VAL, TIR e Payback) de projecto de Investimento. Em termos metodológicos utilizou-se o método analítico e o descritivo, bem como pesquisas bibliográficas e documentais. O trabalho desenrolou-se em três fases, começando com as generalidades sobre as noções gerais de um projecto de investimento, sua tipologia, classificação, etapas e avaliação. Depois a descrição dos formulários de base da avaliação do projecto como plano de investimento, de exploração e de financiamento. Por fim, o estudo de caso, onde se apresentou o projecto, através da avaliação dos diferentes indicadores de viabilidade, tais como: CASH – FLOW, VAL, TIR e Payback. Partindo do investimento feito, amortizações, das receitas e despesas, até a determinação dos diferentes resultados parciais, e do cumprimento dos pressupostos técnicos, económicos e financeiros, conseguimos demostrar que é um projecto com mercado sustentável, técnico e operacionalmente viável para a sua aprovação e financiamento.</p> Tandu Wulu, Osvaldo Hongolo Muhongo, Hirondina Sebastão Toto Jorge Direitos de Autor (c) 2025 Osvaldo Hongolo Muhongo, Tandu Wulu, Hirondina Sebastão Toto Jorge https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/641 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 AS IMPLICAÇÕES DA ECONOMIA INFORMAL FACE AO SURGIMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS DAS FAMÍLIAS DO MUNICÍPIO DE MALANJE: ESTUDO REALIZADO NO MERCADO MUNICIPAL DE MALANJE EM ANGOLA https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/649 <p>A pesquisa em foco aborda as "Implicações da Economia Informal face ao Surgimento de Pequenos Negócios das Famílias do município de Malanje", estudo foi realizado no mercado municipal de Malanje em Angola. A questão central que norteou esta investigação foi: Quais as implicações da economia informal no surgimento dos pequenos negócios das famílias do município de Malanje? O objetivo geral foi analisar as implicações da economia informal face ao surgimento dos pequenos negócios das famílias do município de Malanje, adotando o modelo descritivo auxiliado pela abordagem quantitativa. A pesquisa concentrou-se nos vendedores do mercado municipal de Malanje, com uma população de 3000 vendedores e uma amostra representativa de 250 participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, e a análise e interpretação dos resultados foram conduzidas utilizando pelos instrumentos de um questionário. Os resultados revelaram que a maioria dos empreendedores atua no mercado por um período de 2 a 5 anos, sendo a falta de emprego identificada como o principal motivador para a criação de negócios. Uma parte considerável dos participantes percebe a contribuição dos negócios no sustento familiar como mínima. A principal razão apontada para permanecer no mercado informal é a busca por menores custos. Além disso, os empreendedores enfrentam desafios significativos relacionados à concorrência e fiscalização. Esses resultados destacam a complexidade da economia informal em Malanje, enfatizando a importância dos empreendedores no mercado. Essa pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas entre a economia informal e o surgimento de pequenos negócios familiares no município sede de Malanje-Angola.</p> Fortunato Gaspar Paulo Direitos de Autor (c) 2025 Fortunato Gaspar Paulo https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/649 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MAPUTO: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO COM O SERVIÇO PRESTADO PELOS TRANSPORTADORES PÚBLICOS https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/664 <p>O transporte rodoviário é a principal modalidade de locomoção colectiva de passageiros em Moçambique e na região Metropolitana de Maputo em especial. No entanto, nos últimos anos as empresas de transporte rodoviário tanto públicas como privadas tem enfrentando enormes desafios motivados principalmente pelo crescimento populacional, dificuldades financeiras e degradação das vias de acesso o que cria dificuldade de circulação das pessoas com consequente impacto no desenvolvimento económico e social das pessoas e da região. Com o actual cenário mostra-se ser urgente que se encontrem soluções que possam reverter esta situação e devolver aos utentes a confiança e tranquilidade com este serviço que é indispensável para a comunidade. O investimento para reabilitação e ampliação das vias de acesso rodoviários, a aquisição de mais meios de transporte, o investimento no sector ferroviário, investimento no sector fluvial, são apontados como soluções para reduzir o sofrimento das populações e garantir a locomoção destes para os seus locais de trabalho, escola, mercados e outros locais desejados com eficiência e eficácia.</p> Pedro José Miguel Direitos de Autor (c) 2025 Pedro José Miguel https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/664 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 DIVERSIDADE E INCLUSÃO – UMA VISÃO DO 3º SETOR EM PORTUGAL https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/668 <p>Este artigo investiga a relação entre diversidade e inclusão na gestão de recursos humanos em instituições do Terceiro Setor em Portugal, destaca-se o papel crucial que essas organizações desempenham no contexto social e econômico do país. A promoção da diversidade e inclusão pode permitir a criação de um ambiente mais acolhedor e justo, mas também usufruir a multiplicidade de habilidades, experiências e perspetivas das pessoas para alcançar melhores resultados e fomentar uma cultura de respeito e colaboração. O estudo tem como objetivo principal analisar a implementação de políticas de diversidade e inclusão nessas organizações, identificar os desafios enfrentados e avaliar os benefícios obtidos. Além disso, busca compreender o impacto dessas práticas na eficácia organizacional e no desenvolvimento social, especialmente no contexto de Portugal. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica da literatura acadêmica disponível, com ênfase na busca por estudos relevantes sobre diversidade, inclusão e gestão de recursos humanos no Terceiro Setor português. Os resultados preliminares do estudo exploratório sugerem que, embora haja uma escassez de literatura específica sobre o tema nos últimos 20 anos, a implementação de políticas de diversidade e inclusão pode potencializar a inovação, representatividade e o fortalecimento social no Terceiro Setor em Portugal. Entretanto, os desafios enfrentados incluem os custos financeiros elevados associados à implementação dessas políticas, a resistência à mudança por parte dos colaboradores e a complexidade na gestão de recursos humanos. A falta de bibliografia abrangente indica a necessidade de mais estudos para aprofundar a compreensão dessas questões e aprimorar as práticas de diversidade e inclusão no Terceiro Setor português.</p> Jacqueline Batista Rezende Direitos de Autor (c) 2025 Jacqueline Batista Rezende https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/668 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E DOS FUNCIONÁRIOS https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/671 <p>Este estudo investiga o impacto da avaliação de desempenho no desenvolvimento institucional e dos funcionários, tem como objectivo analisar a contribuição do actual sistema de avaliação e gestão de desempenho na administração pública moçambicana para o desenvolvimento da instituição e dos funcionários. Este é um estudo qualitativo e quantitativo, pois combina ambos os componentes o tornando um estudo híbrido. A pesquisa envolveu funcionários dos sectores de educação, juventude e tecnologia de Vanduzi. Para colectar informações, além do método bibliográfico, foi utilizado um questionário para compreensão do processo de avaliação da instituição. A partir da investigação sobre a contribuição da avaliação de desempenho para o desenvolvimento institucional e dos colaboradores, o actual modelo de avaliação de desempenho tem dado um grande contributo para o desenvolvimento da instituição e dos colaboradores, considera que, promoções e mudanças de carreira da maioria dos colaboradores dependem do trabalho técnico do avaliador e dos seus respectivos resultados.</p> Américo Bernardo Aldredo Sozinho Direitos de Autor (c) 2025 Américo Bernardo Aldredo Sozinho https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/671 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TIC´S NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM. UM ENFOQUE A IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELECTRÓNICO NA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE KIMPA VITA https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/679 <p>O presente estudo versa sobre a integração curricular das TICs no processo de ensino-aprendizagem, com enfoque na implementação do comércio eletrônico (E-COM) na Faculdade de Economia da Universidade Kimpa Vita, dentro do contexto da globalização. Explora-se a integração do comércio eletrônico nos currículos acadêmicos, examinando as estratégias utilizadas para ensinar e promover a compreensão do E-COM. O estudo busca analisar os impactos da implementação tanto no ensino superior, como é o caso da Faculdade de Economia da UNIKIVI, quanto no mercado de trabalho, considerando as demandas e tendências globais existentes. O objetivo geral é avaliar o impacto da inclusão do comércio eletrônico no currículo sobre os perfis de saída dos estudantes, diante dos desafios e oportunidades do mercado globalizado. A pesquisa foi realizada utilizando uma combinação de métodos quantitativo e qualitativo. O método quantitativo ajudou a analisar dados secundários sobre a implementação curricular do E-COM na Faculdade de Economia da Universidade Kimpa Vita. Paralelamente, o método qualitativo foi aplicado através de um inquérito junto a docentes, administrativos e estudantes, para obter opiniões mais aprofundadas sobre os fatores determinantes da integração curricular do E-COM. As técnicas bibliográfica e de observação direta também foram utilizadas. Os resultados do estudo destacam a importância de adaptar os currículos para refletir as mudanças do paradigma atual, capacitando os estudantes com habilidades relevantes e inovadoras para uma era desafiadora e bastante competitiva.</p> Amoussou Dorothée, José Mário João, Ivano Castelo João Puza, Jaime César Manuel Direitos de Autor (c) 2025 Amoussou Dorothée, José Mário João, Ivano Castelo João Puza, Jaime César Manuel https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/679 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO E O SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, CULTURAL E SOCIAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESAFIOS PARA O ENSINO SUPERIOR NA LUSOFONIA, NA ERA DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/682 <p>O título deste trabalho já traduz o seu objetivo que é o de refletir e propor vias de soluções urgentes para os múltiplos avanços da IA neste campo face as políticas de ensino e aos métodos usuais de avaliação escolar até hoje, também aos tipos de profissões e cursos que não resistirão às ameaças da IA. Este estudo convoca pesquisadores e políticos responsáveis pela educação a uma reflexão levando em conta os diferentes processos técnicos e tecnológicos que a IA já nos apresenta sobre a possível capacidade de assimilação das lições pelos alunos independentemente das situações-problemas e as tarefas solicitadas, sem fazendo muito esforço. Para là chegar, recorremos à pesquisa exploratória e bibliográfica, que nos permitiu iluminar o objeto do estudo e também um desenho bibliográfico, baseado em um certo número de teorias e área. Observou-se que é possível perceber o perigo que a IA apresenta no campo da educação, e o mesmo já supera o humanismo.</p> Dizunguidi Makanda, Cristóvão João Zua, Miguel Bungo Direitos de Autor (c) 2025 Dizunguidi Makanda, Cristóvão João Zua, Miguel Bungo https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/682 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 SISTEMA DE APOIO À COCRIAÇÃO DE INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO: UM PROJETO VENCEDOR E A INTERPRETAÇÃO DE ALGUNS DESVIOS AOS RESULTADOS https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/691 <p>O projeto “Link Me Up – 1000 ideias, Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo”, executado entre 2021 a 2023 por um consócio de 13 politécnicos portugueses teve como principal objetivo “reforçar a cooperação entre Institutos Politécnicos portugueses, enquanto agentes de promoção do empreendedorismo qualificado, de cocriação com o meio empresarial, envolvendo professores, estudantes e empresas/organizações, para a geração de ideias inovadoras e a criação de novas empresas.”, foi vencedor do prémio, em Portugal, do European Enterprise Promotion Awards na categoria “promoção do espírito de empreendedorismo” Das conclusões baseadas nos indicadores-chave de desempenho apresentadas em “Link Me Up. Resultados Globais”, pretendemos trabalhar e desmitificar, a interpretação de alguns desvios aos resultados, nomeadamente em dois importantes indicadores de resultado (R40 e R34) e um identificador de realização (R35), que estão diretamente associados ao número de empresas criadas, à percentagem de jovens que se considera mais capacitados para criarem o seu próprio emprego / empresa e o número de jovens/empreendedores que pretendem criar o ser próprio emprego e se considera mais preparado, capacitado no âmbito das temáticas do projeto. Iremos analisar os valores obtidos nestes três indicadores de resultados/realização (R40, R34 e R35) na perspectiva dos jovens/empreendedores que participaram no projeto Link Me Up - 1000 ideias, no eixo do da cocriação de inovação, recorrendo para tal à compreensão do processo e metodologia utilizada neste eixo, assim como a análise de exemplos práticos de aplicação e dos trabalhos produzidos por equipas de projeto. Da interpretação, análise e discussão, produziremos os resultados, conclusões e elaboraremos um conjunto de sugestões para edições futuras que sigam as linhas orientadoras do eixo da cocriação de inovação.</p> João Paulo Samartinho, Maria Potes Barbas, Olinda Sequeira Direitos de Autor (c) 2025 João Paulo Samartinho, Maria Potes Barbas, Olinda Sequeira https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/691 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 A CONTABILIZAÇÃO DA AMORTIZAÇÃO DO IMOBILIZADO CORPÓREO DE UM CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO DO CENTRO INTEGRADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TALATONA 2022 https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/627 <p>O presente estudou tratou da contabilização da amortização do imobilizado corpóreo, tendo como estudo de caso o Centro Integrado de Formação de Talatona, assim pretendíamos avaliar a contabilização das amortização do centro de formação profissional de Talatona, em Luanda comparando com as normas do Plano Geral da Contabilidade de Angola. Fundamentar sobre a contabilidade, bem como suas técnicas de contabilizações das amortizações, por se constituir um instrumento que permite aos gestores tomar as melhores decisões, baseadas em informações mais aprofundadas sobre a situação da empresa. Para tal tivemos como bases livros de autores relacionados com o tema em análise bem como documentos associados ao Centro de formação profissional. Iniciando com uma abordagem teórica sobre a contabilidade que dará noções fundamentais sobre a mesma, e em seguida da apresentação das técnicas de cálculo das amortizações que trata das normas angolanas para a contabilização dos imobilizados bem como os métodos de registos das amortizações, e por fim dos estudos das contabilizações das amortizações realizadas no Centro Integrado de Formação Tecnológica onde foi apresentados mapas de gestão das amortizações dos artigos seleccionados, e comparamos com as teorias e normas ligadas as contabilizações das amortizações. Como resultado o Centro apura as amortizações de acordo com as quotas constantes sugeridas pelo art. 27º do CII e pelo PGCA, e regista as amortizações. de forma correcta utilizando as contas 18 e 73. Em suma, a contabilização correcta da amortização é fundamental para uma gestão eficaz do património.</p> Tandu Wulu, Márcio Dos Santos Simão Direitos de Autor (c) 2025 Tandu Wulu, Márcio Dos Santos Simão https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/627 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 OS DETERMINANTES DA EFICÁCIA DA AUDITORIA INTERNA NO SECTOR PÚBLICO DE MOÇAMBIQUE https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/637 <p>O objectivo geral desta pesquisa foi de investigar os determinantes da eficácia da Auditoria Interna (EAI) no sector público de Moçambique, com foco específico nos fundos públicos no período entre 2018 e 2022. A pesquisa se concentrou na análise do departamento/área de auditoria interna dos fundos públicos em Moçambique. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados, obtendo 38 respostas de 10 fundos públicos durante o período de coleta. Utilizando estatísticas descritivas e análise do modelo de regressão linear, os resultados obtidos destacam uma relação linear entre três variáveis fundamentais: o apoio da gestão, a independência organizacional dos auditores internos e a competência profissional dos auditores internos, observou-se ainda, que o apoio da gestão e a competência profissional dos auditores internos têm uma influência positiva na eficácia da auditoria interna no setor público. No entanto, a independência organizacional dos auditores internos não demonstrou uma relação significativa e positiva com a eficácia da Auditoria Interna, nem uma contribuição estatisticamente relevante. Em conjunto, essas três variáveis independentes explicam 51,2% da contribuição para a eficácia da Auditoria Interna nos fundos públicos de Moçambique. Apesar da falta de impacto significativo da independência organizacional dos auditores internos, a análise conjunta desses determinantes é crucial para identificar possíveis irregularidades e para agregar valor à eficácia da Auditoria Interna nos fundos públicos. Esses resultados destacam a importância do apoio da gestão e da competência profissional dos auditores internos, enquanto ressaltam a necessidade de estudo profundo quanto à independência organizacional dos auditores internos para otimizar ainda mais a eficácia da Auditoria Interna no contexto dos fundos públicos. Esta pesquisa contribui para o entendimento dos determinantes que influenciam a eficácia das auditorias internas no setor público, oferecendo informação valiosa para práticas de auditoria e gestão nos fundos públicos de Moçambique.</p> Ísvera Eduardo Pereira Luís, Joana Rafael Bié Ribisse, Luís Cumbe Direitos de Autor (c) 2025 Joana Rafael Bié Ribisse, Ísvera Eduardo Pereira Luís https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/637 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 A ausência de contratos de franquias no mercado como uma fraqueza no empreendedorismo em Angola https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/642 <p>A ausência de contratos de franquia no mercado como uma fraqueza no empreendedorismo revela uma oportunidade de interpretar o conceito de franquia no mercado e sua relação com o empreendedorismo. Para se alcançar os objetivos deste artigo com rigor recorreu-se ao sistema de pesquisas, métodos e técnicas em que a base foi a pesquisa bibliográfica e a exploratória, permitindo fazer recurso aos métodos científicos e empíricos, e por sua vez o recurso as técnicas de coleta, seleção, tratamentos dos dados através da amostragem para um caso particular de Angola. O contrato de franquia no mercado empreendedor angolano tem sido uma realidade? O contrato de franquia nas empresas angolanas não é uma realidade pelo fato de estarem apenas plasmados na lei. Por fim, foi possível fazer uma constatação em algumas empresas no mercado angolano sobre a prática do contrato de franquia na realidade angolana em constatou-se que a ausência do contrato de franquias é uma franqueza no mercado empreendedor.</p> Fernando Chipuco Direitos de Autor (c) 2025 Fernando Chipuco https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/642 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS DE CONHECIMENTOS E AS MUDANÇAS ESTRATÉGICAS NO DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO NA SOCIEDADE DE COMÉRCIO MARTAL, S.A. (2010 – 2018) https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/652 <p>Esta pesquisa visou compreender a relação entre os processos de conhecimento e as mudanças estratégicas, sua influência no desempenho das organizações, investigar os fundamentos que nortearam os processos de conhecimento, identificar as mudanças estratégicas no desempenho da organização, um estudo de caso na Sociedade de Comércio Martal S.A., entre 2010 e 2018. A pesquisa foi de carácter bibliográfico e documental, enquadrada na estratégia de investigação de estudo de caso único de natureza descritiva, predominantemente qualitativa. Relativamente aos processos de conhecimento, percebeu-se um esforço das empresas angolanas em atingir seus objectivos, apesar dos sucessos e insucessos decorrentes do perfil dos seus gestores, colaboradores e a conjuntura do mercado local. Entretanto, este estudo pautou-se na verificação desses processos na empresa, tendo em conta as diversas idiossincrasias e cultura organizacional prementes no cenário comercial da cidade de Luanda. Num dos resultados da pesquisa, em torno do desempenho do pessoal, percebeu-se que o processo de acções formativas da empresa, apesar de que os conhecimentos foram armazenados, partilhados e aplicados, aumentando as competências, uma das medidas relevantes foi a contenção de custos, resumida na redução do pessoal. A avaliação de desempenho processou-se de forma informal, subjectiva e sem critérios claros.&nbsp; Nessa perspectiva, registou-se também uma redução de clientes e vendas, agravada pelas pressões do ambiente contextual.</p> Alexandre João Dundo Barros Direitos de Autor (c) 2025 Alexandre João Dundo Barros https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/652 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 DETERMINANTES SÓCIO-ECONÓMICOS ASSOCIADOS À PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA EM MOÇAMBIQUE https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/665 <p>Esta pesquisa, situada no campo da "Questão Agrária", tem o objetivo investigar os determinantes socioeconômicos associados à produtividade agrária em Moçambique, contribuindo para o entendimento crítico do impacto dessa produtividade no crescimento econômico do país. Utilizando uma metodologia de análise bibliográfica e documental fundamentada no método do materialismo histórico, a pesquisa examina os determinantes socioeconômicos associados à produtividade agrária. Os resultados da pesquisa revelam que o setor agrário em Moçambique é caracterizado pela utilização limitada de serviços de extensão, acesso restrito a informações sobre preços de mercado e acesso limitado a serviços financeiros. Esta falta de investimentos essenciais restringe o potencial produtivo do setor agrário, limitando as oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico.</p> José Eugénio Travasso Faria Direitos de Autor (c) 2025 José Eugénio Travasso Faria https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/665 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DO CONSUMO DE DROGAS ENTRE JOVENS: CASO DA CIDADE DE MAPUTO ENTRE 2022 E 20023 https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/669 <p>A pesquisa, tem como tema: “estratégias de prevenção do Consumo de Drogas em Adolescentes: caso da Cidade de Maputo entre 2022 e 20023” Seu objectivo é estimular uma discussão sobre a prevenção do uso de drogas, identificar as abordagens preventivas adotadas por diferentes grupos e, sugerir a mais eficaz. Foram empregues, as técnicas de pesquisa: bibliográfica, documental e entrevista. Ema é de natureza aplicada pois é dedicada à geração de conhecimento para solução de problemas específicos, (Gil, 1999), motivada pela observação contínua do aumento anual no número de consumidores de drogas, que buscaram serviços de saúde devido a complicações relacionadas ao consumo. Por sua vez, utilizou métodos como pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e observação não participante. A entrevista semiestruturada foi escolhida para permitir um diálogo espontâneo e uma maior interação entre os participantes. A observação não participante foi realizada de maneira intensiva, sistemática e participante artificial. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, com a inclusao de técnicas estatísticas. Trata-se de um estudo de caso, envolvendo 13 participantes, o processo de codificação, análise e interpretação dos dados seguiu três etapas interdependentes: codificação aberta, codificação axial e codificação seletiva (Santos e Nóbrega, 2002). A análise e interpretação de dados basearam-se na técnica de análise de conteúdo (Triviños, 1987, p. 160). Conclui-se que a fragilidade das estratégias adotadas resulta da falta de envolvimento significativo dos usuários, da falta de conformidade com a legislação em vigor, em grande parte desatualizada, e, igualmente importante, da falta de adesão de muitos dependentes químicos às medidas preventivas, devido ao estigma ou à dificuldade de acesso a locais de reabilitação.</p> Filipe Naftal Filimone Direitos de Autor (c) 2025 Filipe Naftal Filimone https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/669 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 O ENSINO POR MEIOS DE PLATAFORMAS DIGITAIS NA ERA DAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO ACUTILANTE SOBRE AS VANTAGENS VERSUS DESVANTAGENS DAS AULAS VIRTUAIS NAS IES EM MOZAMBIQUE NO DESAFIO DA GARANTIA DA QUALIDADE (2020-2024) https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/673 <p>O tema desta pesquisa é: o Ensino por meio de plataformas digitais na Era das Tecnologias - um estudo acutilante sobre as vantagens versus desvantagens das aulas virtuais nas IES em Moçambique no desafio da garantia da qualidade (2020-2024). O problema é mesmo: será que com as aulas virtuais garantimos a qualidade de ensino – vantagens versus desvantagens? Essa questão se tornou, ao mesmo tempo, o nosso objectivo geral neste estudo. E, como objectivos específicos temos: descrever as principais dificuldades na prática de aulas virtuais; identificar as vantagens da prática de aulas virtuais para os docentes, estudantes e dos gestores das Instituições de Ensino Superior (IES); identificar as principais desvantagens; descrever as implicações das aulas virtuais na garantia de qualidade, e, sugerir possíveis estratégias de soluções para os desafios na prática de aulas virtuais no século XXI. A metodologia foi qualitativa, com a pesquisa descritiva conjugado com a interpretativa, o procedimento técnico de pesquisa foi por entrevista semiestruturada, conjugado com a observação activa, pesquisa bibliográfica e documental. Os participantes no estudo foram, alguns estudantes, docentes e gestores de determinadas Instituições do Ensino Superior de Moçambique. Os resultados encontrados são: tanto os estudantes como os docentes e gestores assumem as plataformas digitais e aulas virtuais como uma grande vantagem pois é uma inovação que ajuda a resolver os impasses do ensino e aprendizagem em circunstâncias cruciais, tais como das epidemias, dos fenómenos naturais sejam ciclones (com vendavais e enxurradas). Ao mesmo tempo, as aulas virtuais constituem uma inovação inevitável da actualidade que existem sem recuo. Por outro lado, tendo em consideração o contexto socioeconómico de Moçambique, as aulas com plataformas digitais se tornam um grande desafio pois muitos estudantes, docentes e Instituições de Ensino Superior (IES) encaram grandes dificuldades na aquisição do equipamento de TICs, e logo, têm dificuldades do uso dos recursos; ademais, as habilidades e competências no uso das TICs são reduzidas; e mesmo para os que já conseguem usar as TICs, ainda têm dificuldades de manutenção e sustentabilidade com os megabytes, a própria internet e energia; descobrimos a desvantagem de falta de honestidade e transparência cientifica – plágios; e a falta de responsabilidade no uso ético das TICs. Contudo, registamos que há um grande esforço de superação das desvantagens e a consolidação do foco no uso das plataformas virtuais.</p> João Baptista Amide Direitos de Autor (c) 2025 João Baptista Amide https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/673 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 COMPETÊNCIAS PARA O FUTURO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO PROJETO STRONG DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/680 <p>Num contexto de desafios globais cada vez mais prementes, a preparação dos jovens para enfrentar as complexidade do mundo moderno torna-se uma prioridade. O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) tem-se destacado pelo seu compromisso com a inovação e o ensino de excelência. A comunicação aborda o projeto STRONG, desenvolvido pelo IPT, focado em promover a inovação no ensino e aprendizagem no sentido de preparar os alunos para os desafios do século XXI. Com objetivos claros de investir em métodos pedagógicas inovadores, capacitar os docentes com recursos para uma preparação prática dos estudantes para o mercado de trabalho e estimular a autoaprendizagem e o trabalho em equipa, o projeto implementou um conjunto de atividades entre abril de 2022 e outubro de 2023. Estas atividades focaram-se na investigação e diagnóstico das competências futuras necessárias, na análise do impacto das práticas inovadoras de ensino, no desenvolvimento de conteúdos digitais, e na criação de uma plataforma digital para transferência de conhecimento entre a academia e o mundo empresarial. O projeto promoveu, também, a interação entre a comunidade académica, alumni e empresa, através de eventos de networking, estágios em empresas e outras iniciativas colaborativas. O impacto do projeto foi evidente na capacitação dos docentes para adotar práticas pedagógicas inovadoras e na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, fortalecendo assim o papel do IPT como agente de desenvolvimento regional.</p> Célio Gonçalo Marques, Lígia Mateus Direitos de Autor (c) 2025 Célio Gonçalo Marques, Lígia Mateus https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/680 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 UM OLHAR CTS AO ENFRENTAMENTO DAS EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/683 <p>Discussões voltadas para a injustiça ambiental sobretudo no enfrentamento das emergências climática são necessários uma vez que a mesma visa compreender os paradigmas entre o natural e o artificial e a sua relação com a sociedade, isto ao considerar que atualmente esta percepção encontra-se de forma destoada, uma vez que a sociedade tem histórico intensivo sobre o uso desenfreado do ambiente natural sem ao menos pensar nas devidas consequências. Tais ações afetam as classes sociais de diferentes formas, onde a classe alta com suas grandes indústrias se beneficia com a extração desses recursos monetizando por meio de produtos e serviços, enquanto a classe baixa é destinada para a mão de obra dessas atividades. A metodologia da pesquisa incluiu revisão bibliográfica e consulta a obras de Foladori, Latour, Leff, além de materiais do IPCC e da NASA. A fundamentação teórica explora as relações entre o natural e o não natural, destacando a ruptura entre natureza e sociedade. A discussão aborda a visão de Latour sobre a natureza como mercado de recursos, evidenciando a degradação ambiental como uma crise civilizacional. No entanto, apenas a classe baixa é afetada uma vez que a mesma não dispõe dos mesmos recursos e infraestrutura, principalmente ao considerar os possíveis eventos climáticas presentes nos dias atuais, como as enchentes, o aumento da temperatura, a perda da fauna e da flora, além das doenças que podem ser intensificadas devido aos eventos climáticos. Posto isto, o presente artigo visa fomentar um pensamento crítico sobre o capital e o seu processo de adaptação durante as crises ambientais vivenciadas.</p> Victor Henrique dos Santos Silva Direitos de Autor (c) 2025 Victor Henrique dos Santos Silva https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/683 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 MODELAGEM DE PROCESSOS DE PAGAMENTO DOS EMOLUMENTOS NUMA IES EM ANGOLA: CASO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DA UNIVERSIDADE KIMPA VITA- UÍGE https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/693 <p>Este trabalho tem como objectivo divulgar, por uma linguagem de modelagem compreensível para todos interessados, os processos rotineiros concernentes os pagamentos de emolumentos pelos estudantes de Ensino Superior em Angola, no caso do Instituto Politécnico. O Instituto Politécnico da Universidade Kimpa Vita, em sigla IP-UNIKIVI, instituição pública com personalidade jurídica e classificada como estabelecimento de ensino superior público, tem por missão formar profissionais de nível superior em diversas áreas do conhecimento, além de desenvolver pesquisas e prestar serviços à comunidade. Neste trabalho, trata-se de apresentar aos actores do sistema do Ensino Superior um padrão de procedimentos dos diferentes pagamentos realizados cada ano académico por seus parceiros, saber os estudantes. Para por fim ao analfabetismo constatado nos estudantes e nos funcionários das áreas académica e financeira, foi modelado, usando a UML, os processos relacionados ao pagamento em diferentes momentos vivenciados pelos estudantes: matrícula e avaliação. No contexto actual, apresentamos de modo geral os modelos dos casos genéricos; as particularidades não abrangem este estudo. No sentido de acompanhar as receitas ou recursos próprios das IES, o Executivo Angolano implementou um sistema de pagamento na conta do Estado com base a RUPE (Referência Única de Pagamento ao Estado), documento fundamental para desencadear o pagamento referido, por meio de um portal do Ministério de Finanças. Os estudantes, ao matricular-se para um ano académico ou ao inscrever-se a um exame da época de recurso ou recuperação ou ainda especial, devem cumprir com seus deveres junto das áreas académica e financeira da IES que frequentam para serem avaliados.</p> Makiese Mavakala Direitos de Autor (c) 2025 Makiese Mavakala https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/693 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 APRENDENDO A INVESTIR COM UMA OPORTUNIDADE DE ALAVANCAR AS FINANÇAS PESSOAIS https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/629 <p>O conhecimento financeiro é vital para a transformação do futuro das pessoas, por isso, que buscar constantemente aprimorar o entendimento relativo ao mundo financeiro pode contribuir para um futuro com estabilidade financeira, como também possibilitar a geração de renda extra por meio do retorno que as oportunidades de investimento do dinheiro podem proporcionar. O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da educação financeira para a construção de uma independência econômica futura, como também discutir o custo de oportunidade do dinheiro que pode trazer retorno com o uso do cartão de crédito a custo zero. Foi realizada uma revisão bibliográfica trazendo um destaque sobre a importância da educação financeira, mostrando que a mesma pode proporcionar uma estabilidade financeira futura, por meio do conhecimento constantemente aprimorado na área financeira, também foi destacado na teoria a importância do custo da oportunidade do dinheiro. A metodologia do trabalho de pesquisa tem uma abordagem quali-quantitativa, destacando no viés qualitativo a importância do conhecimento relativo à educação financeira, e já no lado quantitativo, mostra o custo de oportunidade do dinheiro usando os limites do cartão de crédito a custo zero. Os resultados mostram que utilizar uma linha de crédito a custo zero pode possibilitar a oportunidade de investir o dinheiro no momento presente, com um retorno futuro incrementando o patrimônio das finanças pessoais.</p> Elaine Cristina Arantes, Roberto Carlos Dalongaro Direitos de Autor (c) 2025 Elaine Cristina Arantes, Roberto Carlos Dalongaro https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/629 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 TENDÊNCIAS E DESAFIOS FINANCEIROS NAS OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES ANGOLANAS NA NOVA ERA DIGITAL. CASO: UNITEL VS AFRICELL (2021 - 2022) https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/639 <p>O presente artigo cujo tema é “Tendências e desafios financeiros nas operadoras de telecomunicações angolanas na nova era digital. Caso: UNITEL vs AFRICELL (2021 - 2022)”. As tecnologias de informação e comunicação, “ TIC” afiguram-se como um dos factores cada vez mais necessários para acompanharem os fenómenos resultantes dos processos de inovação e desenvolvimento trazidas pelas alterações da 4ª revolução que se assiste ao nível das grandes economias globais, onde o contexto nacional dos investimentos, serviços e soluções, deverão estar alinhados aos objectivos definidos nos planos e programas de desenvolvimento nacional, para o desenvolvimento económico, melhoramento das condições sociais e culturais dos cidadãos e, do ambiente de negócios. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica que ajudou no desenvolvimento das palavras-chave que fizeram parte da fundamentação teórica graças a publicação de vários autores que trataram dos mesmos conceitos e método histórico que nos facilitou em obter informações referentes ao surgimento histórico das mesmas operadoras e o descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. As técnicas utilizadas que facilitaram a operacionalidade dos mesmos métodos foram documentais que ajudou na busca das informações contidas nos relatórios do INACOM e do MINTTICS e estatística que facilitou na elaboração de tabelas e gráficos contidos no artigo. De igual modo, analisou-se a evolução de quotas de mercado em termos de cliente durante o período bienal em estudo onde se verificou que o UNITEL se mantém como líder do sector na ordem de 72% dos subscritores em relação à AFRICELL que detém 24% dos usuários uma vez que ela opera apenas em três das dezoito províncias do país.</p> Crissolito Evaristo Domingos Inácio Direitos de Autor (c) 2025 Crissolito Evaristo Domingos Inácio https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/639 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 ÍNDICE INTERNO DE ESFORÇO: UM INDICADOR ROBUSTO PARA O SERVIÇO PÚBLICO https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/645 <p>Este artigo discute os avanços no desenvolvimento do Índice Interno de Esforço (IIE), um framework elaborado especificamente para quantificar Atividades Intelectuais Explicitadas (AIE) realizadas por funcionários públicos. O objetivo é destacar os progressos alcançados e evidenciar que, ao utilizar princípios filosóficos sólidos em conjunto com estruturas matemáticas robustas, é viável criar um sistema de avaliação automatizado dos resultados gerados pelas AIE executadas pelos servidores. O IIE é aplicável em diferentes escalas, desde setores específicos até em larga escala, como exemplificado nos dados disponíveis na plataforma Lattes de currículos. Para ilustrar a versatilidade da técnica, são apresentadas três provas de conceitos (PdC) distintas: a metrificação de códigos de programação na plataforma Arduino, a metrificação de patentes de propriedade intelectual em um contexto internacional e a metrificação da complexidade de jogos eletrônicos, com foco no gênero Real Time Strategy (RTS). Os resultados obtidos revelam que o framework do IIE, com sua função de metrificação da complexidade (IIEa), está significativamente correlacionado com as técnicas específicas testadas nas PdC, o que torna o IIEa uma opção viável para a avaliação online das AIE. Devido à sua estrutura robusta, com foco na avaliação da complexidade e do esforço empregado nas AIE, o IIEa pode ser amplamente utilizado para automatizar sistemas de avaliação de desempenho. Durante os testes realizados, não foi identificado nenhum caso que refutasse a premissa do uso do IIEa.</p> Alisson Antônio de Oliveira Direitos de Autor (c) 2025 Alisson Antônio de Oliveira https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/645 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 MODELO DE GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA MELHORAR O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO NOS CONCURSOS PÚBLICOS EM MOÇAMBIQUE. ESTUDO DE CASO: KAMBENY COMERCIAL, LDA https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/662 <p>Este artigo propõe um modelo de Gestão de Processos de Negócio como uma ferramenta estratégica para melhorar o processo de participação nos concursos públicos da Kambeny Comercial, Lda. Para o desenvolvimento do presente artigo, foi usada a abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas não estruturadas, de modo a compreender como funciona o processo de participação dos concursos públicos em Moçambique usando como caso de estudo a kambeny Comercial, Lda. No presente trabalho foi usada a amostragem intencional, pelo facto de terem sido escolhidos indivíduos especializados e que colaboraram na descrição exacta do processo AS IS da empresa. Ao longo do trabalho foram usados dados primários e dados secundários, onde na população de 3 pessoas do departamento de procurement da kambeny Comercial, Lda foi entrevistada uma pessoa. Para a realização deste trabalho foi necessário fazer a modelagem do processo AS IS do processo de participação do concurso público, analisar o processso actual de modo a identificar falhas e posteriormente mapear o modelo TO BE, ou seja, o processo melhorado. Da análise feita, apurou-se que a implementação da gestão de processos de negócio pode melhorar o processo de participação nos concursos públicos da Kambeny Comercial, Lda, visto que identificando falhas no processo actual foi possível desenhar um novo processo (TO BE), garantindo assim um processo mais eficiente.</p> Zein Nadim Selemane Cassamo, Miranda Albino Martins Muaualo Direitos de Autor (c) 2025 Miranda Albino Martins Muaualo, Zein Nadim Selemane Cassamo https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/662 Seg, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000