GESTÃO DO NEGÓCIO DE EMPRESAS MOÇAMBICANAS NO MERCADO INTERNACIONAL: REALIDADES E DESAFIOS NO PERÍODO ENTRE 2015 E 2020

Autores

  • Arsénio João Zandamela Universidade São Tomás de Moçambique, Moçambique
  • Aminosse Guilherme Afo

Palavras-chave:

Nova Economia Institucional, Negócio internacional e Empreendedorismo.

Resumo

Este artigo tem como objectivo analisar a gestão do negócio de empresas moçambicanas no mercado internacional, no período entre 2015 e 2020. A pesquisa é bibliográfica, serve-se de diversas fontes científicas, analisando-as em forma de sínteses expressas em textos narrativos. Do resultado do estudo, destacam-se entre outros aspectos: i) o negócio internacional e a emergência de pólos de empreendedorismo; ii) os constrangimentos em Moçambique e a gestão do negócio; e iii) os desafios da gestão do negócio internacional em Moçambique. Nesta sequência, conclui-se que em Moçambique, existem empresas que desenvolvem negócio internacional, criando oportunidades a vários empreendedores para a prática do comércio, de forma complementar e expancionista. Todavia, a acção empreendedora é ainda precária para a geração de lucros, poupança e investimentos. Por isso, torna-se aconselhável uma parceria activa de complementaridade de acções entre as empresas e o núcleo de empreendedores. As implicações desta pesquisa são as propostas de sustentabilidade do negócio para as empresas nacionais e estudos académicos.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Zandamela, A. J. ., & Afo, A. G. (2024). GESTÃO DO NEGÓCIO DE EMPRESAS MOÇAMBICANAS NO MERCADO INTERNACIONAL: REALIDADES E DESAFIOS NO PERÍODO ENTRE 2015 E 2020. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(4), 96–106. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/170