A DIVERSIFICAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES COMO MECANISMO DE IMPULSO PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO DE MOÇAMBIQUE

Autores

  • Ornela Catarina Leonardo Pene Universidade Eduardo Mondlane

Palavras-chave:

Económico, Diversificação, Exportações, Modelos VAR

Resumo

Os países em via de desenvolvimento são caracterizados por um cabaz restrito de produtos de exportação. Vários estudos apontam para a necessidade de uma maior diversificação das exportações, caracterizadas sobretudo pela criação de novos produtos e melhoria da qualidade dos já existentes através da industrialização. Assim, sendo Moçambique um país em vias de desenvolvimento, com uma balança de pagamentos caracterizada por um défice persistente da conta corrente, pode-se considerar a aposta na diversificação das exportações como um factor incrementador de um crescimento económico sólido e sustentável. O objectivo principal do estudo é avaliar o impacto da diversificação das exportações no crescimento económico em Moçambique. Para tal, as séries temporais de dados das exportações por categoria de produtos e serviços, assim como a série do crescimento económico compreende o período de Janeiro de 2017 à Dezembro de 2021, e foi obtida a partir da base de dados do Instituto Nacional de Estatística de Moçambique. A partir da aplicação do índice de Hirschman foi possível obter o grau de diversificação das exportações de 49%, classificado como “moderado” e concluiu-se que a afectação das exportações por meio da diversificação ainda é pouco expressiva sobre o crescimento económico. Os produtos resultantes dos grandes projectos tiveram uma afectação positiva no crescimento económico a partir das inferências obtidas pelo modelo de Vector Auto-Regressivo (VAR). Os resultados do estudo permitiram concluir que o crescimento económico é muito influenciado pelo seu histórico e provavelmente por outros factores que o determinam (ex; consumo per capita, gastos do Governo, etc). Também demonstrou-se a necessidade de elevar o grau da diversificação das exportações e a definição de políticas e estratégias que possam minimizar os efeitos das crises económicas externas (ex: pandemia da COVID-19, conflitos externos, etc.) no crescimento económico do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ahmed, H. and Hamid, N. (2014), “Patterns of Export Diversification: Evidence from Pakistan”. London.

Cashin, P and McDermott, J. (2002), “The Long run Behaviour fo Commodity Prices: Small Trends and Big Variability”, IMF Staff Papers, Vol. 49, No. 2. Pp. 175-199.

Henn, C., Papageorgiou, C. and Spatafora, N. (2013), “Export quality in Developing Countries”, IMF Working Paper, WP/13/108 Hesse.

Hesse, H. (2008), “Export Diversification and Economic Growth”, Commission on Growth and Development, Working Paper No. 21.

Hossein, M. and Chowdhury, S. (2014), “Pattern and Determinants of export Diversification in Bangladesh: An Empirical Assessment”, D.U Journal of Marketing, Vol. No. 15.

Nolan, R. (2014), “How Big Are the Benefits of Economic Diversification? Evidence from Earthquakes”. IMF Working Paper, wp/05/48.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Pene, O. C. L. (2024). A DIVERSIFICAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES COMO MECANISMO DE IMPULSO PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO DE MOÇAMBIQUE. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(4), 52–61. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/172