ANÁLISE DA DIFERENÇA NA CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS ENTRE A CONTABILIDADE E A FISCALIDADE NAS EMPRESAS INDUSTRIAÍS EM MOÇAMBIQUE; CASO SOCIEDADE DE ÁGUAS ALFA, LDA (2022-2023).

Autores

  • Amélia Arlindo Timba Bambo Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência, Moçambique

Palavras-chave:

Palavras Chave: Classificação; Custos; Produção; Contabilidade; Fiscalidade.

Resumo

O artigo analisa as diferenças na classificação de custos entre a contabilidade e a fiscalidade nas empresas industriais moçambicanas, tendo como foco a Sociedade de Águas Alfa, no periodo de 2022 a 2023. A escolha deste local, deveu-se pelo facto da mesma, ter registado um aumento significativo nos anos em referência nos custos de produção. Com a introdução do Imposto sobre a Produção e Consumo de Plástico regulamentado na Lei n.º 28/2014, de 23 de setembro, pelo Código do Imposto sobre Consumos Específicos (ICE) as empresas registaram um aumento dos seus custos. O código inclui uma lista de produtos sujeitos a impostos específicos, como bebidas alcoólicas, tabaco e produtos plásticos. A contabilidade baseada nas Normas Internacionais de Relato Financeiro (NIRF) e a lei fiscal moçambicana divergem na classificação de custo no que respeita ao cálculo do lucro tributável. Por esta razão houve necessidade do apuramento destas diferenças para prevenir problemas futuros que resultam em dissolvência das empresas. A pesquisa é de natureza aplicada com caracteristica exploratória, utilizando uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. Foram usados procedimentos utilizando a Pesquisa bibliográfica através das consultas a livros, artigos científicos e outras fontes para formar a base teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Assembleia da República de Moçambique. (2014). Código do Imposto sobre Consumos Específicos (ICE).

Atkinson, A. A., Kaplan, R. S., Matsumura, E. M., & Young, S. M. (2012). Management accounting: Information for decision-making and strategy execution (6ª ed.). Pearson.

Deloitte. (2021). IFRS accounting standards: Practical implementation guidance. Deloitte Insights.

Drury, C. (2013). Management and cost accounting (8ª ed.). Cengage Learning.

Hilton, R. W., & Platt, D. E. (2017). Managerial accounting: Creating value in a dynamic business environment (11ª ed.). McGraw-Hill Education.

Horngren, C. T., Datar, S. M., & Rajan, M. V. (2014). Cost accounting: A managerial emphasis (15ª ed.). Pearson.

Martins, E. (2010). Contabilidade de custos (10ª ed.). Atlas.

Rattiner, J. (2016). Tax planning strategies: Analysis and tips for success. Wiley.

Schmalenbach, E. (2018). Accounting theory and practice in dynamic markets. Springer.

Wilkinson, J. W., Cerullo, M. J., Raval, V., & Wong-On-Wing, B. (2019). Accounting and auditing for sustainability. Routledge.

Downloads

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Bambo, A. A. T. . (2025). ANÁLISE DA DIFERENÇA NA CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS ENTRE A CONTABILIDADE E A FISCALIDADE NAS EMPRESAS INDUSTRIAÍS EM MOÇAMBIQUE; CASO SOCIEDADE DE ÁGUAS ALFA, LDA (2022-2023). ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(6), 39–46. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/337