POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MITIGAÇÃO DA FOME E A POBREZA EM ANGOLA. CASO DO MUNICÍPIO DO BEMBE, PROVÍNCIA DO UÍGE (2021-2023)

Autores

  • José Mário João João Universidade Kimpa Vita
  • António Afonso Bindanda
  • Moniz Efraim Tunga
  • Ivano Castelo João Puza

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Fome; Pobreza; Bembe.

Resumo

O presente estudo aborda sobre as políticas públicas para a mitigação da fome e a pobreza em Angola, caso particular do município do Bembe, Província do Uíge. O objectivo geral foi analisar o impacto das políticas públicas implementadas pelo governo entre 2021 à 2023 na mitigação da fome e a pobreza no município do Bembe. A pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, onde os dados foram colectados por meio de questionário e entrevista, sob auxílio da plataforma digital (Google Form), analisados com a utilização das ferramentas (Power BI, LiveGap Charts) e o software estatístico (Python e SPSS) que nos garantiu a segurança, precisão, confiabilidade e visualização dos dados. Por outro lado, os dados qualitativos foram analisados por meio de técnicas de análise de conteúdo e temática, visando identificar padrões e temas emergentes, permitindo uma compreensão ampla e multidisciplinar das percepções e dos desafios relacionados as Políticas Públicas para a mitigação da fome e a pobreza. Desta feita, concluíu-se que as políticas públicas destinadas ao combate a fome e a pobreza implementadas pelo governo no período de 2021 à 2023, não tem impactado o município do Bembe o que nos remete essencialmente na correria de novas acções que permitam a mudança deste paradigma, de modos que venham mudar o estilo de vida dos municipes, primando no desenvolvimento sustentável, bem - estar e na qualidade de vida da população. Assim sendo, levou-nos a aceitar a segunda hipótese do estudo, que diz que a política pública implementada pelo governo teve um olhar clínico sobre a vida das famílias, mas infelizmente não teve um impacto significativo na mitigação da fome e pobreza no município do Bembe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaro, R.R. (2001). A luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal. Genebra, Bit/step.

Beloni, Isaura, Magalhães, Heitor de e Sousa, Luiza (2001) Metodologia de Avaliação em Políticas Públicas. São Paulo: Cortez.

Bernoulli, D. (2011). Exposição de uma nova teoria sobre a medição do risco. Em O critério de investimento em crescimento de capital de Kelly: Teoria e prática (pp. 11-24).

Bunga, C. E. (2015). Pobreza, Fome e Estratégias de Combate para a sua Mitigação na Cidade do Namibe–Angola.

Bunga, S., E., C., (2015). Pobreza, Fome e Estratégias de Combate para a sua Mitigação na Cidade do Namibe - Angola Dissertação de Mestrado em Gestão do Território, Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Nova Lisboa.

CALEFFE, L. G., & MOREIRA, H. (2006). Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. ILJ, 17, 1.

Camarotti, L. (s/d) Parcerias e Pobreza, Soluções locai na implementação de políticas sociais. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Capucha, L. (2005). Desafios da pobreza (pp. 337-365). Oeiras: Celta editora.

Costa, A. (1998) Bruto da Exclusão social. Lisboa: Gradiva.

Crespo, A. P. A., & Gurovitz, E. (2002). A pobreza como um fenômeno multidimensional. RAE eletrônica, 1, 1-12.

De Castre, J., (1946). Contribuições ao estudo da fome e da pobreza, "Geografia da Fome" causas estruturais da fome no Brasil e no mundo.

Faria, C. A. P. D. (2003). Ideias, conhecimento e políticas públicas: um inventário sucinto das principais vertentes analíticas recentes. Revista brasileira de ciências sociais, 18, 21-30.

Feitosa, G. M. D. N. (2023). 18 anos do Programa Bolsa Família: Trajetória e análise dos resultados.

Fernandes, C. I. S. (2016). Análise das Estratégias de Combate à Pobreza em Angola: contributos para um Modelo de Planeamento e Avaliação (Master's thesis, ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa (Portugal)).

Graham, G. J. (1988). Contribuições teóricas da ciência política para a análise de políticas: "A orientação política" Revisitado. Administração Pública Trimestral, 463-479.

HOWELLS, P., & BAIN, K. (2001). Economia Monetária: moedas e bancos. Rio de Janeiro: LTC.

LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade, (1991). Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. ampl. São Paulo : Atlas,. 270p

Laswell, H.D. (1936/1958) Politics: Who Gets What, When, How. Cleveland, Meridian Books.

Leonardo, H. (2013). Preconceitos e discriminação. São Paulo: UNHF.

Lerner, J., Brynjolfsson, E., & Kahin, B. (2000). Pequenas empresas, inovação e políticas públicas no setor de tecnologia da informação. Entendendo a Economia Digital, Dados, Ferramentas e Pesquisa, MIT Press, Cambridge.

Liconga, H. I. (2022). Eleições autárquicas e sistema político em Angola: caminhos e descaminhos para uma efetiva democratização.

Lipton, M. (1977). Por que os pobres permanecem pobres. Um estudo do viés urbano no desenvolvimento mundial (p. 467pp).

Lomasky, L e Swan, o K, (2009). Riqueza e Pobreza na Tradição Liberal. Independent Review, S/Ed, Londres.

Lopes, C. D. F. L. F. (2012). Sobre a medição da pobreza, da riqueza e da desigualdade: evidência para Portugal segundo um índice de conforto habitacional (Master's thesis).

Lopes, C. R.S. (2007). Entre a ficção e a realidade. Lisboa: Principia Editora.

Lowi, T. J. (1972). Quatro sistemas de política, política e escolha. Revisão da administração pública, 32(4), 298-310.

Machado, R., & Sorrentino, M., (2020). ODS 1–Erradicação da pobreza. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, 55.Santo André

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

Mwaikafana, A. N. (2018). Políticas públicas e desafios no meio rural angolano: promoção do desenvolvimento sustentável na aldeia de Ondova (Kwanyama; Kunene) (Master's thesis, Universidade de Évora).

Petroni, L. (2021). A Pobreza é Coercitiva. Novos estudos CEBRAP, 40(3), 407-424.

Petry, A. (2018). Financiando a infraestrutura para o desenvolvimento: a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento na Índia.

Rodrigues, W. C. (2007). Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas Editoras

Rosa, P. R. D. S. (2023). A política de segurança alimentar e nutricional em Porto Alegre/RS: avanços e retrocessos nos programas e serviços.

Schmidt, J. P. (2008). Para entender as políticas públicas: aspectos conceituais e metodológicos. Direitos sociais e políticas públicas: desafios contemporâneos, 8, 2307-2333.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Como Citar

João, J. M. J., António Afonso Bindanda, Moniz Efraim Tunga, & Ivano Castelo João Puza. (2025). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MITIGAÇÃO DA FOME E A POBREZA EM ANGOLA. CASO DO MUNICÍPIO DO BEMBE, PROVÍNCIA DO UÍGE (2021-2023). ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(9), 155–170. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/375