PRIME RATE E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS EM MOÇAMBIQUE: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E IMPLICAÇÕES PARA INVESTIDORES

Autores

  • Rodrigues Zicai Fazenda Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência – Moçambique
  • Marc Jacquinet Universidade Aberta de Lisboa – Portugal
  • Teresa A. Oliveira Universidade Aberta de Lisboa e CEAUL – Portugal
  • Carlitos V. Massingue Universidade Técnica de Moçambique (UDM) – Moçambique

Palavras-chave:

Ambiente de Negócios, Doing Business, Gestão, Moçambique, Prime Rate, Sustentabilidade

Resumo

Moçambique, uma nação africana em desenvolvimento, enfrenta desafios complexos na busca por estabilidade e crescimento económico sustentável. Este artigo explora a interconexão entre o ambiente de negócios e a Prime Rate do Sistema Financeiro (PRSF) em Moçambique, utilizando dados do relatório "Doing Business" do Banco Mundial. Analisa como a facilidade de iniciar uma empresa, registar propriedades, executar contratos e o comércio internacional influenciam a atratividade do país para investimentos. O estudo também investiga o papel da PRSF como um barómetro das condições económicas e o seu impacto nas decisões de crédito e investimento. Através de uma análise econométrica, os resultados indicam uma relação inversa entre a PRSF e a classificação do ambiente de negócios, sugerindo que o aumento da taxa de juros pode levar a uma degradação do ambiente empresarial. Conclui-se que a incorporação da PRSF no modelo de avaliação do ambiente de negócios é fundamental para uma compreensão mais abrangente das dinâmicas económicas moçambicanas e para a formulação de políticas que promovam a gestão e o desenvolvimento sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

African Development Bank [AfDB]. (2017). Mozambique: Economic Outlook. Autor.

Associação Moçambicana de Bancos [AMB]. (2023). Prime rate do sistema financeiro moçambicano. Comunicado n.º 03/2023. Autor.

Banco de Moçambique. (2019). Relatório Anual do Sistema Financeiro. Autor.

Banco de Moçambique. (2020). Relatório Anual. Autor. Banco de Moçambique. (2023). Banco de Moçambique. Recuperado de https://www.bancomoc.mz/pt/

Fazenda, R. Z. (2023). Relação entre a Prime Rate e o Clima Económico de Moçambique. Revista da UI_IPSantarém, 11(2), 353-372.

Fazenda, R. Z. (2024). Avaliação da incorporação da prime rate do sistema financeiro (PRSF) na classificação relativa ao ambiente de negócios em Moçambique. Tese apresentada à Escola de Pós-graduação da Universidade São Tomás de Moçambique, para obtenção do Grau de Doutor em Gestão de Empresas. Maputo.

Fazenda, R. Z., & Cardoso, D. (2023a). Ambiente de negócios, Doing Business, em Moçambique e o comportamento da Prime Rate do Sistema Financeiros (PRSF) do Mercado. Revista da UI_IPSantarém, 11(2), 332-352.

Fazenda, R. Z., & Cardoso, D. (2023b). Formas de relacionamento entre a Prime Rate do Sistema Financeiro (PRSF) do mercado e a classificação relativa ao ambiente de negócios em Moçambique. Revista da UI_IPSantarém, 11(2), 312-331.

Food and Agriculture Organization [FAO]. (2018). Land tenure and property rights in Mozambique.

Food and Agriculture Organization [FAO]. (2022). FAO Country Profiles: Mozambique.

International Monetary Fund [IMF]. (2018). Mozambique: Financial sector assessment.

International Monetary Fund. International Monetary Fund [IMF]. (2019). Mozambique: Article IV Consultation. International Monetary Fund.

Newitt, M. (1995). A history of Mozambique. Indiana University Press.

Pitcher, M. A. (2002). Transforming Mozambique: The politics of privatization, 1975-2000. Cambridge University Press.

Southern African Development Community [SADC]. (2020). Regional Integration and Trade in SADC. Autor.

Transparency International. (2022). Corruption Perceptions Index: Mozambique. Autor.

World Bank. (2019). Doing Business Report: Moçambique. Recuperado de https://portugues.doingbusiness.org/pt/custom-query

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Fazenda, R. Z. ., Jacquinet, M. ., Oliveira, T. A. ., & Massingue, C. V. . (2025). PRIME RATE E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS EM MOÇAMBIQUE: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E IMPLICAÇÕES PARA INVESTIDORES. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(10), 239–250. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/839