PADRÃO DE EFECTIVIDADE DE GESTÃO DAS ÁREAS DE CONSERVAÇÃO EM MOCAMBIQUE: UM OLHAR PARA O PARQUE NACIONAL DE MÁGOÈ EM TETE

Autores

  • Alba Celeste José de Almeida Matessa
  • Myreldes Maria Luís Assinde
  • Zefanias Jone Magodo

Palavras-chave:

Área protegida, eficiência de gestão, RAPPAM

Resumo

A gestão de áreas conservação é um processo dinâmico que envolve estratégias coordenadas que garantem a conservação e utilização sustentável dos recursos existentes nestas áreas. Com intuito de analisar a efectividade desse processo foi feita a presente pesquisa no Parque Nacional de Mágoè. Para a materialização deste objectivo foi usada o método RAPPAM através dos indicadores planeamento, insumo, processo e resultados. Os resultados apontam que o Parque Nacional de Mágoè no indicador planeamento teve um índice alto de efectividade de gestão com 69,97%, médio nos indicadores resultados e processos com 51,67% e 44,44% cada, respectivamente. Para o indicador insumo, o nível foi baixo com 27,9%. O estudo concluiu que o Parque Nacional de Mágoè não cumpre na sua totalidade com os objectivos da sua implementação, pois a media percentual de gestão se situa em 48,5%. E, recomenda a adopção de uma abordagem integrada que inclua todos os intervenientes na gestão do Parque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, N. (2018). Degradação ambiental em unidade de conservação: o caso do parque Municipal dos Parecis. Guaruja-Mirim: DACSA.

ANAC – Administração Nacional das Áreas de Conservação. (24 de janeiro de 2022). BIOFUND. [Em linha]. Maputo. Acesso em 24 de janeiro de 2022. Disponível em https://www.biofund.org.mz/mocambique/areas-de-conservacao-de-mocambique/

António, F. (2020). Avaliação da Efectividade de Gestão do Parque Nacional de Mágoè. Matsinho: ISPM.

Bezerra, S. (2011). Efectividade de gestão RAPPAM RDS do Tupe Unidade de conservação-Manaus. Manaus: Universidade Federal do Amazonas.

Cifuentes, A. (2000). Capacidade de carga turística de las areas de uso público del monumento national Guayabo. Guayabo-Costa Rica.

Ervin, J. (2003). Metodologia para Avaliação Rápida e a Priorização do Manejo de Unidades de Conservação (RAPPAM). Gland: Pechora-Ilychskiy.

FAO. (2006). Report at the African Forestry and Wildlife Commission Conference. Maputo.

Gibson, R., Pearce, S., Moris, R. & Symondson, J. (2007). Plant diversity and land use under organic conventional agriculture; a whole-farm approach. Journal of Applied Ecology, 44: 797-803.

Hockings, M. S. (2000). Evaluating effectiveness: a framework for assessing management of protected area. Cardiff: Cambridge: IUCN.

Hutcheson, G., & Sofroniou, N. (1999). Multivariate Social Scientist: Introdutory statistics Using Generalized Linear Model. Thousand Oaks. CA: Sage Publication.

Lima, T. & Tetto, A. (2017). Comparação de métodos de análise da efetividade de gestão no Parque Estadual de Vila Velha, Paraná, Brasil. Revista Espacios, 38, 5.

Meyer, C. (2008). Assemblage-level responses of phyllostomid bats to tropical forest fragmentation: land-bridge islands as a model system. Journal of Biogeography, 35: 1711-1726.

MITADER. (2017). Relatório Analítico sobre estágio actual e opções de Gestão do Programa Tchuma Tchato. Maputo.

Namanha. (1999). Artesanal Fishing and Community based resource management: a case study of Tchuma Tchato Project in Mozambique. Natal- South Africa.: Univesity of Natal.

Namanha, L., & Anza, A. (2019). Conhecendo o Parque Nacional de Mágoè. Tete.

Porto, B. R. (2021). Avaliação da efectividade de gestão da Reserva Especial de Niassa. Matsinho: ISPM.

Tews, j., Brose, U., Grimm, V., Tielborger, K., Wichmann, M. C., Schwager, M. & Jeltsch, F. (2004).

Animal species diversity driven by habitat heterogeneity/ diversity: the importance of keystone structures.

WWF-Brasil, & IBAMA. (2007). Efectividade de gestão das unidades de conservação Federais do Brasil. Implementação do Método RAPPAM. Brasilia.DF.

Contribuição de autoria:

Myreldes Maria Luís Assinde: Concepção da ideia, pesquisa e revisão de literatura, preparação de instrumentos, aplicação de instrumentos, aplicação das informações resultantes dos instrumentos aplicados, compilação da informação resultante dos instrumentos, análise estatística, preparação de tabelas, gráficos e imagens, preparação da base de dados, redação do original (primeira versão), revisão e versão final do artigo, coordenação da autoria, tradução de termos ou informações obtidas, revisão da aplicação do padrão bibliográfico aplicado.

Alba Celeste José de Almeida Matessa: Concepção da ideia, pesquisa e revisão de literatura, preparação de instrumentos, aplicação de instrumentos, aplicação das informações resultantes dos instrumentos aplicados, compilação da informação resultante dos instrumentos, análise estatística, preparação de tabelas, gráficos e imagens, preparação da base de dados, redação do original (primeira versão), aconselhamento geral sobre o tema abordado, revisão e versão final do artigo, coordenação da autoria, tradução de termos ou informações obtidas, revisão da aplicação do padrão bibliográfico aplicado.

Zefanias Jone Magodo: preparação de tabelas, gráficos e imagens, preparação da base de dados, aconselhamento geral sobre o tema abordado, revisão e versão final do artigo, correção do artigo, coordenação da autoria, tradução de termos ou informações obtidas, revisão da aplicação do padrão bibliográfico aplicado.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Matessa, A. C. J. de A. ., Assinde, M. M. L. ., & Magodo, Z. J. . (2023). PADRÃO DE EFECTIVIDADE DE GESTÃO DAS ÁREAS DE CONSERVAÇÃO EM MOCAMBIQUE: UM OLHAR PARA O PARQUE NACIONAL DE MÁGOÈ EM TETE . ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(1), 65–74. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/12