ANÁLISE DA VIABILIDADE DA GESTÃO AUTOMÁTICA DE ENERGIA ELÉCTRICA NA CAPITAL STAR STEEL, SA

Autores

  • Anacleto João Albino Universidade São Tomás de Moçambique - USTM
  • Fernando Hausse Chachaia Universidade São Tomás de Moçambique – Escola de Pós Graduação, Moçambique

Palavras-chave:

Qualidade de energia; eficiência energética; automação; gestão de energia.

Resumo

O foco principal é gerir ou controlar de forma automática as cargas que consomem energia eléctrica com o objectivo de reduzir as perdas sobretudo em estágios de não produção. Para tal, foi elaborado a seguinte pesquisa: Análise da viabilidade da gestão automática de energia eléctrica na Capital Star Steel, SA com o uso de sistemas de supervisão e controlo. Como forma de automatizar o controlo dos processos, foi proposto a utilização de controladores lógicos programáveis, onde se pode programar todo o processo industrial e consequentemente prever os períodos de inoperabilidade de certos equipamentos com o intuito de tirar estes da rede de energia eléctrica. O estudo de caso foi realizado na Capital Star Steel, uma empresa sediada em Beleluane cuja função é a produção de tubos de aço. Ambientalmente pode se afirmar que com a introdução do controlo automático de processos industriais e consequentemente gestão ambiental, no chão da fábrica poder-se-á reduzir de forma significativa a emissão do calor, bem como a redução do ruído causado pelas máquinas em funcionamento. Conforme os dados fornecidos pela empresa, o consumo médio diário de energia eléctrica é de 1005,8 kWh. O que em termos monetários constitui um total de 4.807,724 MT (quatro milhões, oitocentos e sete meticais e setecentos e vinte e quatro cêntimos). Com a introdução do sistema de Gestão de energia, proposto pelo autor, o consumo médio de energia ao dia é de 734.23 kWh, que constitui uma redução de 27% quando comparado com o consumo actual. Portanto, chegou-se a conclusão de que a gestão automatizada de energia eléctrica tem grande impacto para a economia da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cruz, R. R. (2014). Gestão de energia elétrica para otimizar a qualidade e a eficiência energética e grandes consumidores.

Das, J. C. (2012). Power System Analysis (2nd ed.). (M. H. Rashid, Ed.) CRC Press.

Dias, G. A. (2002). Harmônicas em Sistemas Industriais. (2nd ed.). EDIPUCRS.

Filho, J. M. (2013). Manual de Equipamentos Elétricos. (4ª ed.). (L. –L. Ltda., Ed.) LTC.

IEEE Std 1453. (2015). Recommended Practice for the Analysis of Fluctuating In-stallations. Autor.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Albino, A. J. ., & Chachaia, F. H. . (2024). ANÁLISE DA VIABILIDADE DA GESTÃO AUTOMÁTICA DE ENERGIA ELÉCTRICA NA CAPITAL STAR STEEL, SA. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(3), 185–192. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/125