PADRONIZAÇÃO COMO GARANTIA DE BOA GESTÃO E SUPORTE DE PROCESSO NEGÓCIO EM UMA ORGANIZAÇÃO

Autores

  • Fernando Chachaia Eduardo Mondlene University
  • Anacleto João Albino Universidade São Tomás, Moçambique

Palavras-chave:

Palavras-chave: Procedimento. Padronização. Processos

Resumo

A padronização de processos e procedimentos suscita muitas preocupações por parte das empresas e sua contribuição para garantir a maior competitividade no mercado e criar suporte no negócio das mesmas torna-se agenda principal das empresas que se preocupam em produzir com qualidade e quantidade. O presente estudo revela que as empresas deparam-se com diversos problemas tais como variabilidade de processos, falhas na comunicação interna, dependência de pessoas específicas para execução de determinadas tarefas, desperdícios de tempo, não cumprimento de prazos, entre outros. As acções tomadas na padronização de processos devem ser capazes de corrigir todas falhas que possam ocorrer nas actividades operacionais de produção com vista a oferecer produtos e serviços de melhor qualidade, satisfazendo as expectativas de clientes. A Padronização, os procedimentos e os processos de negócio de suporte são ferramentas utilizadas pelas empresas para promover a produção e venda dos seus produtos ou serviços contribuindo assim para obter melhores resultados em termos de objectivos traçados. Vai servir como base de estudo, a revisão bibliográfica e exemplos de caso de empresas que compete em vários mercados.

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Publicado

2023-11-23

Como Citar

Chachaia, F., & Albino, A. J. (2023). PADRONIZAÇÃO COMO GARANTIA DE BOA GESTÃO E SUPORTE DE PROCESSO NEGÓCIO EM UMA ORGANIZAÇÃO. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(2), 42–50. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/116