INCLUSÃO FINANCEIRA, SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIVIMENTO REGIONAL. ESTUDO APLICADO NOS MUNICÍPIOS DO TRIÂNGULO NO BENGO
Palavras-chave:
Sistema financeiro, inclusão financeira, desenvolvimento regional.Resumo
Esta pesquisa procurou abordar sobre a inclusão financeira, e a sua importância para o desenvolvimento regional. O estudo foi realizado nos municípios do triângulo da Provincia do Bengo (Bula-Atumba, Dembos e Pango- Aluquem). Analisou o nível de literacia financeira, a nível de inclusão financeira e os entraves existes para a inclusão financeira de muitos cidadãos. Esta pesquisa quanto à natureza classifica-se como uma pesquisa aplicada e quanto a abordagem classifica-se como uma pesquisa mista qualitativa, quanto a forma de abordagem. Quanto aos objectivos, classifica-se como pesquisa exploratória tendo em conta de que é um tema pouco explorado e nas pesquisas feitas não se encontro uma pesquisa direcionada à província do Bengo e particularmente aos municípios do triângulo (Bula-Atumba, Dembos e Pango-Aluquem). Levando-se em consideração os procedimentos técnicos utilizados, esta pesquisa é considerada bibliográfica, documental e estudo de caso. Para colectar os dados, recorreu-se no portal do BNA, no portal do INE alisando os dados apresentado nos seus relatórios, fez-se entrevistas a 361 cidadãos adultos residentes nas sedes dos municípios estudados. Os dados analisados colectados, tratados e analisados mostraram que os cidadãos adultos residentes nas sedes dos municípios têm algum domínio sobre certos conceitos de variáveis do sistema financeiro, mas exististe ainda um nível elevado de exclusão financeira, contribuindo negativamente no desenvolvimento regional. Sugere-se que o governo instale agências bancárias, oferecer electricidade sustentável e melhorar o sistema de comunicação telefónica e serviços de internet e assim permitir maior nível de inclusão financeira e com isto a cultura da poupança e do investimento.
Downloads
Referências
Valentina, L. D. (2021). Inclusão Financeira: Uma análise sobre o acesso e uso de serviços financeiros no Brasil. Rio de Janeiro.
Banco Mundial (2020). Prática Global de Finanças, Competividade & Inovação Fortalecendo a Capacidade e a Inclusão Financeira em Angola. Um Inquérito baseado na Procura. Angola.
Figueira, A. M; Pessoa, A & Silva, M. R. (2008). Crescimento Económico. 2ª Ed. Escolar Editora. Lisboa.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo : Atlas.
Samuelson, P. A. & Nordhaus, W. D. (2005). Economia. Editora McGraw-Hill, 18ª Edição. Madrid.
Manuel, A. A. (2022). O Impacto do Setor Financeiro no Processo de Diversificação da Economia de Angola
Maia, R. (2014). Economia: Lições fundamentais. Plural Editora. Angola.
Mankiw, N. G. (2015). Macroeconomia. 8ª edição. Editora LTC. Rio de Janeiro.
Abreu, M.; Afonso, A.; Escária, V. & Ferreira, C. (2012). Economia Monetária e Financeira. Escolar Editora, 2ª Ed. Lisboa.
Vianello, L. P. (s/d). Métodos e Técnicas de Pesquisa. Editora EAD.
Costa, E. A.; Manolescu, F. M. K. (s/d). A importância do crédito na economia. Brasil.
Lei nº 14/21 de 19 de Maio. Lei Geral das Instituições Financeiras. Angola.
https://pef.bna.ao, acesso aos 18 de Setembro de 2023 às 11h36 minutos.
https://www.minfin.gov.ao, acesso aos 18 de Setembro de 2023, pelas 13h17 minutos.