ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETING DIGITAL NO CLUBE DESPORTIVO FERROVIÁRIO DE MAPUTO

Autores

  • Jorge Michel Ruiz Canizares Universidad de Matanzas, Cuba

Palavras-chave:

Clubes desportivos, Marketing Digital.

Resumo

O surgimento de novas ferramentas de marketing com destaque para o marketing digital, obriga as organizações a procederem com alterações profundas no uso de meios de comunicação com seus adeptos e simpatizantes. Visto que actualmente o Marketing Digital tem maior eficácia no alcance dos mais diversos grupos sociais que compõem a massa associativa do clube. Em contrapartida no nosso país não se observa uma aposta nessas plataformas em acções de marketing, de forma a contribuir na melhoria da divulgação dos clubes desportivos no que tange a sua imagem, produtos e serviços. Não obstante a este aspecto, os colaboradores destas organizações desportivas, não possuem conhecimentos sólidos sobre esta matéria, o que não contribui para o desenvolvimento da marca do clube. Para o alcance do objectivo preconizado foi realizado o presente estudo no Clube Ferroviário de Maputo com objectivo de analisar impacto da implementação do marketing digital no Clube Ferroviário de Maputo, baseada numa abordagem metodológica mista (qualitativa e quantitativa), através de entrevistas e questionários, sendo estes realizadas com os colaboradores do clube e atletas da equipa sénior de futebol bem como os adeptos. Neste contexto, os dados colectados revelaram que apesar dos adeptos fazerem o uso das plataformas digitais e o clube em estudo fazer o uso das ferramentas do marketing digital como um meio para venda da imagem do clube e dos produtos e serviços, contudo os consumidores não encontram nestas ferramentas a informação que procuram em relação aos seus clubes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

_artigo_marketing_digital.pdf. ([s.d.]). Recuperado 6 de setembro de 2024, de https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos06/815_artigo_marketing_digital.pdf

Adolpho Vaz, C. (2011). Google Marketing—Conrado Adolpho Vaz | PDF. https://es.slideshare.net/slideshow/google-marketing-conrado-adolpho-vaz/10105141

Comunicarte, B. (2019, novembro 7). Qual é a importância do Marketing Digital para sua Empresa? Descubra: Blog Comunicarte. https://www.conteudoinboundmarketing.com.br/qual-a-importancia-do-marketing-digital/

Organica. (2024). A importância do Marketing Digital para empresas em 2024! https://www.organicadigital.com/blog/importancia-do-marketing-digital/

Pereira, P. M. D. de C. S. (2013). Marketing desportivo digital: A importância do marketing digital para os clubes desportivos: estudo de caso do F.C. Porto [masterThesis]. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/28437

Secchi, L. (2004). Drucker no ensino de administração: Um alerta necessário. Organizações & Sociedade, 11(31), 13–23. https://doi.org/10.1590/S1984-92302004000300001

Silva, S. G. e, & Bernardo, N. D. (2023). O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal [masterThesis]. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/45829

Timothy Newman, J. P. (2013). Social Media in Sport Marketing | Timothy Newman, Jason Peck, Brendan. https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.4324/9781315212975/social-media-sport-marketing-timothy-newman-jason-peck-brendan-wilhide

Vitor Peçanha. (2020, julho 22). Afinal, o que é Marketing? Conheça a função, fases e exemplos para 2024. Rock Content - BR. https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-marketing/

Vorecol. (2024). 1—Qual o papel das plataformas digitais na gestão de dados e informações de colaboradores? https://vorecol.com/pt/blogs/blog-qual-o-papel-das-plataformas-digitais-na-gestao-de-dados-e-informacoes-de-colaboradores-71675.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Ruiz Canizares, J. M. (2024). ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETING DIGITAL NO CLUBE DESPORTIVO FERROVIÁRIO DE MAPUTO. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(5), 141–148. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/243