A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DA LITERATURA INFANTIL EM AMBIENTE FAMILIAR

Autores

  • José Moreira Manuel Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola

Palavras-chave:

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Resumo

O presente artigo aborda algumas reflexões sobre a pertinência da prática da literatura infantil ao nível do núcleo familiar, cujo objectivo é de aferir a partir das experiências de pais e encarregados educação que têm crianças que frequentam as classes inicias do ensino público de Angola, sobre as vantagens da prática da literacia infantil no seio familiar, não apenas, em períodos de pausa pedagógica, mas também ao longo da frequência às aulas. O estudo foi aplicado aos pais/encarregados de educação e a duas crianças do complexo escolar Y da centralidade da Quilemba na Huíla. A pesquisa revelou que, em alguns casos, os pais/encarregados de educação não praticam tais actividades com seus filhos por motivos de indisponibilidade, e outros praticam, mas, sem ter um guia e domínio metodológico. Dessa forma, defende-se, neste estudo, a ideia de que a literatura na família melhora os níveis de desenvolvimento social e psico-motor, não somente no que diz respeito à linguagem, mas também à cultura do(a) aprendente, como demonstrado por meio de um exercício aplicado a crianças que participaram do estudo.

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Publicado

2025-01-14

Como Citar

Manuel, J. M. . (2025). A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DA LITERATURA INFANTIL EM AMBIENTE FAMILIAR. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(6), 152–164. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/301