A ADAPTAÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO EM TEMPOS DE MANIFESTAÇÕES PÓS-ELEITORAIS EM MOÇAMBIQUE (2024)
Palavras-chave:
Desafios, Ensino híbrido, Ensino superior, Manifestações, Moçambique.Resumo
O período da pandemia da Covid-19 impôs grandes adversidades, exigindo mudanças nas práticas de ensino e aprendizagem, além da expansão do ensino remoto. Essa experiência serviu como conhecimento para a adopção da estratégia do ensino híbrido, que combina aulas presenciais e remotas com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Desde o anúncio dos resultados das eleições gerais, Moçambique vive um clima de tensão, marcado por protestos que incluem paralisação da circulação de automóveis, fechamento do comércio e das instituições de ensino. Para dar continuidade ao Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA) durante esse período, as instituições foram obrigadas a se reinventar. Este estudo, foi conduzido numa perspectiva descritiva do tipo estudo de caso, para conhecer as adaptações e os desafios tecnológicos, económicos e de infraestrutura enfrentados pelos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na cidade de Maputo, para manter a aprendizagem dos conteúdos durante o período de suspensão das actividades presenciais decorrentes dos protestos pós-eleitorais. Para efectivação da pesquisa, foi elaborado e aplicado um questionário enviado para os discentes da referida instituição, num total de 210 sujeitos que participaram do estudo. Os resultados apontam que o ensino híbrido, no contexto das manifestações pós-eleitorais, foi deficitário e, como consequência, não promoveu uma aprendizagem igualitária e significativa dos conhecimentos pelos estudantes. Este facto é motivado pela limitação ao uso de recursos tecnológicos e principalmente pela ausência de acesso à internet, fazendo com que a presencialidade dos alunos, mesmo nas aulas virtuais, tenha sido irrelevante, prejudicando desta forma o processo de ensino-aprendizagem.
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Referências
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