IMPACTO DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO PARA O SUCESSO DAS PMES: CASO DA EMPRESA JEREMIAS MASSITER ACC SERVICES – 2020 À 2023

Autores

  • Lucilia Veronica dos Anjos Como Brau Gabinete do Secretario do Estado de Sofala
  • Chico Dias Instituto Nacional de Emprego – Manica, Moçambique

Palavras-chave:

Pequenas e Medias empresas; Planeamento estratégico e Sucesso das Pequenas e médias empresas.

Resumo

A pesquisa com tema “impacto do planeamento estratégico para o sucesso das pmes: caso da empresa jeremias massiter acc services – 2020 à 2023” foi materializada por meio do uso pesquisa aplicada, pesquisa qualitativa-quantitativa, pesquisa descritiva e exploratória, recoreu se também ao estudo de caso como procedimento, a mesma fez o uso das técnicas de entrevista e questionário para a recolha de dados. A pesquisa teve os seguintes resultados os colaboradores acreditam que com a elaboração e implementação do plano estratégico de forma adequada pode melhorar os resultados da empresa, pois em grande parte do processo de tomada de decisões estratégicas, assim como operacionais são feitas de forma esporádica. Após os dados apurados chegou-se a conclusão que, devido à falta de um planeamento estratégico a empresa não consegue prever possíveis gastos ou antever situações previsíveis que a empresa pode estar sujeita a sofrer, portanto muitas vezes se depara com gastos que poderiam ser evitados; não conhecer os próprios pontos fracos; a não definição da missão, valores e os principais alvos da empresa, o que impossibilita que a empresa saiba quem ela é e o que pretende oferecer ao mercado com isso tudo a empresa acaba encarrando dificuldade de crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Afraujo, L. M. (2015). Micro. Pequenas e médias empresas: conceitos e desafios. Brasília: Delta economics & finance, 2015.

Almeida, M, I, R. (2003). Manual de planeamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com utilização de planilha do excel. 2ª ed. São Paulo: Atlas.

Balestrin, A.; Vargas, I, M, (2003). Rede horizontais de cooperação como estrutura favorável para o desenvolvimento das PMEs. Atibaia: ANPAD.

Barbosa, A. F. De sector para economia informal: aventuras e desventuras de um conceito. São Paulo: USP.

Carvalho, M. M.; Laurindo, F. J. B. (2009). Estratégia competitiva: dos conceitos a implementação. 2ª ed. São Paulo: Atlas.

Chandler, A. (1962). Strategy and Structure: chapters in the History of the American industrial enterprise. MIT Press, Cambridge, MA.

Cordeiro, M. B. J.; Ribeiro, V. R. (2002). Gestão empresarial. Curitiba: FAE Business School.

Jauch, L.R. e Glueck, W.F. (1980). Business Policy and Strategic Management, McGraw-Hill, 5ª ed.

O Decreto nº 44/2011, de 21 de setembro, que aprova o Estatuto Geral das Micro, Pequenas e Médias Empresas em Moçambique.

Kotler, Philip. (2002). Administração de marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall.

Maximiano, A. C. A. (2004). Fundamentos da administração. São Paulo: Atlas.

Mendes, D. V. (2017). Planeamento estratégico em uma empresa prestadora de serviço: um estudo em um restaurante de pequeno porte. Ouro Preto: UFOP.

Mirelles, A. M. (2000). Uma abordagem para estratégia utilizando analogias: encontro nacional da associação de pós-graduação em administração. Florianópolis: ANPAD.

Motta, P. R. (2002). Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record.

Quinn, J. B. (1980). Strategies for change: logical incrementalism. Homewood, IL: Irwin.

Robbins, S. P. (1981). O processo administrativo. 1ª ed. São Paulo: Atlas S.A.

Robinson, R. B, Pearce, J. A. (1984). Investigação em planeamento estratégico para pequenas empresas. University of South Catarina.

Rezende, D. A. (2008). Planeamento Estratégico para organizações privadas e públicas: guia prático para elaboração de projecto e plano de negócios. Rio de Janeiro: Brasport.

Downloads

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Brau, L. V. dos A. C., & Dias, C. . (2025). IMPACTO DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO PARA O SUCESSO DAS PMES: CASO DA EMPRESA JEREMIAS MASSITER ACC SERVICES – 2020 À 2023. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(6), 115–122. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/345