O IMPACTO DA MIGRAÇÃO INTERNACIONAL DE QUADROS ANGOLANOS NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL DO PAÍS
Palavras-chave:
Estagiário de Investigação, Universidade do Namibe, Angola.Resumo
Este trabalho sob o tema: o impacto da migração internacional de quadros angolanos no desenvolvimento económico e social do País trouxe como problemática: qual é o impacto da migração internacional de quadros a
Este trabalho sob o tema: o impacto da migração internacional de quadros angolanos no desenvolvimento económico e social do País trouxe como problemática: qual é o impacto da migração internacional de quadros angolanos no desenvolvimento económico e social do país? E teve como objectivo geral, analisar o impacto da fuga dos quadros angolanos no desenvolvimento económico e social do País. A metodologia utilizada para a recolha de dados foi a de levantamento bibliográfico e documental. Os resultados indicam que existem muitos angolanos a residirem no estrangeiro por diversos motivos. Portugal e o Brasil são os maiores destinados de angolanos na diáspora, correspondendo estatisticamente em 24.409 e 14.749 imigrantes angolanos respectivamente só em 2020. Assim, chegou-se a conclusão de que apesar de haver um número de angolanos na diáspora, o impacto da migração internacional ainda é negativo para o desenvolvimento económico e social de Angola.
ngolanos no desenvolvimento económico e social do país? E teve como objectivo geral, analisar o impacto da fuga dos quadros angolanos no desenvolvimento económico e social do País. A metodologia utilizada para a recolha de dados foi a de levantamento bibliográfico e documental. Os resultados indicam que existem muitos angolanos a residirem no estrangeiro por diversos motivos. O Portugal e o Brasil são os maiores destinados de angolanos na diáspora, correspondendo estatisticamente em 24.409 e 14.749 imigrantes angolanos respectivamente só em 2020. Assim, chegou-se a conclusão de que apesar de haver um número de angolanos na diáspora, o impacto da migração internacional ainda é negativo para o desenvolvimento económico e social de Angola.
Palavras – Chave: Desenvolvimento, Impacto, Migração.
Downloads
Referências
Bomtempo, C.; Sena, P. (2021). Migração internacional de africanos para o Brasil e suas territorialidades no estado do Ceará. Geografares. http://journals.openedition.org/geografares/3379
Ferreira, M. (2017). Migrações e Desenvolvimento. Lisboa: Fundação Fé e Cooperação (FEC).
Furtado, C. (2020). Migrações Angolanas. Campinas, São Paulo: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp.
Guitarrara, P. (2021). Migração. Brasil escola. https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm.
Kaun, A. (2006). Engaging Diasporas as Development Partners for Home and Destination Countries: Challenges for Policymakers. Migration Research Series No. 26, Geneva: IOM.
Lopes, M. (2013). Tema de Reflexão: O Impacto da Migração para o Desenvolvimento Desafios e Oportunidades para Angola. Agenda Global de Desenvolvimento pós 2015. Luanda: Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Marques, N. (2012). Migrações internas, urbanização e saúde em Angola. Observatório ACP sobre Migrações.
Nyberg, H; Engberg, P. (2012). A Study on the Integration of recently Returned Migrants in Angola. Final Report, Development Workshop-Angola.
Organização Internacional para as Migrações, (2002). The Migration-Development Nexus. Evidence and Policy Options. Migration Research Series, nº 8, Geneva: IOM.
Silva, O. (2021). O que é migração? Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm.

