ANÁLISE DO IMPACTO DO VALOR DE PRODUÇÃO DO SECTOR AGRÁRIO E INDÚSTRIA EXTRATIVA NO PRODUTO INTERNO BRUTO EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Castigo Jossefa Parruque Universidade Aberta - Portugal

Palavras-chave:

Produto,Interno, Bruto, Indústria, Extrativa, Agrário.

Resumo

O presente estudo analisa o impacto do sector agrário (SA) e da indústria extrativa (IE) no Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique entre 1991 e 2017, utilizando séries temporais expressas em milhões de meticais, obtidas do Instituto Nacional de Estatística. A metodologia baseou-se na estimação de modelos de regressão múltipla e simples, considerando o PIB como variável dependente e o SA e a IE como variáveis independentes, a preços constantes e correntes. O método dos mínimos quadrados ordinários foi aplicado através do software EViews 4. Inicialmente, realizou-se uma análise descritiva das séries, avaliando a estacionaridade e significância estatística. Posteriormente, testou-se a cointegração entre as variáveis, recorrendo à estatística de Dickey-Fuller para verificar relações de equilíbrio de longo prazo. Os modelos estimados foram estatisticamente significativos, explicando mais de 90% da variação do PIB. No entanto, o modelo do PIB a preços constantes apresentou heteroscedasticidade, corrigida por transformações logarítmicas. A análise da cointegração permitiu modelar as relações de curto e longo prazo através do mecanismo de correção de erros de Engle e Granger. Os resultados indicam uma forte relação entre o PIB, o SA e a IE. A indústria extrativa mostrou relação de longo prazo com o PIB a preços constantes e correntes a 1% e 5% de significância, enquanto o sector agrário evidenciou relação de longo prazo apenas a preços correntes, com significância de 5%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBADE, B. E. (2014) O papel do agronegócio brasileiro no seu desenvolvimento econômico, GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 9, nº 3, p. 149-158.

Associação Industrial Portuguesa. (2014). Integração regional da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e relacionamento com os Países da Comunidade dos Países de Língua portuguesa, Angola, 2014.

Associação Industrial Portuguesa. (2014). Integração regional da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e relacionamento com os Países da Comunidade dos Países de Língua portuguesa, Guiné Bissau.

Blanchard, O. (2007). Macroeconomia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 4. ed.

Braco, C. N. C. (2010). Problemas Estruturais do desenvolvimento agrário, Maputo.

Caixa Geral de Depósitos, (2014). São Tomé e Príncipe oportunidades e potencial de desenvolvimento-Internacionalização das Economias, Lisboa.

Cunguara, B. (2011). Sector Agrário em Moçambique: Análise situacional, constrangimentos e oportunidades para o crescimento agrário, Hotel ViP, Maputo.

Gomes, O. (2012). Macroeconomia: Noções Básicas. 34p.

Gujarati, D. Econometria básica. Rio de Janeiro: Elsevier, 5. ed., 2004.

IDEIES. (2017). Facto económico Capixaba, Publicação Nº4, Brazil.

Keynes, M. J. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Editora Nova Cultural Ltda., 1996.

Krugman, P. e Wells, R. (2007). Introdução à economia. Rio de Janeiro: Elsevier. 860p.

MANKIW, N. G. (2005). Introdução à Economia, Princípios de Micro e Macroeconomia. Editora Campos.

Maroco, J. (2007). Analise Estatística com utilização do SPSS. 3ª edição, edições Silabo, Lisboa, Portugal.

MINAG, (2011). Plano Estratégico para Desenvolvimento Sector Agrário, Maputo.

Mosca, J. (2014). Agricultura familiar em Moçambique: Ideologias e políticas, ISEG, Lisboa

Pestana, M. H. Gageiro, J.N. (2005). Análise de Dados para Ciências sociais: A Complementaridade do SPSS, 4ª Edição, Edições Sílabo Lda, Lisboa – Portugal.

Pires, J. (2001). Subsídio Para o Estudo do Sistema Produtivo Nacional, Com Especial Incidência no Sector Primário, Cabo Verde.

Serra, B. R, Morreira, M. J. & Ferreira, C. (2016). Montepio- Departamento de Estudos: Moçambique, Maputo.

Serra, B. R. Moreira, M. J. & Ferreira, C. (2016). Conjuntura: Economia deverá voltar a desacelerar este ano, mas devendo continuar a crescer mais do que a média de África, Departamento de estudos, Montepio, Portugal.

Sistema de Contas Nacionais. (1992). Aguascalientes, México, 14ª. ed. 825p.

Sitoe, A. T. (2005). Agricultura Familiar em Moçambique estratégias de desenvolvimento sustentável, Maputo, 2005.

Soares, C. F. X., Cavalcanti, C. F. S. P. (n.d). O PIB e seus determinantes: uma análise econométrica para o Brasil, Brasil.

Tavares, P. I. A. (2012). Mudança estrutural e crescimento económico em Cabo Verde entre os períodos 1986 e 2007-Dissertação em Economia: Especialização em Economia do Crescimento e das Políticas Estruturais, FEUC, Lisboa.

Viera, V. F. Avellar, P. A. & Verríssimo, P. M. (2014). Indústria e crescimento econômico: evidências para países desenvolvidos e em desenvolvimento-Revista de Economia Política, vol. 34, nº 3 (136), pp. 485-502, 2014.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

Parruque, C. J. . (2025). ANÁLISE DO IMPACTO DO VALOR DE PRODUÇÃO DO SECTOR AGRÁRIO E INDÚSTRIA EXTRATIVA NO PRODUTO INTERNO BRUTO EM MOÇAMBIQUE . ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(8), 137–160. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/389