ANÁLISE DO IMPACTO DAS EXPORTAÇÕES COMO FERRAMENTA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS MOÇAMBICANAS

Autores

  • Fabião Fatissone

Palavras-chave:

Acesso aos Mercados, Exportação, Internacionalização

Resumo

A exportação é um termo utilizado no comércio internacional e se refere à venda de produtos ou serviços de um país para outro. A internacionalização é o processo de operacionalização das actividades de uma empresa no contexto do país de origem para o externo. O estudo visa fazer uma reflexão sobre o impacto das exportações como ferramenta para a internacionalização das empresas moçambicanas. A viabilização tornou-se possível por meio de métodos documental, bibliográfico, estatístico que também serviram de método de análise. E os resultados mostram que a exportação é um desafio para a internacionalização devido os obstáculos enfrentados pelas PME’s no ambiente de negócio. E as poucas empresas exportadoras que conseguiram a internacionalização, foi através de outras estratégias de penetração nos mercados externos, é o caso de estabelecimento de parcerias com as estrangeiras que têm experiência no mercado internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APIEX (2021). Relatório de Actividades.

Bernardo, A. U (2021). Os Desafios na Internacionalização das Empresas Moçambicanas

BIA (2023). Revista Business InSider Africa

EDPME’s (2007-2022). Estratégia de Desesenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas

Furlan, J. et al (2015), Estratégias de Internacionalização de Empresas: Revisão Sistemática da Literatura; pp. 10.

INE (2021). Anuário Estatístico de Comércio Externo.

IPEME (2014). PME em Moçambique, Desafios e Oportunidades.

Kotler, P. Keller, K. L. Administração de Marketing. 12ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall,2006. 750p.

Kuazaqui, Edmir (2007). Marketing Internacional: desenvolvendo conhecimentos e competências em cenários globais, São Paulo: M. Books, 2007.

Lall S. (2000). Strengthening SMEs for International Competitiveness. Working Paper.

Levitt Theodore (1983), “The Globalization of Markets,” Harvard Business Review, 61 (May-June), 92–108.

Lopez, J. M. C.; GAMA, M. Comercio exterior competitivo. 2 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2005. 466 p. Acesso: https://www.researchgate.net/publication/266386699. Acesso em 17-08-2023. Acesso em 17-08-2023.

Maciel, M. Gracho; LIMA, Leila M. Moura. Consórcio de Exportação. São Paulo: Aduaneiras, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338127019. Acesso em: 17-08-2023

Marques, Silvia (2013). Marketing Internacional.Marketing and Communication Manager. Disponível em: https://knoow.net/cienceconempr/marketing/marketing-internacional/. Acesso em: 24-07-2023.

Masum, M.I., & Fernandez, A. (2008). Internationalization Process of SMEs: Strategies and Methods (pp. 20-23). Master Thesis, Västerås: International Business and Entrepreneurship.

Namburete, Salvador (2017). A Exportação Primeiro, Valorizando o Papel da Promoção no País. 1ª Edição, Editor: Banco de Moçambique, ISBN: 978-989-8390-16-5

Junior. N. A. (2005). Marketing Internacional: Uma Estratégia Empresarial. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 323 p.

Politica. Comercial (2018 a 2027).

Robert, E. Hoskisson Rath Chair in Strategic Management Michael F. Price College of Business. University of Oklahoma Norman, OK 73019-4006

Rodrigues, R. J. S. (2004). Dinâmicas económicas e política externa portuguesa nos Países lusófonos da SADC (1975 – 2002). Dissertação de mestrado em desenvolvimento e Cooperação Internacional, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa.

Sousa, A., E., (2012). O processo de internacionalização de empresas de software: o caso audace.

Schuiling Isabelle (2001), “Think Local, Act Local: Is it Time to Slow Down the Accelerated. Move to Global Marketing?” European Business Forum, 5 (Spring), 68–70

Tamer, C, Gary. K, John. R, Husain G. R, Elizabeth L. R., (2010). Negócios Internacionais, Estratégia, Gestão e Novas Realidades.

Tanure, B.; Cyrino, A. B.; Penido, E. Estratégias de internacionalização: evidências e reflexões sobre as empresas brasileiras. In: FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. (Org.) Internacionalização e os países emergentes. São Paulo: Atlas, 2007.

Tapscott, D., & Caston, A. (1995). Cambio de paradigmas empresariales. 1ª ed., (p. 129). Bogotá: McGraw Hill

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Fatissone, F. . (2023). ANÁLISE DO IMPACTO DAS EXPORTAÇÕES COMO FERRAMENTA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS MOÇAMBICANAS. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(1), 2–12. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/6