COMPETÊNCIAS PARA O FUTURO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO PROJETO STRONG DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR
Palavras-chave:
Aprendizagem ao longo da vida, competências, conhecimento, empregabilidade, inovação pedagógica.Resumo
Num contexto de desafios globais cada vez mais prementes, a preparação dos jovens para enfrentar as complexidade do mundo moderno torna-se uma prioridade. O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) tem-se destacado pelo seu compromisso com a inovação e o ensino de excelência. A comunicação aborda o projeto STRONG, desenvolvido pelo IPT, focado em promover a inovação no ensino e aprendizagem no sentido de preparar os alunos para os desafios do século XXI. Com objetivos claros de investir em métodos pedagógicas inovadores, capacitar os docentes com recursos para uma preparação prática dos estudantes para o mercado de trabalho e estimular a autoaprendizagem e o trabalho em equipa, o projeto implementou um conjunto de atividades entre abril de 2022 e outubro de 2023. Estas atividades focaram-se na investigação e diagnóstico das competências futuras necessárias, na análise do impacto das práticas inovadoras de ensino, no desenvolvimento de conteúdos digitais, e na criação de uma plataforma digital para transferência de conhecimento entre a academia e o mundo empresarial. O projeto promoveu, também, a interação entre a comunidade académica, alumni e empresa, através de eventos de networking, estágios em empresas e outras iniciativas colaborativas. O impacto do projeto foi evidente na capacitação dos docentes para adotar práticas pedagógicas inovadoras e na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, fortalecendo assim o papel do IPT como agente de desenvolvimento regional.
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Referências
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