DIÁLOGO E ALTERIDADE: PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO EM MARTIN BUBER

Autores

  • João Chimene Júnior Universidade São Francisco (USF)- São Paulo/ Brasil

Palavras-chave:

Diálogo. Alteridade. Educação. Pedagogia do Encontro., 4

Resumo

A presente pesquisa, embasada no contributo filosófico de Martin Buber, é desenvolvida como alternativa para o reencantamento da Educação cada vez mais marcada por uma crise axiológica que, no nosso entender, deriva do desencontro entre os sujeitos fazedores da educação. Nessa senda, este estudo, de âmbito qualitativo e de análise bibliográfica, objectiva, centralmente, compreender como as categorias buberianas de diálogo e alteridade podem conduzir-nos a uma pedagogia do encontro. Em Martin Buber, o diálogo e alteridade estão atrelados a dois pares de palavras basilares para a dialogicidade: por um lado, o par Eu e Tu, que pressupõe uma relação autêntica entre o ser humano e o seu semelhante, assim como a relação deste com o que Buber chama “essencialidades espirituais”. Por outro lado, o par de palavras Eu e Isso, que tem que ver com ser humano na sua relação com o mundo, a natureza e com os objectos. O grande problema em Buber dá-se quando essas relações são reificadas, ou seja, quando o ser humano passa a ser tratado como objecto entre objectos e as coisas ou objectos são idolatrados. Para além da relação dialógica, o artigo discute sobre a educação cuja finalidade, em Buber, não é outra senão a de preparar o Homem para o sentido de comunidade. A educação não deve ser meramente teórica e sim, deve embasar-se na dimensão da práxis. Aliás, esta deve ser dada a partir da presença, do exemplo e do testemunho. Isso requer um sair de si mesmo para outro. Por fim, o estudado chegará a conclusão de que as categorias buberianas de diálogo e alteridade colaboram para uma pedagogia do encontro na medida em que possibilitam que os actores educacionais se reconheçam como fins e si mesmos e nunca como meios passíveis de manipulação e coisificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Buber, M. (1982). Do Diálogo e do Dialógico. Tradução de Marta Ekstein et al. Editora Perspetiva: São Paulo.

Buber, M. (1987). Sobre Comunidade. Tradução de Newton Von Zuber. Editora Perspectiva: São Paulo, 1987.

Buber, M. (2000). As Histórias do Rabi Nakhman. Tradução de Fany Kon e J. Guinsburg, Editora Perspectiva: São Paulo.

Buber, M. (2014). Eu e Tu. Tradução de Artur Morão e Sofia Favila. Editora Paulinas: Águeda.

De Melo, N. V. (2003). A Ética da Alteridade em Emmanuel Lévinas. EDIPUCRS: Porto Alegre.

Freire, P. (1994). Pedagogia do Oprimido. 11ª Edição. Editora Paz e Terra: São Paulo.

Kant, I. (1999). Sobre a Pedagogia. 2ª Edição, Editora UNIMEP: São Paulo.

Marleau- Ponty, M. (1999). Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto. 2ª Edição. Editora Martins Fontes: São Paulo.

Santiago, M. (2002), Betânia do Nascimento. Ética, educação e transcendência: compreendendo a formação humana na visão de Matin Buber. Recife, s.ed.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Júnior , J. C. (2025). DIÁLOGO E ALTERIDADE: PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO EM MARTIN BUBER. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(7), 307 –. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/681