A PRESTAÇÃO DE CONTAS AOS STAKEHOLDERS COMO REQUISITO EXIGIDO NA TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS – UMA ABORDAGEM NA COMISSÃO DO MERCADO DE CAPITAIS. ESTUDO DE CASO: MARKEZA GROUP, LDA NO PERÍODO DE (2021-2022)
Palavras-chave:
Prestação de contas, Stakeholders, Tomada de decisões.Resumo
O presente artido em estudo tem como tema “A prestação de contas aos Stakeholders como requisito exigido na tomada de decisão nas empresas – uma abordagem na comissão do mercado de capitais de angola” com a finalidade de analisar a situação económica e financeira da empresa a partir das demonstrações financeiras. Ele cinge-se na interpretação das demonstrações financeiras referentes aos anos 2021 á 2022. A pesquisa de trabalho tem por objectivo de demonstrar como a prestação de contas tem ajudado os Stakeholders na tomada de decisões nas empresas. Foi feita uma pesquisa bibliográfica por vários autores que trataram da temática nomeadamente prestação de contas, stakeholders e tomada de decisões, bem como dos instrumentos que corporizam as demonstrações financeiras. Calcularam-se vários indicadores económicos e financeiros dentre eles o fundo de maneio apresentado em óptica de financiamento e de funcionamento, de igual modo calculou-se os indicadores de solvabilidade, autonomia financeira, endividamento, rendimento, rotatividade e liquidez. Foi possível verificar que em termos de saúde financeira a empresa ainda enfrenta muitas dificuldades.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rui Moreira, e MIRANDA, Sabino José. Plano Geral de Contabilidade Angolano. 2014.p.17.
BORGES, AR; Rodrigues, R. Elementos de contabilidade geral. 25ª Edição, Editora Áreas 2010.
BRAGA, A. M. S. (2010). Fatores que influenciam a tomada de decisão em inovações nas empresas portuguesas. Vila Real: Universidade de Trás os Montes e alto d ouro.
CARVALHO, J. E. (2011). Gestão de empresas (princípios fundamentais).(2ª ed). Lisboa: editora Silabas.
LOPES et al. Manual de contabilidade teórica e prática, Lisboa, Escola Editora, 2013
MIGLIOLI, A.M. (2006). Tomada de decisão na pequena empresa: estudo multi-caso sobre a utilização de ferramentas informatizadas de apoio à decisão. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo
NABAIS, Carlos e NABAIS, Francisco. Prática Contábil 7ª. Ed. 2011.
PLANO GERAL DE CONTABILIDADE (aprovado pelo decreto n.o 82/2001, de 16 de novembro)
Comissão de Mercado de Capitais, Disponível em: https://www.cmc.ao/sites/main/pt/Paginas/Home.aspx

