EVENTOS COMERCIAIS E INSTITUCIONAIS: CASO DA VODACOM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Julio Pedro Vicente Namarroi Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência, Moçambique

Palavras-chave:

Evento comercial, Evento institucional e Vodacom Moçambique

Resumo

Este estudo analisa o processo de organização de eventos comerciais e institucionais, tendo a Vodacom Moçambique como estudo de caso. Enquadrado nas relações públicas, a questão de fundo no trabalho é fazer o acompanhamento das diversas etapas dos eventos, desde a concepção, planificação, realização e avaliação dos eventos. Este itinerário permite, ao mesmo tempo, compreender até que ponto a marca Vodacom Moçambique promove a sua marca e os serviços por ela prestados. A metodologia utilizada foi a participação e observação do processo de organização dos eventos da marca através do gabinete das relações públicas da empresa. O estudo visa mostrar que os eventos comerciais e institucionais são importantes na medida em que ajudam as organizações a ultrapassar diversas dificuldades, através de promoção de serviços, marcas e produtos. Os eventos são usados para ultrapassar crises que as organizações enfrentam no mercado, pois qualquer coisa negativa que escapa ao controle da organização pode detonar a imagem institucional. Entretanto é imprescindível que se usa os eventos de modo a ultrapassar os entraves através de eventos desportivos e concertos musicais. Adicionalmente, o estudo mostrará que até que ponto os eventos comerciais e institucionais podem servir para divulgar serviços, produtos ou marcas e fortalecer a imagem da empresa marca Vodacom Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, F. F. C (2007). Eventos. São Paulo: Fórmula da sedução. 2007.

Brito, J.(2002). Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: página aberta.

Duarte, J. (Org.). (2009). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas.

Ferracciu, J. S. S. (2007). Marketing Promocional. São Paulo: Atlas.

Giacomo, C. (1993). Tudo acaba em festa. São Paulo: Editora Página Aberta.

INE. Instituto Nacional de Estatística, 2008

Cardoso, T. G. (2009). Os eventos espetaculares na sociedade midiática. São Paulo: Atlas 2009.

Torres, N. S. (2005). Marcas que desafiam o tempo. São Paulo: Atlas.

Zanella, L. C. (2003). Manual de organização de eventos: São Paulo: Atlas

Zobaran, S. (2004). Evento é assim mesmo. Rio de Janeiro: Atlas.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Namarroi, J. P. V. (2024). EVENTOS COMERCIAIS E INSTITUCIONAIS: CASO DA VODACOM MOÇAMBIQUE. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(4), 179–186. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/224