IMPACTO DO MARKETING DIGITAL NO DESEMPENHO DAS EXPORTAÇÕES INTRA SADC: 2012-2022
Palavras-chave:
Exportações intra SADC, Marketing digital, Protocolo comercial, Regressão com dados em painel, SADC.Resumo
No âmbito da cooperação regional, os países da SADC assinaram o Protocolo Comercial Regional, em Agosto de 1996, Maseru – Lesotho. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objectivo analisar o impacto do Marketing Digital no desempenho das exportações intra SADC. Para avaliar o impacto utilizou-se modelos de regressão de dados em painel das exportações entre os 16 países membros da SADC, no período de 2012 a 2022. Os dados sobre exportações intra SADC foram obtidos a partir do website https://www.sadc.int/sadc-statistics/statistics-database e os dados sobre Internet a partir do website https://datahub.itu.int/query/. Os resultados indicam que o número dos usuários da Internet e número de subscritores de rede móvel têm impacto positivo e significativo nas exportações intra SADC; quando o número de usuário da Internet aumenta em 1%, o volume das exportações aumenta em 0.765%; quando o número de subscritores da rede móvel aumenta em 1%, o volume das exportações aumenta em 1.267%. Paradoxalmente, a cobertura da banda larga tem impacto negativo e significativo no desempenho das exportações; quando a população coberta pela banda larga aumenta em 1%, o volume das exportações diminui em 0.447%. Com base nos resultados, conclui-se que o marketing digital tem impacto no desempenho das exportações intra SADC.
Palavras-chave: Exportações intra SADC, Marketing digital, Protocolo comercial, Regressão com dados em painel, SADC.
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