DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO SUPERIOR EMPREENDEDORA EM MOÇAMBIQUE: UM OLHAR SOBRE O INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE MANICA

Autores

  • Denyse Claudette da Conceição Sebastião Alexandre Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), Moçambique
  • Sílvia De Nascimento Universidade Católica de Moçambique, Moçambique

Palavras-chave:

Ensino empreendedor; ISPM, politécnicos; Educação

Resumo

O ensino empreendedor é de extrema importância, principalmente em países em vias de desenvolvimento, pois disponibiliza ao mercado técnicos com habilidades de se empregarem e empregarem os outros, minimizando os problemas de emprego na sociedade. O artigo tem como principal objectivo discutir os desafios e perspectivas do ensino empreendedor no Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM) usando uma metodologia quali-quantitativa, exploratória e descritiva. Para a colecta de dados foi usado o questionário online do Google forms a 16 dos 30 docentes da instituição em estudo. O tipo de amostragem foi não probabilístico intencional, onde por julgamento a pesquisadora escolheu os docentes mais antigos na instituição. Os resultados indicaram que o ISPM pratica o ensino empreendedor, mas apresenta alguns desafios como a necessidade de motivação e treinamento dos docentes, a insuficiência de recursos financeiros e tecnológicos, o desenho curricular ainda com lacunas, o não uso de algumas metodologias activas inovadoras. Com isso, para se ultrapassar esses desafios carecem da intervenção tanto do governo como da liderança da instituição com vista a se manter o propósito da criação desse tipo de instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Béchard, J. P., & Grégoire, D. (2005). Entrepreneurship education research revisited the case of higher education. Academy of management learning & education, 4(1).

Brito, R. J; Cândido, M. C.; José, D. S. (2017). “Desafios do ensino politécnico em Moçambique: reflexões sobre os dez anos do instituto superior politécnicode tete (ispt).” in 8o Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia / V Congresso de Engenharia de Moçambique Maputo. Maputo: INEGI/FEUP.

Carvalho, A. M., & Gouvêa, F. (2020). A importância do desenvolvimento / ensino do empreendedorismo no ensino superior para a geração de valor / empregos. In Anais da 9º Conferência FORGES, UnB, IFB. Brasília (Vol. 20).

De Araujo, G. F., & Davel, E. (2018). Educação empreendedora, experiência e John Dewey. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 12(4).

De Freitas Mussi, R. F., Mussi, L. M. P. T., Assunção, E. T. C., & Nunes, C. P. (2019). Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, 7(2).

De Stefano-ercilia, E., Ligeiro, R. A. D. S., de Oliveira, A. S., de Azevedo, R. A., De Castro, H. C. R., & Silvério, R. D. (2021). A educação empreendedora apoiada por metodologias ativas de ensino-um estudo de caso.

Do Nascimento N.C. C., de Souza, R. M., Leite, L. L., & Coqueiro, S. P. (2016). A educação empreendedora: como ferramenta de desenvolvimento humano. Revista Uniaraguaia, 9(9).

Engelman, R., & Fracasso, E. M. (2013). contribuição das incubadoras tecnológicas na internacionalização das empresas incubadas. Revista de Administração, 48(1).

Fulgence, K. (2015). Assessing the status of entrepreneurship education courses in higher learning institutions: the case of Tanzania education schools. Education + Training, 57(2).

Veremu, G. e Matola, E. (2016). Para que(m) servem a universidade e as instituições do ensino superior? desafios acerca do papel do docente nas ies no séc XXI. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Revista FORGES, v. 4, n. 2, Bi-Anual – 2016.

Kaniak, V. M. M., Severgnini, E., & Serpe, L. F. (2019). Educação empreendedora nas universidades em países em desenvolvimento: proposta de um framework a partir de metasíntese e grounded theory. REPAE-Revista de Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia, 5(2), 119-148.

Massinga, R. A., Brito, L. E, Chilundo (2023), os Institutos Superiores Politécnicos de Moçambique: uma nova postura no ensino superior? o caso do Instituto Superior Politécnico de Manica. Associação FORGES.

Nascimento, F. P. D., & Sousa, F. L. (2016). Classificação da pesquisa. natureza, método ou abordagem metodológica, objetivos e procedimentos. Metodologia da Pesquisa Científica: Teoria e prática–como elaborar TCC. Brasília: Thesaurus

Samussone, L. B., Silveira, S. D. F. R., Júnior, A. C. B., Alexandre, D. C. S., & Reis, A. O. (2021). Fatores condicionantes para a tendência de uso de tecnologias de informação e comunicação (tics) no ensino superior em moçambique. Research, Society and Development, 10(6), e56910616053-e56910616053

Schaefer, R., & Minello, I. F. (2016). Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 10(3), 60-81.

Tavares, C. E. M., de Moura, G. L., & Alves, J. N. (2013). Educação empreendedora e a geração de novos negócios. Observatorio de la Economía Latinoamericana, (188).

Legislação

Lei nº 1/2023 de 17 de março de 2023 - Lei do ensino superior em Moçambique.

Downloads

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Alexandre, D. C. da C. S. ., & Nascimento, S. D. . (2025). DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO SUPERIOR EMPREENDEDORA EM MOÇAMBIQUE: UM OLHAR SOBRE O INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE MANICA. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(6), 74–185. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/335