ATITUDES PROFISSIONAIS: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE EM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Manize Cutessama ISPND
  • Neusa Manuel
  • Orlando Filipe
  • Valdmiro Mateus

Palavras-chave:

Aprendizagem, Comportamento, Profissionalismo, Saúde

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem na área da saúde coloca em evidência uma formação profissional que promove a qualidade dos cuidados prestados   pelos profissionais de saúde, com ênfase nas habilidades técnicas e científicas, salvaguardando as competências éticas. O presente trabalho se propôs a analisar o nível de percepção dos estudantes de duas escolas de formação de técnicos de saúde de Angola quanto as atitudes profissionais em ambiente de aprendizagem. A perceção dos estudantes foi avaliada através da administração de um questionário que visou 179 estudantes dos cursos de Análises Clínicas e Saúde Pública, Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Radiologia. A faixa etária predominante é entre 20 e 30 anos de idade, no que se refere a perceção dos estudantes sobre o comportamento não profissional no ambiente de aprendizagem, como é o caso da realização de pequenos procedimentos consentidos pelo paciente, mas sem supervisão, cuja taxa de participação foi de 26,4%, 37,8% dos inquiridos relataram ter chegado tarde às aulas, 45,7% dos estudantes já deixou de corrigir alguém que o confundiu com um médico, 44,8% admitiu ter sido apresentado aos pacientes como um médico, 35,4% realiza procedimentos acima do seu nível de habilidades e 50% admitiu ter uma atitude competitiva quanto aos seus colegas. Os comportamentos não profissionais que um número de estudantes relatou em meio clínico são preocupantes, como realizar procedimentos acima do seu nível de habilidades e sem supervisão, chegar tarde às aulas, discutir casos clínicos em público, depreciar os pacientes e utilizar uma linguagem incompreensível.

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Publicado

2025-11-25

Como Citar

Cutessama, M., Manuel, N., Filipe, O., & Mateus, V. (2025). ATITUDES PROFISSIONAIS: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE EM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(9), 61–73. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/422