EFICÁCIA DOS MECANISMOS DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Malaquias José Manhiça Universidade São Tomás de Moçambique - USTM - Moçambique
  • Ricardo Jaime Cossa Universidade São Tomás de Moçambique - USTM - Moçambique

Palavras-chave:

Formação funcionário; Bolsas de estudos, Expectativas

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a Eficácia dos mecanismos de atribuição de bolsa de estudo na formação de funcionários em Moçambique, sobretudo a forma como são equilibrados os interesses institucionais e individuais.  Trata-se de um artigo desenvolvido através de uma abordagem qualitativa e de natureza aplicada. A teoria de expectativa ao considerar o interesse e o valor percebidos pelo individuo na escolha de área de formação, se mostrou aplicáveis nesta pesquisa. Em termos de técnicas de recolha de dados, o destaque vai para ar revisão bibliográfica, entrevista e documental. Neste contexto os resultados demonstram que a formação de funcionários é fundamental para o desenvolvimento organizacional. no entanto, apesar ser de responsabilidade compartilhada entre instituição e o funcionário a definição das prioridades, sendo maior é a responsabilidade da instituição, em Moçambique na maioria das vezes esta responsabilidade é deixada para o funcionário. Sendo ele o responsável pela busca de oportunidades e áreas de formação, cabendo à instituição reconhecê-los através de atribuição de bola de estudo. A recomendação que prevalece é de que este processo deve ser melhorado através de elaboração de um plano formação e desenvolvimento de mais estudos sobre como melhorar a eficácia deste processo.

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Publicado

2025-11-25

Como Citar

Manhiça, M. J. . ., & Cossa, R. J. . (2025). EFICÁCIA DOS MECANISMOS DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM MOÇAMBIQUE. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(9), 303–316. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/473