AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA FUNÇÃO PÚBLICA MOÇAMBICANA: A PERCEPÇÃO DO AVALIADOR
Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho, Percepção dos Funcionários, Funcionários Públicos Moçambicanos, Formação Continua, TreinamentoResumo
O estudo objectivou analisar a percepção do avaliador em relação ao papel da formação continuada no exercício de suas funções quanto avaliador na função pública moçambicana. Tratou-se de um estudo descritivo quantitativo, envolvendo 12 funcionários públicos, exercendo cargos de chefia em diversos sectores no distrito da Manhiça. Os resultados mostram a importância da formação em matéria de avaliação de desempenho humano para o melhor desempenho da função de avaliador. Conclui se que antes de se assumir um cargo de avaliador, é necessário ter uma formação ou capacitação em matéria de avaliação de desempenho humano. Sugere-se mais estudos sobre a percepção dos avaliados sobre a forma de avaliação de desempenho dos avaliadores para melhor entendimento do papel da formação do avaliador em função do tipo de avaliação de desempenho realizada para a melhoria na qualificação dos serviços prestados pelos servidores na função pública.
Downloads
Referências
Amaral, F. F; Abreu, M. C; & Silva, M. J. M. C. A. (2012). Avaliação de Desempenho. Um Estudo sobre a Importância do Feedback como Efectivo Resultado na Comunicação. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. 4, Nº. 9
Amaral, I. G.; Leite, N. R. P.; Moreira, E. D.; & Salgueiro, M. A. T. (2012). Carreira, mercado de trabalho e as lições de “DonAna” no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa-RECADM, v. 11, n. 1, p. 95-114.
Andrade, M. N. S.; & Cordeiro, A. T. (2022). Avaliação de desempenho no setor público: a perspectiva de servidores em uma instituição federal. Recape, v. 12, nr. 2, p. 261, mai./ago.
Ayee, J. (2008). Reforming the African Public Sector: Retrospect and Prospects. Dakar: CODESRIA Green Book.
Cosme, D. O. (2016). Papel da formação na melhoria de desempenho profissional dos recursos humanos da Administração Pública: o caso do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental, 2011-2014. Universidade Eduardo Mondlane. Maputo.
Coutinho, J. A. D. C. (2020). O papel da avaliação de desempenho no contexto organizacional. rhportal. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/author/jose-americo-de-carvalho-coutinho2ywti8cgc/> acesso em Out. de 2023.
Cunha, D. S. A. (2018). Aprendizagem para a Sustentabilidade: Análise das Ações de Educação Corporativa de Uma Empresa Brasileira de Engenharia. Universidade Federal Fluminense. Dissertação apresentada ao Mestrado em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense. https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/9156/Dissert%20%20Danielle%20Serieiro.pdf?sequence=1
Decreto nº 61/2004. Estatuto Orgânico do Instituto Superior de Administração Pública. Maputo.
Decreto no 28/2022. Regulamento do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado. Maputo.
Decreto Nº 32/2023. Regulamento do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado. Maputo.
Diaz, J. A. S. B. (2022). As relações internacionais da construção do Estado em Moçambique: pós-independência, guerra civil e transições políticas. 10.21530/ci.v17n2.2022.1285. file:///C:/Users/User/Downloads/1285-Texto%20do%20artigo-5178-5954-10-20221105.pdf
Diploma Ministerial nº 182-A/ (2002). Define as regras que regem a formação e o aperfeiçoamento profissional para a área comum do aparelho do Estado. Maputo
Freire, P. D. S., Dandolini, G. A., Souza, J. A., Trierweiller, A. C., Silva, S. D., Sell, D., & Steil, A. (2016). Corporate University Network: Initial Considerations for a New Model of Corporate Education. Revista Espacios, 37(5), 1-20. https://w.revistaespacios.com/a16v37n23/163723e2.html
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas.
Langhi, C.; & Cordeiro, D. de S. (2021). Relações entre gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e educação corporativa. Ensino em revista, 28, p.e055. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-55 Man
Instituto Nacional de Estatística (2021). O Sector Público em Moçambique: Conceito e Âmbito. Maputo.
Júnior, A. F. (2010). Funcionamento dos Serviços Públicos na Perspectiva do Utente. Dissertação para obtenção do título de mestre em Administração Pública https://core.ac.uk/download/pdf/38680133.pdf
Levieque, A. (2013). 4P'S de Avaliacao de Desempenho Humano na Empresa. Maputo: PubliFix.
Lima, T. P. M. A; & Maranhão, T. L. G. (2020). Atendimento com Excelência e as Competências Profissionais do Colaborador: Revisão Sistemática da Literatura. file:///C:/Users/User/Downloads/2635-Texto%20do%20Artigo-7163-10417-10-20200721.pdf
Magul, D. R. (2019). Escolas de Governo e a Modernização da Administração Pública: o Caso do Instituto Superior de Administração Pública de Moçambique. DOI: https://doi.org/10.55390/ajpsdg.2019.2.1.7OÇAMBIQUE
Manhiça. M. J. (2018). Impacto da Avaliação de Desempenho na Motivação do Funcionário Público: Caso do Instituto de Bolsas de Estudo (2015-2017). Universidade São Tomás de Moçambique – Maputo.
Marconi, A; & Lakatos, E. M. (2009). Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Marconi, M. A; & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Matusse, L. F.; Sotomane, C.; & Teodósio, A. S. S. (2021). Percepção da Avaliação de Desempenho na Função Pública: O Caso do Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique. VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública.
Maximino, I. S. (2022). Avaliação de Desempenho: Em Empresas de Prestação de Serviços e Vendas. Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Instituto Superior de Administração e Gestão. PORTO.
Mussa, J. A. P. & Simone, A. A. (2023). Dinâmicas Contemporâneas da Implementação do sistema de Avaliação de Desempenho na Administração Publica Moçambicana. Revista Científica ISU_RESEARCH, Vol. 1. NO 01
Pontes, B. R. (2010). Avaliação de desempenho: métodos clássicos e contemporâneos, avaliação por objetivos, competências e equipe. LTR.11ª ed. São Paulo.
Portaria nº 51 (18 Fevereiro 1978). Cria o Centro de Formação de Quadros 1º de Maio. Publicação Oficial da República Popular de Moçambique, I Série, N. 21: Maputo.
Reis, G. G. (2003). Avaliação 360 Graus: um instrumento de desenvolvimiento gerencial. 2. ed. São Paulo: Atlas.
Rodrigues, K.; Matos, J.; & Pantoja, M. (2022). Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências Exatas e da Engenharia. Número Especial: Conferência Internacional em Transformação Digital: Cooperação Internacional, multiculturalidade, trabalho colaborativo e ambientes inclusivos, sustentáveis e resilientes.10(4),48-67. https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099
Santos, P. R. G. (2005). Avaliação de desempenho no contexto da administração pública federal directa: aspectos determinantes de sua efetividade. 140 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade de Brasília (UNB), Brasília.
Simione. A. A. (2014). A modernização da gestão e a governança no setor público em Moçambique. https://doi.org/10.1590/0034-76121425
Vergara, S. (2000). Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.