A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO CONTEXTO MOÇAMBICANO: EVOLUÇÃO HISTORICA, FUNCIONALIDADES E IMPACTOS DE MODELOS ESOFE, FOCAPE, SIGEDAP

Autores

  • Malaquias José Manhiça Universidade São Tomás de Moçambique (USTM), Moçambique.
  • José Elias Machado Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência (ISFIC); Moçambique
  • Juvenal Laurinda da Silva Chadreque Universidade São Tomás de Moçambique (USTM), Moçambique

Palavras-chave:

Administração Pública, Funcionário público, Modelos de avaliação de desempenho

Resumo

O artigo científico aborda a avaliação de desempenho no contexto organizacional de Moçambique, evolução, funcionalidades e impactos dos modelos de avaliação, que objectiva analisar os modelos de avaliação de desempenho ESOFE, FOCAPE e SIGEDAP, identificar suas características e impactos no contexto das instituições públicas moçambicanas. A pesquisa é qualitativa exploratória e de estudo de caso, foi realizada por meio de revisão bibliográfica e análise de dados colectados por entrevistas a gestores e colaboradores para compreender a percepção e os impactos dos modelos de avaliação de desempenho na prática das instituições públicas em Moçambique. Os resultados apontam para a importância dos modelos na melhoria da gestão de desempenho e no desenvolvimento de competências dos colaboradores nas Instituições públicas Moçambicanas. Foi identificado que a implementação desses modelos tem impactos positivos na motivação e produtividade dos funcionários, contribuindo para o alcance dos objectivos organizacionais. A pesquisa destaca ainda a relevância desses modelos na promoção de uma cultura de feedback e no alinhamento dos objectivos individuais com os objectivos estratégicos da organização.

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

Manhiça, M. J. ., Machado, J. E. . ., & Chadreque, J. L. da S. . (2024). A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO CONTEXTO MOÇAMBICANO: EVOLUÇÃO HISTORICA, FUNCIONALIDADES E IMPACTOS DE MODELOS ESOFE, FOCAPE, SIGEDAP. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(5), 113–123. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/257