MODELO DE GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA MELHORAR O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO NOS CONCURSOS PÚBLICOS EM MOÇAMBIQUE. ESTUDO DE CASO: KAMBENY COMERCIAL, LDA

Autores

  • Zein Nadim Selemane Cassamo Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique, Campus Mapulango
  • Miranda Albino Martins Muaualo Universidade Técnica Diogo Eugénio Guilande, Moçambique

Palavras-chave:

Gestão, processos, negócio, melhoria, modelagem

Resumo

Este artigo propõe um modelo de Gestão de Processos de Negócio como uma ferramenta estratégica para melhorar o processo de participação nos concursos públicos da Kambeny Comercial, Lda. Para o desenvolvimento do presente artigo, foi usada a abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas não estruturadas, de modo a compreender como funciona o processo de participação dos concursos públicos em Moçambique usando como caso de estudo a kambeny Comercial, Lda. No presente trabalho foi usada a amostragem intencional, pelo facto de terem sido escolhidos indivíduos especializados e que colaboraram na descrição exacta do processo AS IS da empresa. Ao longo do trabalho foram usados dados primários e dados secundários, onde na população de 3 pessoas do departamento de procurement da kambeny Comercial, Lda foi entrevistada uma pessoa. Para a realização deste trabalho foi necessário fazer a modelagem do processo AS IS do processo de participação do concurso público, analisar o processso actual de modo a identificar falhas e posteriormente mapear o modelo TO BE, ou seja, o processo melhorado. Da análise feita, apurou-se que a implementação da gestão de processos de negócio pode melhorar o processo de participação nos concursos públicos da Kambeny Comercial, Lda, visto que identificando falhas no processo actual foi possível desenhar um novo processo (TO BE), garantindo assim um processo mais eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABPMP. BPM CBOK. (2019). Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio. Corpo Comum do Conhecimento – ABPMP BPM CBOK V4.0, Association of Business Process Management Professionals.

Baldam, R. (2008). Gerenciamento de processos de negócios no setor siderúrgico: Proposta de estrutura para implantação. Disponível online em: http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_d/RoquemarDeLimaBaldam.pdf (consultado a 10/05/2023, às 19h:00).

Baldam, R. et al. (2009). Gerenciamento de processos de negócios: BPM - business process management. São Paulo: Editora Erica.

Capote, G. (2012). BPM para todos: Uma visão geral abrangente, objetiva e esclarecedora sobre gerenciamento de processos de negócio. (1a ed.), Carolina do Sul: Createspace Independent Publishing Platform.

Costa. M., Dias, A., Couto, K. (2018). Manual de Gestão por processos. Disponível online em: http://www.ifs.edu.br/images/EDIFS/ebooks/2019/E-book_-Manual_de_gest%C3%A3o_por_processos.pdf (consultado a 02/05/2023, às 15h:15).

Dos Santos, F. (2015). Gestão de processos. (1a ed.), Rio de Janeiro: Seses.

(consultado a 17/05/2023, às 20h:10).

Real, F., Caires, E., Mendes, R. (2018). Mapeamento de processos. UNICESUMAR.

Souza, A. (2021). Organização, Processos e Tomada de Decisão. PNAP. Disponível online em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/643256/2/Organiza%C3%A7%C3%A3o%2C%20Processos%20e%20Tomada%20de%20Decis%C3%A3o.pdf (consultado a 25/05/2023, às 19h:00).

Schwarzer, M. (2014). Análise e sugestões de melhorias nos processos internos de uma empresa de software. (Monografia apresentada à Centro Universitário Univates, para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, Lajeado, Brasil). Disponível online em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/734/1/2014MatiasMacielSchwarzer.pdf (consultado a 27/05/2023, às 19h:00).

Souza, N. (2020). Utilização da metodologia PDCA e da melhoria contínua para a redução perdas. (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brazil. Disponível online em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42169/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nat%c3%a1lia%20Freitas%20de%20Souza.pdf (consultado a 27/05/2023, às 20h:00).

Zeni, H. (2015). Estudo das técnicas do mapeamento de processos ao setor CMA - BB tecnologia e serviços. Trabalho realizado para obtenção de grau de bacharel em Gestão da Informação, na Universidade Federal Do Paraná, Curitiba, Brasil). Disponível online em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/41090/HELEN-ALICE-PAOLIN-ZENI.pdf?sequence=1&isAllowed=y (consultado a 28/05/2023, às 18h:25).

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Cassamo, Z. N. S. ., & Muaualo, M. A. M. . (2025). MODELO DE GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA MELHORAR O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO NOS CONCURSOS PÚBLICOS EM MOÇAMBIQUE. ESTUDO DE CASO: KAMBENY COMERCIAL, LDA. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(7), 160 –. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/662