CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MAPUTO: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO COM O SERVIÇO PRESTADO PELOS TRANSPORTADORES PÚBLICOS

Autores

  • Pedro José Miguel Instituto Superior de contabilidade e Auditoria de Moçambique (ISCAM)

Palavras-chave:

Transporte rodoviário, qualidade de serviços, satisfação do cliente

Resumo

O transporte rodoviário é a principal modalidade de locomoção colectiva de passageiros em Moçambique e na região Metropolitana de Maputo em especial. No entanto, nos últimos anos as empresas de transporte rodoviário tanto públicas como privadas tem enfrentando enormes desafios motivados principalmente pelo crescimento populacional, dificuldades financeiras e degradação das vias de acesso o que cria dificuldade de circulação das pessoas com consequente impacto no desenvolvimento económico e social das pessoas e da região. Com o actual cenário mostra-se ser urgente que se encontrem soluções que possam reverter esta situação e devolver aos utentes a confiança e tranquilidade com este serviço que é indispensável para a comunidade. O investimento para reabilitação e ampliação das vias de acesso rodoviários, a aquisição de mais meios de transporte, o investimento no sector ferroviário, investimento no sector fluvial, são apontados como soluções para reduzir o sofrimento das populações e garantir a locomoção destes para os seus locais de trabalho, escola, mercados e outros locais desejados com eficiência e eficácia.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

Miguel, P. J. . (2025). CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MAPUTO: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO COM O SERVIÇO PRESTADO PELOS TRANSPORTADORES PÚBLICOS. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(7), 171 –. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/664