O ENSINO POR MEIOS DE PLATAFORMAS DIGITAIS NA ERA DAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO ACUTILANTE SOBRE AS VANTAGENS VERSUS DESVANTAGENS DAS AULAS VIRTUAIS NAS IES EM MOZAMBIQUE NO DESAFIO DA GARANTIA DA QUALIDADE (2020-2024)
Palavras-chave:
Plataformas digitais, ensino virtual, desafios, qualidadeResumo
O tema desta pesquisa é: o Ensino por meio de plataformas digitais na Era das Tecnologias - um estudo acutilante sobre as vantagens versus desvantagens das aulas virtuais nas IES em Moçambique no desafio da garantia da qualidade (2020-2024). O problema é mesmo: será que com as aulas virtuais garantimos a qualidade de ensino – vantagens versus desvantagens? Essa questão se tornou, ao mesmo tempo, o nosso objectivo geral neste estudo. E, como objectivos específicos temos: descrever as principais dificuldades na prática de aulas virtuais; identificar as vantagens da prática de aulas virtuais para os docentes, estudantes e dos gestores das Instituições de Ensino Superior (IES); identificar as principais desvantagens; descrever as implicações das aulas virtuais na garantia de qualidade, e, sugerir possíveis estratégias de soluções para os desafios na prática de aulas virtuais no século XXI. A metodologia foi qualitativa, com a pesquisa descritiva conjugado com a interpretativa, o procedimento técnico de pesquisa foi por entrevista semiestruturada, conjugado com a observação activa, pesquisa bibliográfica e documental. Os participantes no estudo foram, alguns estudantes, docentes e gestores de determinadas Instituições do Ensino Superior de Moçambique. Os resultados encontrados são: tanto os estudantes como os docentes e gestores assumem as plataformas digitais e aulas virtuais como uma grande vantagem pois é uma inovação que ajuda a resolver os impasses do ensino e aprendizagem em circunstâncias cruciais, tais como das epidemias, dos fenómenos naturais sejam ciclones (com vendavais e enxurradas). Ao mesmo tempo, as aulas virtuais constituem uma inovação inevitável da actualidade que existem sem recuo. Por outro lado, tendo em consideração o contexto socioeconómico de Moçambique, as aulas com plataformas digitais se tornam um grande desafio pois muitos estudantes, docentes e Instituições de Ensino Superior (IES) encaram grandes dificuldades na aquisição do equipamento de TICs, e logo, têm dificuldades do uso dos recursos; ademais, as habilidades e competências no uso das TICs são reduzidas; e mesmo para os que já conseguem usar as TICs, ainda têm dificuldades de manutenção e sustentabilidade com os megabytes, a própria internet e energia; descobrimos a desvantagem de falta de honestidade e transparência cientifica – plágios; e a falta de responsabilidade no uso ético das TICs. Contudo, registamos que há um grande esforço de superação das desvantagens e a consolidação do foco no uso das plataformas virtuais.
Downloads
Referências
Almeida, M. E. (2009). A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola. ETD Educação Temática Digital, 10(2), pp. 186-202.
Baptista, M. N.; & Campos, D. C. (2015). Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. In: Metodologias de Pesquisa em Ciências: análises Quantitativa e Qualitativa. p. 299-299.
Bertrand, Y.; Pinheiro, E.; & Nogueira, C. (2001). Teorias contemporâneas da educação.
Brito, C. E. et al. (2017). O Ensino à Distância (EaD) na Universidade Eduardo Mondlane (UEM): situação actual e desafios. v. 9.
Carmo, H.; Ferreira, M. M. (1998). Metodologia da investigação: guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta; 21. Nazarko L. Enabling bladder control following stroke. Nursing & Residential Care [serial on the Internet], 2010.
Cunha, P. D. (1997). Excelência e qualidade em educação. Educação em debate, p. 83-11.
Da Silva, D. F. et al. (2018). Ensino híbrido com a utilização da plataforma Moodle. Revista Thema, 15(3), p. 1175-1186.
• Sant'ana, C. (2019). Adeus Professor, Adeus Professora? Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, p. 254-258.
Decreto 35/2009 7 de Julho. Regulamento do Ensino à Distância.
Decreto 79/2020, 4 de Setembro; Decreto Presidencial 11/2020, 20 de Março; Decreto Presidencial 12/2020, 29 de Abril; Decreto Presidencial 14/2020, 28 de Maio; Decreto Presidencial 21/2020, 26 de Junho; Decreto Presidencial 23/2020, 5 de Agosto.
Fernando, O. M.; & Gonçalves, B. F. (2023). Análise do impacto da transformação digital no setor da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique. NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, 3(2), p. 302-316.
Fontanella, B. J. B. et al. (2011). Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cadernos de saúde pública, 27(2), pp. 388-394.
Freire, P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra.
França, I. S. X.; Pagliuca, L. M. F.; & Baptista, R. S. (2008). Política de inclusão do portador de deficiência: possibilidades e limites. Acta Paulista de Enfermagem, 21, p. 112-116.
Gadotti, M. (2010). Qualidade na educação: uma nova abordagem.
Lakatos, E. M.; Marconi, M. de A. (2007). Fundamentos de metodologia científica. 5. reimp. São Paulo: Atlas, 310.
Libâneo, J. C. (2005). As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 1, p. 19-62.
Libâneo, J. C. (2014). Adeus professor, adeus professora?. Cortez editora.
Martins, A. E.; & Dos Reis, F. L. (2008). A importância das plataformas no ensino à distância. Li ta e pa ti pantes sd r ci, p. 33.
Moreira, A.; Sá, P; & Costa, A. P. (2009). Metodologias de Investigação.
Moura, N. L.; & Gomes, A. (2020). O “boom” das plataformas digitais nas práticas de ensino: Uma experiência do E@ D no ensino superior. Revista Practicum, 5(1), pp. 106-120.
Nonato, Helena Pinto; Pinto, Ernerstina Nonato. Educação à distância–vantagens e desvantagens. Instituto de Informática, Universidade Federal de Goiás, 2015.
Oltmann, S. et al. (2016). Qualitative interviews: A methodological discussion of the interviewer and respondent contexts. In: Forum Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research.
Passos, T. K.; & Teixeira, S. (2019). Os desafios da participação e da efetivação da cidadania na contemporaneidade.
Pereira, I. S. (2016). Uma experiência de Ensino Híbrido utilizando a plataforma Google sala de aula. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.
Plano Estratégico do Ensino Superior 2021-2030.
Plano Quinquenal do Governo (PQG, 2020-2024). Maputo.
Ribeiro, J.; De Souza, F. N.; & Lobão, C. (2018). Saturação da análise na investigação qualitativa: quando parar de recolher dados?. Revista Pesquisa Qualitativa, 6(10), p. iii-vii.
Rocha, R. S.; Oliveira, G. P.; & Lima, G. S. (2020). E-learning como ferramenta digital híbrida: uma metodologia colaborativa na formação técnica. Revista Docência e Cibercultura, 4(2), p. 85-102.
Rolindo, J. M. R. et al. (2019). Modelo híbrido: possibilidade de ensino no século XXI. Brazilian Journal of Development, 5(9), p. 14262-14279.
Sampieri, R. H.; Collado, C. F.; & Lucio, P. B. (2006). Metodologia de pesquisa. In: Metodologia de pesquisa. p. xxiv, 583.
Severino, J. (2017). Metodologia do trabalho científico. Cortez editora.
Singo, F. (2020). O Passado, Presente e Futuro das TIC no Ensino Superior e o Impacto da Transformação Digital na Dinâmica Institucional.
Sousa, M. M. (2017). As ideias pedagógicas modernas e contemporâneas na formação do educador. 5(2).
Souza, F. L. B. et al. (2020). Famílias empresárias: desafios intergeracionais.
Suleman, F.; & Paul, J. J. (2007). A produção e a destruição da competência individual: o papel da experiência profissional. Revista Europeia de Formação Profissional, 40, pp. 114-134.
Valente, J. A. (1999). Diferentes abordagens de educação a distância. Artigo Coleção Série Informática na Educação–TV Escola, pp. 1-7.
Vieira, F. G. D. (2017). Ensino de Marketing por meio de entrevista semi-estruturada. Revista Espaço Acadêmico, 17(195), p. 01-08.
Will, D. E. (2012). Metodologia da pesquisa científica: livro digital (segunda edição). UnisulVirtual. Brasil.