USTM – 19 ANOS DEPOIS: REALIZAÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Stélio Bila Universidade São Tomás de Moçambique, Moçambique

Palavras-chave:

Adaptação, Conquistas, Desenvolvimento institucional, Resiliência Organizacional, Transformação educacional, Teoria Institucional

Resumo

A Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) situa-se num ambiente educacional em constante evolução, representando um pilar central no cenário educacional moçambicano pós-independência. Apesar da sua relevância, há uma lacuna na literatura que aborda a intersecção da USTM com a teoria institucional e a teoria da resiliência organizacional, e como isso influencia a sua trajectória e práticas educacionais. Nesse sentido, a presente pesquisa objectiva analisar a trajectória da USTM, considerando as pressões isomórficas e a sua capacidade de resiliência diante das adversidades, permitindo uma compreensão mais aprofundada do seu papel e impacto em Moçambique. Para o efeito, foi realizada uma análise qualitativa, ancorada em revisões de literatura e teorias propostas, embora detalhes quantitativos e hipóteses específicas não tenham sido explicitados adequadamente, por se tratar de um estudo exploratório. Ainda assim, foi utilizado o RStudio como ferramenta de análise para a manipuilação de dados relevantes. Os resultados preliminares demonstram uma notável capacidade de adaptação e inovação da USTM diante dos desafios, consolidando-se como uma instituição-chave em Moçambique, equilibrando normas internacionais com realidades locais. Portanto, a USTM, ao integrar princípios da teoria institucional e da resiliência organizacional, consolida-se como um exemplo de adaptabilidade e inovação no ensino superior em Moçambique, merecendo atenção contínua e investigação adicional para garantir a sua sustentabilidade e impacto contínuos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Astin, A. (1985). Achieving Educational Excellence. Jossey-Bass, pp. 45-57.

Biggs, J., 1993). From theory to practice: A cognitive systems approach. Higher Education Research & Development, 12(1), 73-85, pp. 77.

Bourdieu, P. (1984). Distinction: A social critique of the judgement of taste. Harvard University Press.

Cameron, K. S., & Quinn, R. E. (2006). Diagnosing and changing organizational culture: Based on the competing values framework. John Wiley & Sons.

Christensen, C. M., Horn, M. B., & Johnson, C. W. (2008). Disrupting class: How disruptive innovation will change the way the world learns. McGraw-Hill.

Cohen, J. (1990). Things I have learned (so far). American Psychologist, 45(12), 1304.

Cohen, S.M., Wexner, S.D., Binderow, S.R., Nogueras, J.J., Daniel, N., Ehrenpreis, E.D., Jensen, J., Bonner, G.F., & Ruderman, W.B. (1994). Prospective, randomized, endoscopic-blinded trial comparing precolonoscopy bowel cleansing methods. Diseases of the Colon & Rectum, 37, 689-696.

DiMaggio, P., & Powell, W. (1983). Ben Bouzid, I. (2021). SUMMARY OF JOURNAL PAPER: The Iron Cage Revisited: Institutional Isomorphism and Collective Rationality in Organizational Fields.

Duit, A., Galaz, V., Eckerberg, K., & Ebbesson, J. (2010). Governance, complexity, and resilience. Global Environmental Change, pp. 363-368.

Field, A. (2013). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics. Sage. p.546.

Gomes, R.C. (2006). Stakeholder management in the local government decision-making area: evidences from a triangulation study with the English local government. Bar. Brazilian Administration Review, 10, 77-98.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2014). Multivariate Data Analysis. Pearson.

Hattie, J. (2009). Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. Routledge;

Kline, R. B. (2011). Principles and Practice of Structural Equation Modeling. Guilford Press. p.152.Kutner, M., Nachtsheim, C., Neter, J., & Li, W. (2004).

Lima, A., Silva, M., & Martins, J. (2008). A influência da tecnologia na aprendizagem moderna. Educação e Sociedade, 29(3), 457-472.

Maldonado-Maldonado, A., Bassett, R. M., & Proulx, R. (2010). The emerging role of branch campuses in a changing higher education landscape. International Journal of Educational Management.

Mazrui, A. A. (1997). The World Bank, the language question and the future of African education. Race & Class, pp. 35-48.

Meyer, J. P., & Allen, N. J. (1991). A three-component conceptualization of organizational commitment. Human resource management review, 1(1), 61-89.

Nuzzo, R. (2014). Statistical errors: P values, the 'gold standard' of statistical validity, are not as reliable as many scientists assume. Nature, 506(7487), 150-152.

Teferra, D., & Altbach, P. G. (2004). African higher education: Challenges for the 21st century. Higher Education, pp. 21-50.

Tinto, V. (1993). Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. University of Chicago Press.Collins, A. (2001). Education and development. Oxford University Press.Zeithaml, V. A. (1988).

Zeithaml, V. A. (1988). Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, 52(3), 2-22.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Bila, S. (2024). USTM – 19 ANOS DEPOIS: REALIZAÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(3), 155–169. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/70