Uma ANÁLISE DO CONTRIBUTO DO SETOR BANCÁRIO: INCIDÊNCIAS DOS CRÉDITOS COMERCIAIS PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO DE ANGOLA

Autores

  • Emmanuel Paulo Dala Zua UNIKIVI
  • Sra.

Palavras-chave:

Palavras-chave: Setor Bancário, Créditos Comerciais, Crescimento Econômico.

Resumo

Segundo Franklin Allen e Douglas Gale “sistemas financeiros são cruciais para a alocação de recursos em uma economia moderna. Eles canalizam as poupanças das famílias para o setor produtivo e alocam fundos de investimento entre as firmas”. Após, essas cogitações a apresente pesquisa surge no intuito de analisar a incidências da concessão dos créditos comerciais para o crescimento econômico de Angola no período de 2003-2022. Está mesma pesquisa assentasse na moderna literatura empírica onde formulamos um modelo econométrico que nos possibilitou verificar a relação entre as variáveis ligadas à nossa pesquisa. Sendo assim, tivemos como resultado, que o contributo dos créditos comerciais para o crescimento econômico de Angola, não é significativo, devido a sua dimensão numérica. Pois com uma variação de 1% elevará o PIB na ordem de 0.3571%. E para a concretização desta obra de monografia, utilizou-se os métodos descritivos, quantitativos e bem como as técnicas bibliográficas, documental, estatísticas que nos ajudaram na realização deste trabalho de fim de curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fraga, Arminio; Goldfajn, Ilan; Relatório de Inflação Banco Central do Brasil “Política

Fabiani, Emerson R. (2011). Direito e crédito bancário no Brasil. São Paulo: Saraiva, S/ Data.

Allen, Franklin; Douglas, Gale (2001). Comparing Financial Systems. Cambridge, MA 02142-1493, USA: MIT

press. ISBN 978-0-262-51125-4. Arquivado do original em 9 de setembro de 2006. Consultado em 05 de Janeiro de 2023.

Caiado, Aníbal Campos; Caiado, Jorge. (2018). Gestão de Instituições Financeiras, 3.ª Edição, Edições Sílabo, Lda., Lisboa, Maio.

BNA (Banco Nacional de Angola).

Cervo, A. L; & Bervian, P. A. (1983), Metodologia cientifica, 3ª edição, McGrawHill do Brasil, São Paulo.

Oliveira, M. Mendes. (2011). Econometria, Lisboa, Escolar Editora Lda.

Monetária no Brasil”, dezembro 2002.

Chaves, Arnaldo Wilson Pereira, Determinantes Do Crédito Malparado Nos Bancos Comerciais Angolanos. Uma Análise Dos Factores Macroeconómicos e Específicos do Sector Bancário no Período de 2010 a 2015, S/Ed, S/ed, Luanda, Maio De 2017.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Zua, E. P. D., & Muondo, H. (2023). Uma ANÁLISE DO CONTRIBUTO DO SETOR BANCÁRIO: INCIDÊNCIAS DOS CRÉDITOS COMERCIAIS PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO DE ANGOLA. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(2), 51–57. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/89