EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFECTIVIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS: CASO DA POLÍCIA MUNICIPAL DE MAPUTO (2011-2015)

Autores

  • Mateus Luís Cuna

Palavras-chave:

Administração Pública, Reforma, Serviços

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos munícipes pelos serviços prestados pela Polícia Municipal de Maputo. A população-alvo desta pesquisa é constituída por todos munícipes residentes na cidade de Maputo que segundo as projecções do INE para 2016 é de 1 257 453 habitantes. Para medir os constructos teóricos da pesquisa, foram utilizadas duas teorias que acabam complementando-se em seus fundamentos, que são: teoria 3-D da eficácia gerencial e a teoria contingencial da administração, consubstanciada por dois modelos nomeadamente, o de RPN e a NGP. Para garantir a representatividade da amostra e,  para permitir o uso de várias técnicas de análise estatística e  inferência ou ainda generalização dos resultados do estudo; recorreu-se a amostra aleatória estratificada por Distrito Municipal, sendo composta (amostra) de 271, cujos dados foram colectados por meio de um questionário contendo questões estruturadas em quatro dimensões: atendimento a porta do balcão, qualidade no atendimento, linha verde ou atendimento telefónico e instalações. Neste contexto, os resultados obtidos propiciaram respostas à questão principal que norteou este estudo, que pretende aferir até que ponto a qualidade dos serviços prestados pela Policia Municipal de Maputo melhorou no âmbito da Reforma do Sector Público.

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Cuna, M. L. . (2023). EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFECTIVIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS: CASO DA POLÍCIA MUNICIPAL DE MAPUTO (2011-2015). ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(1), 43–51. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/10