TRANSFORMAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DE EMPRESAS MOÇAMBICANAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • José Elias Machado Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciências (ISFIC), Moçambique

Palavras-chave:

Inteligência artificial (IA), Gestão de empresas, Competitividade, vantagem competitiva

Resumo

A Inteligência Artificial está desempenhando papel fundamental na evolução da gestão empresarial em Moçambique e no mundo. Este resumo objectiva analisar o impacto da adopção da IA nas empresas moçambicanas, enfatizando os desafios e perspectivas. Impacta na gestão: Aprimora a tomada de decisões, aumenta a eficiência operacional, reduz custos; estimula a inovação; automatiza tarefas rotineiras; melhora o atendimento ao cliente A adopção da IA enfrenta desafios em Moçambique, como infraestruturas tecnológicas limitadas, escassez de profissionais em IA, altos custos iniciais e resistência à mudança. A estratégica adopção de IA proporciona vantagem competitiva, sustentabilidade a longo prazo. Para minimizar o receio de desemprego, é importante investir na requalificação da mão-de-obra, e a colaboração entre empresas e funcionários é essencial, fornecendo programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades. A IA cria novos empregos, em desenvolvimento, manutenção e supervisão de sistemas de IA, exigindo especialistas em IA e cientistas de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Boccato, V. R. C. (2006), Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3

Lima, I. Santos, F. Pinheiro, C. (2014), Inteligência Artificial. Rio de Janeiro: Elsevier,

Masino, I.; Zamarian, M. (2003), Information technology artefacts as structuring devices in organizations: design, appropriation and use issues in Interacting with Computers, 697(www.elsevier.com/locate/intecom)

Mckinsey e Company (2017), Artificial intelligence in business: Separating the real from the hype, November.

Mckinsey e Company (2018), AI adoption advances, but foundational barriers remain, November

Mckinsey e Company (2019), Getting to scale with artificial intelligence. Companies adopting AI across the organization are investing as much in people and processes as in technology, October.

Rabuske, R. (1995), Inteligência Artificial. Florianópolis: UFSC

Ribeiro, R. (2010), Uma Introdução à Inteligência Computacional: Fundamentos

Russel, S; Norvig, P. (2004), Inteligência Artificial. 3. ed., São Paulo: Campus-Elsevier.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Machado, J. E. (2024). TRANSFORMAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DE EMPRESAS MOÇAMBICANAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DESAFIOS E PERSPECTIVAS. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(3), 137–143. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/122