IMPACTO DO ABSENTISMO LABORAL DOS TRABALHADORES NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DO CORREDOR LOGÍSTICO E INTEGRADO DE NACALA

Autores

  • NELSON MUSSA Instituto Superior Gestão, Comercio e Finanças, Moçambique
  • Dércio dos Santos Teresa Abreu

Palavras-chave:

Absentismo laboral, Prestação de Serviços de Qualidade, Motivação

Resumo

O presente trabalho se propôs a analisar o “Impacto do absentismo laboral dos trabalhadores na prestação de serviços de qualidade nas organizações: um estudo de caso do Corredor Logístico e Integrado de Nacala”. O absentismo é a falta do trabalhador no local de trabalho.  O absentismo é complexo, podendo derivar de diferentes causas, e uma delas está relacionado com a postura dos líderes directos dos trabalhadores e a forma como estes tratam os seus subordinados. O trabalho teve como objectivo geral: Compreender o impacto do absentismo laboral na prestação dos serviços de qualidade prestados no Corredor Logístico e Integrado de Nacala. Para responder o objectivo, foi colocada a seguinte questão de partida: qual é o impacto do absentismo laboral dos trabalhadores na prestação de serviços de qualidade à empresa Corredor Logístico e Integrado de Nacala? Para efectivação do estudo, foi adoptada pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, e para colecta de dados nos servimos de entrevista semi- estruturada a dez trabalhadores de diferentes funções de entre eles: Maquinistas, Auxiliares de Maquinistas, Técnicos de Controlo de Processos, Supervisores e Recursos Humanos.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

MUSSA, N., & Abreu, D. dos S. T. . (2024). IMPACTO DO ABSENTISMO LABORAL DOS TRABALHADORES NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DO CORREDOR LOGÍSTICO E INTEGRADO DE NACALA. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(3), 83–94. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/150