IMPACTO DO ABSENTISMO LABORAL DOS TRABALHADORES NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DO CORREDOR LOGÍSTICO E INTEGRADO DE NACALA
Palavras-chave:
Absentismo laboral, Prestação de Serviços de Qualidade, MotivaçãoResumo
O presente trabalho se propôs a analisar o “Impacto do absentismo laboral dos trabalhadores na prestação de serviços de qualidade nas organizações: um estudo de caso do Corredor Logístico e Integrado de Nacala”. O absentismo é a falta do trabalhador no local de trabalho. O absentismo é complexo, podendo derivar de diferentes causas, e uma delas está relacionado com a postura dos líderes directos dos trabalhadores e a forma como estes tratam os seus subordinados. O trabalho teve como objectivo geral: Compreender o impacto do absentismo laboral na prestação dos serviços de qualidade prestados no Corredor Logístico e Integrado de Nacala. Para responder o objectivo, foi colocada a seguinte questão de partida: qual é o impacto do absentismo laboral dos trabalhadores na prestação de serviços de qualidade à empresa Corredor Logístico e Integrado de Nacala? Para efectivação do estudo, foi adoptada pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, e para colecta de dados nos servimos de entrevista semi- estruturada a dez trabalhadores de diferentes funções de entre eles: Maquinistas, Auxiliares de Maquinistas, Técnicos de Controlo de Processos, Supervisores e Recursos Humanos.
Downloads
Referências
Batista, A. A. G. (2012). Absentismo: Factores Determinantes E Consequências, Assis
Castilho, C. & Borges. (2011). Técnicas de Pesquisa Científica. Atlas São Paulo, Brazil.
Chiavenato, I. (2004). Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal: como agregar talentos à empresa. (5º Ed). Editora Atlas SA, São Paulo, Brazil.
Chiavenato, I. (1999). Recursos Humanos (6ª ed.). São Paulo, Brazil: Atlas.
Chone, O. S. (2015) O Absentismo no Instituto Nacional de Investigação Pesqueira – Delegação de Sofala, no período Compreendido entre 2010 a 2013
Galgaroto, R.; & Pinheiro, L. R. S. (2000) Empresa, colaborador e ausência: um relato de experiência sobre o Absentismo nas relações de trabalho. Perspectiva, Erechim. v. 34, n. 128, p. 167-175, dezembro/2010. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/128_145.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2022. Porto.
Gizele, S. A. (2009). Absentismo: suas proncipais causas e consequencias em uma empresa do ramo de saúde.
Gil, A. C. (1991). Metodologia de Pesquisa Científica (2a ed.). São Paulo, Brasil: Atlas Editores
Jesus, S. N. (2014). Absentismo no trabalho. In M. M. M. Siqueira (Org.). Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão (pp. 15-24). Porto Alegre: Artmed.