FRAUDES ACADÉMICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: RISCOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA AVALIAÇÃO CONFIÁVEL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • José Albertina Munguambe Universidade São Tomás de Moçambique - Moçambique

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Fraudes Acadêmicas, Avaliações Online, Ensino Superior, Estratégias de Mitigação

Resumo

A crescente utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no ensino superior tem transformado as avaliações acadêmicas, proporcionando flexibilidade e acessibilidade. No entanto, esse modelo também tem gerado preocupações com fraudes acadêmicas, como o uso de materiais proibidos e colagem de respostas, que comprometem a integridade e confiabilidade das avaliações online. Esses riscos podem impactar a qualidade do ensino e a validade dos resultados, tornando imperativo investigar estratégias para mitigar esses problemas. Este estudo tem como objetivo analisar os riscos de fraudes acadêmicas em AVAs e identificar estratégias para garantir a confiabilidade das avaliações no ensino superior. A pesquisa foi realizada com uma amostra total de 20 participantes: 8 estudantes, 8 docentes e 4 gestores responsáveis pela administração das plataformas AVA, pertencentes a quatro Instituições de Ensino Superior a Distância em Moçambique: Instituto Superior Monitor, Instituto Superior de Gestão de Negócios, Universidade Aberta UniSCED e Instituto Superior Mutasa. A abordagem adoptada foi qualitativa e descritiva, utilizando questionários semiestruturados para coletar dados sobre os tipos de fraudes, factores facilitadores e estratégias adotadas para mitigá-las. Os resultados revelaram que o uso de materiais proibidos foi o tipo de fraude mais comum nas avaliações online. Foi observada também a necessidade de ferramentas de segurança mais eficazes, como softwares de proctoring e autenticação multifactorial. Além disso, a diversificação das avaliações foi sugerida como uma estratégia essencial para aumentar a confiabilidade. O estudo contribui para a discussão de soluções práticas para mitigar fraudes acadêmicas e aprimorar a integridade das avaliações em AVAs no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, Â. R. N., Alves, J. M. H., Vasconcelos, I. O., & Cruz, C. A. B. D. (2024). Fator humano na segurança da informação: um mapeamento dos comportamentos de risco no ambiente digital. Texto Livre, 17, e51184.

Bitencourt, B. M., Severo, M. B., & Gallon, S. (2013). Avaliação da aprendizagem no ensino superior: desafios e potencialidades na educação a distância. Revista eletrônica de educação, 7(2), 211-226.

Cardoso, M. R. G., de Oliveira, G. S., & Ghelli, K. G. M. (2021). Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, 20(43).

Conrad, D., & Openo, J. (2019). Estratégias de avaliação para a aprendizagem online. São Paulo: Artesanato Educacional.

de Almeida, K. C. (2018). INSTRUMENTOS, ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA-EaD. Multifaces: Revista de Ciência, Tecnologia e Educação, 1(1).

Deslauriers, J. P., & Kérisit, M. (2023). O delineamento de pesquisa qualitativa.

Ferreira, J. (2023). OS DESAFIOS E CAMINHOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO. Revista de Ensino de Engenharia, 42.

Maluleque, C. M. (2018). Desafios da avaliação da aprendizagem no ensino superior online na Universidade Eduardo Mondlane: um estudo exploratório. Revista Científica da UEM: Série Ciências da Educação, 2(1).

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de metodologia científica (8ª ed.). Atlas.

Morais, B. D., Eduardo, A. F., & Morais, P. D. (2018, October). A Importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem-AVA e suas funcionalidades nas Plataformas de Ensino à Distância-EaD. In Anais do V Conedu-Congresso Nacional de Educação. Fortaleza (pp. 01-10).

Pimenta, M. A. D. A., & Pimenta, S. D. A. (2016). Fraude em avaliações no ensino superior do Brasil: aproximações com uma pesquisa de Portugal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 21(3), 953-974.

Viana, C. C., dos Santos, I., de Oliveira Rodrigues, P., Lima, M. D. S., & Viana, L. F. (2018). Práticas acadêmicas conflitantes com os padrões éticos e seus reflexos na conduta do futuro profissional contábil. Revista de Contabilidade da UFBA, 12(3), 195-220.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Como Citar

Munguambe, J. A. . (2025). FRAUDES ACADÉMICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: RISCOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA AVALIAÇÃO CONFIÁVEL NO ENSINO SUPERIOR . ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(9), 105–122. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/467