O IMPACTO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL: UM ESTUDO SOBRE A INTEGRAÇÃO DE CHATBOTS E INTERNET EM SALA DE AULA

Autores

  • José Albertina Munguambe Universidade São Tomás de Moçambique - Moçambique

Palavras-chave:

Recursos Tecnológicos; Aprendizagem Interativa; Ensino Superior presencial

Resumo

O presente estudo investiga o impacto da integração de chatbots e da Internet no ensino superior presencial, analisando o uso dessas tecnologias por 36 estudantes de duas turmas do curso de Gestão de Recursos Humanos na Universidade São Tomás de Moçambique. A pesquisa adoptou uma abordagem qualitativa exploratória, com colecta de dados realizada ao longo do primeiro semestre de 2024. Foram utilizadas técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas para compreender as percepções dos estudantes sobre o uso dessas tecnologias na aprendizagem. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, benefícios e desafios no uso desses recursos no contexto académico. Os resultados indicam que os alunos utilizam chatbots e Internet para pesquisa e participação activa em sala de aula. No entanto, desafios foram observados, como a dependência excessiva de fontes online e a falta de análise crítica em alguns trabalhos em grupo. Embora essas tecnologias facilitem a interação entre estudantes e professores, a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam pensamento crítico, originalidade e uso equilibrado é evidente para garantir uma aprendizagem mais aprofundada. A interpretação dos resultados desta pesquisa, destaca tanto oportunidades quanto limitações do uso de tecnologias educacionais. Conclui-se que a integração de chatbots e Internet pode enriquecer a aprendizagem no ensino superior, desde que acompanhada de abordagens que mitiguem riscos como a superficialidade na análise dos conteúdos e a dependência excessiva desses recursos. O estudo contribui para a compreensão do papel das tecnologias na educação, oferecendo subsídios importantes para sua implementação, eficaz e sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, E. C. (2024). Integração da teoria ator-rede e da taxonomia de bloom revisada no desenvolvimento de software educacional. Epitaya E-books, 1(84), 251-264.

Bembem, A. H. C., & Santos, P. L. V. (2013). Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. Perspectivas em ciência da informação, 18, 139-151.

Campos, B. M., Pelizon, C. M., Santos, J. M. C. D. S., & Carrocini, J. C. (2022). Revisão integrativa de ferramentas inovadoras para ensino-aprendizagem em anatomia em curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 46(04), e144.

Da Silva Franqueira, A., Menezes, C. A., da Silva, D. S., da Silva Pinto, D. M., Serrano, E. S. M., da Silva Costa, G. S., ... & Silva, R. A. (2024). Gamificação em educação: atraindo a atenção da geração digital. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(12), 2994-2999.

Dantas, A. C., Torres, H., de Paula Faria, I., Araújo, W., Guimarães, G., Machado, G., ... & do Nascimento, M. Z. (2019, November). AstroBot: Um chatbot com inteligência artificial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de física. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1196).

De Aquino P. M. C., & Camará, W. (2016). U-learning: integração de técnicas de ensino-aprendizagem para o alcance da aprendizagem significativa. Anais CIET: Horizonte.

Duarte, B. M., de Oliveira, C. O., Gomes, L. C., & de Oliveira, A. L. (2021). O construtivismo de Jean Piaget e as concepções de pós-graduandos em educação para a ciência e matemática. Revista Valore, 6, 277-289.

Flores-Gomes, G., Röpke, J., Cunha, R., & Vagetti, G. (2021). Recursos Tecnológicos Interativos e suas possíveis contribuições para o campo da Musicoterapia: Uma Revisão Sistemática de 1999 a 2019. Música Hodie, 21.

Haguenauer, C. J., Lima, L. G. R., & Cordeiro Filho, F. (2010). Comunicação e interação em ambientes virtuais de aprendizagem. In Congresso Internaconal de Educação A Distância (Vol. 16).

Leite, B. S. (2020). Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de química:: análise das publicações por meio do corpus latente na internet. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, e020003-e020003.

Lima, M. S. L., & Braga, M. M. S. D. C. (2016). Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da Pedagogia de Paulo Freire no Ensino Superior. Educar em Revista, 71-88.

Mattar, J. (2013). Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Teccogs: Revista digital de tecnologias cognitivas, (07).

Sebastián-Heredero, E. (2020). Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, 26, 733-768.

Torres, P. L., & Irala, E. A. F. (2014). Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, 61-93.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Como Citar

Munguambe, J. A. . (2025). O IMPACTO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL: UM ESTUDO SOBRE A INTEGRAÇÃO DE CHATBOTS E INTERNET EM SALA DE AULA . ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(9), 222–237. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/378