MUDANÇAS NOS PRINCÍPIOS ÉTICOS DA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: DO TRADICIONAL À MODERNIDADE
Palavras-chave:
ética educativa, valores culturales, crisis éticaResumo
O estudo examina as transformações nos princípios éticos da educação em Moçambique, explorando a tensão entre valores tradicionais e exigências da modernidade, com uma análise crítica sobre o impacto do legado colonial no sistema educacional actual. Busca-se compreender como, após a independência, a educação moçambicana tenta equilibrar práticas locais e influências externas para formar cidadãos éticos e responsáveis. A pesquisa qualitativa baseia-se em análise documental e revisão bibliográfica de autores como Castiano, Ngoenha e Berthoud (2013), Golias (1993), Mazula (1995) e Gonçalves (2018), destacando a evolução ética da educação no país. Os resultados revelam que, apesar dos esforços de resgate cultural, o sistema educacional ainda apresenta marcas do colonialismo, resultando em uma crise ética que prejudica a formação dos jovens. Identificou-se a desvalorização de valores de colectividade e solidariedade, favorecendo práticas corruptas e contribuindo para o desânimo das novas gerações. O estudo sublinha a necessidade de uma reforma educacional abrangente que integre os saberes tradicionais às demandas globais, promovendo uma formação ética e cidadã. Conclui-se que o sistema educacional deve ser transformado para desenvolver indivíduos críticos, éticos e comprometidos com o bem colectivo, potencializando impactos positivos na sociedade e na produção científica. Assim, defende-se uma educação que vá além do ensino técnico, valorizando uma ética educativa transformadora.
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