ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS EM MOÇAMBIQUE – O CASO DA EMPRESA A EM MAPUTO DE 2017-2019

Autores

  • Obadias Benjamim Machine Universidade São Tomás de Moçambique, Moçambique
  • Quentino Agostinho Razão Universidade São Tomás de Moçambique, Moçambique
  • Cornélio Abdul Mussá Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

Palavras-chave:

Empresa A, Políticas públicas, emprego e formação profissional.

Resumo

O presente artigo científico tem como objectivo analisar as políticas públicas de emprego e formação profissional implementadas pela Empresa A, com especial enfoque nos jovens moçambicanos, um grupo particularmente afectado pelo desemprego. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa aplicada que integra abordagens descritiva, exploratória, analítica, transversal, qualitativa e quantitativa, estruturadas no formato de estudo de caso. Entre os aspectos analisados, destaca-se a necessidade de criação de ecossistemas integrados de formação e trabalho, onde centros como o INEFP possam actuar simultaneamente como polos formativos, incubadoras de microempresas e laboratórios de experimentação tecnológica. A análise contempla igualmente propostas inovadoras, tais como a implementação de plataformas digitais nacionais de competências, permitindo o reconhecimento formal das capacidades dos jovens; a introdução de modelos dualistas híbridos que combinem formação modular em sala com aprendizagem prática remunerada; programas de certificação de competências adquiridas na economia informal; mecanismos de financiamento baseados em impacto; e a criação de Consórcios Locais de Competências envolvendo empresas, universidades, municípios e organizações comunitárias. O método científico adoptado assenta na lógica da indução. A população do estudo é composta por membros do corpo directivo, trabalhadores, formadores e formandos da Empresa A. Com um coeficiente de confiança de 95,5% e margem de erro de ±10%, definiu-se uma amostra de 83 participantes distribuídos por seis categorias funcionais. A recolha de dados foi realizada através de questionários, entrevistas e observação directa, sendo os resultados analisados com recurso ao SPSS (versão 16.0), Excel e Word. Os resultados indicam que, embora a Empresa A contribua para a capacitação técnica básica dos jovens, torna-se necessária uma revisão aprofundada das suas políticas, privilegiando a inovação, o reforço da formação e novas estratégias que promovam a empregabilidade juvenil em Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, R. M., & Lima, T. C. (2022). Marketing de relacionamento e a fidelização de clientes em instituições privadas de ensino superior. Revista Brasileira de Marketing, 21(2).

Costa, A. L., & Nascimento, V. R. (2023). Marketing educacional estratégico: Posicionamento e fidelização no ensino superior privado. Revista Gestão & Educação, 28(1).

Dos Reis Cavalcante, K. C., Cândida Fração, C., & Oliveira Lima, J. (2024). A contribuição dos indicadores de qualidade da educação superior para a gestão nas instituições. Revista Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, 6(1).

Ferreira, C. A. (2024). Lealdade do cliente e marketing de relacionamento no ensino superior: Um estudo sobre retenção e valor percebido. Revista Brasileira de Marketing, 23(1).

Hitt, MA, Irlanda, RD, & Hoskisson, RE (2024). Gestão estratégica: Competitividade e globalização (14ª ed.). Cengage Learning.

Kotler, P. (2007). Marketing para o século XXI. Campus.

Kotler, P., & Keller, KL (2006). Administração de marketing (12ª ed.; M. Rosenberg, C. Freire & B. R. Fernandes, Trads.). Pearson Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, KL (2023). Gestão de marketing (16ª ed.).

Kotler, P., & Levy, SJ (1969). Broadening the concept of marketing. Jornal de Marketing, 33(1).

Oliveira, R. F. (2024). Estratégias competitivas e posicionamento institucional no ensino superior: Uma análise contemporânea. Revista Brasileira de Estratégia e Negócios, 17(1).

Santos, M. J. (2024). Gestão da qualidade em serviços educacionais: Desafios e estratégias para instituições de ensino superior. Revista de Administração Educacional, 23(1).

Tavares, M. (2024). Marketing de relacionamento no ensino superior privado em Moçambique: Estratégias de fidelização de estudantes.

International Labour Organization. (2023). World Employment and Social Outlook 2023: Trends 2023. Genebra: ILO.

Tomé, J. A. (2024). Garantia da qualidade no ensino superior em Angola: trajetória, desafios do presente e do futuro, e o papel das instituições de ensino superior nesse processo. Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Córdoba-Vieira, J. E., Antonelli-Ponti, M., Versuti, F. M., Scorzafave, L. G. D. da S. & Santos, D. D. dos. (2023). Teoria da Mudança e políticas públicas: Uma revisão integrativa. Estudos em Avaliação Educacional, 34.

ALVARENGA, M. R.; QUINAVA, S. C.; Medeiros, M. M.; Fontoura Júnior, E. (2024). Reflexões sobre políticas públicas para pessoas com deficiência: estudo da legislação brasileira e moçambicana. Revista NUPEM, 16(37).

Wolfenden, L., Shoesmith, A., Hall, A., Bauman, A., & Nathan, N. (2024). An initial typology of approaches used by policy and practice agencies to achieve sustained implementation of interventions to improve health. Implementation Science Communications, 5, Artigo 21.

Chapini, F. de O. (2025). Globalização: comércio, finanças e integração de mercados. Revista de Economia da UEG, 21(1).

Koller, E. R., de Moura, P. R., & Freire, P. S. (2024). Gestão do Conhecimento como Ferramenta Estratégica de Inovação nas Organizações: uma revisão integrativa. Interfases, n. 19.

Lima, C. M. P., & Pazuch, V. (2023). Formação inicial e continuada: a elaboração de tarefas de aprendizagem profissional para o estudo do conceito de função. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 18.

Pinheiro, D., & Bentes, T. S. de. (2024). A constituição do perfil de competências de professores de educação especial em documentos políticos. Momento – Diálogos em Educação.

Silva, C. R. S. da, Cavalcante, L. de F. B., & ParraValero, P. (2024). Formação para o trabalho: categoria central para a definição da identidade das bibliotecas no contexto da educação profissional e tecnológica. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 17(1).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Machine, O. B., Razão, Q. A. ., & Mussá, C. A. . (2025). ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS EM MOÇAMBIQUE – O CASO DA EMPRESA A EM MAPUTO DE 2017-2019. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(10), 227–238. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/826

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)