AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO APLICADAS A COMPETITIVIDADE DAS IES EM MAPUTO

Autores

  • Obadias Benjamim Universidade São Tomás de Moçambique, Moçambique
  • Quentino Agostinho Razão Universidade São Tomás de Moçambique, Moçambique
  • Cornélio Abdul Mussá Universidade Pedagogica de Maputo, Moçambique

Resumo

Este artigo científico tem como objectivo global fazer a Avaliação das Estratégias de Marketing de Relacionamento Aplicadas a Competitividade da IES em Maputo, com a finalidade demostrar a importância do uso das ferramentas no processo da retenção do estudante que está directamente ligada à satisfação com o serviço prestado, sendo que, o mesmo participa activamente do processo. A análise interpretativa teve-se o apoio de dois aspectos fundamentais, ou seja, nos resultados alcançados no estudo, na fundamentação teórica e na experiência pessoal (estudante). No programa estatístico SPSS, versão 16, cuja informação foi compilada usando o Excel e word, apoiando-se na elaboração de gráficos. Tendo em conta o estudante se tem orgulho da instituição, concluiu-se que a maioria não tem corresponde a 55,4%, contra os 44,6% que afirmaram que sim, como se pode verificar no gráfico 2. Com relação ao nível de satisfação do estudante com o atendimento por parte dos trabalhadores foram submetidas aos questionários, pode-se verificar que a maioria, 67,5% afirmou que não, contra os 32,5% que disse sim. O estudo identificou que há falta de lealdade por parte dos estudantes ligados com a satisfação, confiança, comprometimento, fidelidade, retenção, que apresentam níveis muito baixos, visto que a qualidade percebida esta a ser afectada devido a vários factores que tem contribuído negativamente no processo da relação entre os estudantes e a instituição. A compreensão dos factores que influenciam a lealdade pode contribuir para que a instituição de ensino superior a instituição estabeleça estratégias adequadas para a retenção, motivação dos estudantes e a busca da real imagem da Universidade, para que o estudante possa corresponder positivamente a cada um dos factores identificados que podem contribuir para o desenvolvimento do marketing de relacionamentos no processo de formação do homem novo.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Obadias Benjamim, Razão, Q. A. ., & Mussá, C. A. . (2025). AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO APLICADAS A COMPETITIVIDADE DAS IES EM MAPUTO . ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(10), 84–99. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/827

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