PREPARAÇÃO DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAIS NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS POLICIAIS E CRIMINAIS LUANDA
Palavras-chave:
Competência docente, Preparação docente, Instituto superior de ciências policiais e criminaisResumo
O presente artigo aborda preparação docente no desenvolvimento das competências do docente: Um estudo de caso no instituto superior de ciências policiais e criminais em Luanda. A cada ano, no exercício das funções, nos deparamos constantemente com professores que possuem dificuldades em transmitir conhecimentos. Tendo em conta os princípios pedagógicos. Uma realidade que condiciona a fraca produção científica e fraco desempenho dos cadetes. O objectivo desta pesquisa centra - se em apresentarmos estratégias na possibilidade de contornarmos a realidade vigente no instituto. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa. A técnica que foi utilizada é a de entrevista aprofundada. Os dados foram tratados tendo em conta a análise de dados. A pesquisa concluiu que o desenvolvimento da competência docente deve ser um processo contínuo que requer um esforço constante por parte dos professores. A preparação docente é um passo fundamental para o desenvolvimento da competência do docente. Os professores devem ser submetidos ao acompanhamento e monitoramento constante na melhoria da acção docente. Estamos emboídos no século das incertezas as mudanças que obriga-nos a repensar novos caminhos. O processo educativo não foge a regra. O desenvolvimento de um país está assente nos parâmetros da qualidade da educação. Daí afirma-se que não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem os educadores. Portanto, a preparação docente no instituto superior de ciências policiais e criminais em Luanda, deve ser centrada no desenvolvimento das competências específicas necessárias para o exercício da docência na área policial e criminal. Tendo em conta os objectivos da instituição.
Downloads
Referências
Bardin, l. (2011). Análise de conteudo. Lisboa: edições 70
Costa, mário graca de; rufino jorge. Os desafios da educação no século xxi. Um olhar para as novas exigências do actual mercado de trabalho, usando as tics e as teorias de aprendizagem. pp18 revista samayonga- ciap-samayonga.co.ao
Libâneo, j. C. (2010a). Pedagogia e pedagogos, porque e para que? (2ª edição). São paulo: cortez.
Libâneo, j. C. (2013b). Didáctica. (2ª edição). são paulo: corttez.
Luckesi, cipriano carlos. (2011). Avaliação da aprendizagem. São paulo: cortez
Nóvia a. (1995). Os professores e a sua formação. Lisboa: dom quixote.
Perrenoud, p. (2000). Pedagogia da competência: competências para ensinar no século xxi. Porto alegre: artmed.
Pessanha, et al. (2014). Psicologia da educação. (s/e). lisboa: plural
Simões, aníbal. (2016). Metodologia de investigação científica: investigação qualitativa. Luanda: mayamba.
Tauchen, gionara, (2019). Didática do ensino superior. Pp 58. Luanda.