IMPLEMENTAÇÃO DAS IPSAS EM MOÇAMBIQUE - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O MINISTÉRIO DE ECONOMIA E FINANÇAS (2020 – 2024)

Autores

  • Pedro José Miguel Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique, Moçambique
  • Rufino Miguel Cipriano Buana Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique

Resumo

A grande importância da adopção das IPSAS vem do facto de a uniformização agora possibilitar avaliações equânimes e mais adequadas, o que melhora a confiança mútua baseada em informação contabilistica produzida pelos países. No entanto, a Implementação das IPSAS em qualquer contabilidade enfrenta desafios próprios das normas em qualquer unidade contabilístico. Estes desafios também são enfrentados por Moçambique ao longo do tempo enquanto país comprometido com a implementação efectiva das Normas Internacionais de Contabilidade do Sector Público (IPSAS) para estar alinhado com o mundo. Importa referir que Moçambique é um dos poucos países do mundo que tem toda a sua contabilidade pública informatizada e gerida por um sistema electrónico e-SISTAFE. A questão central de pesquisa busca compreender quais são os principais desafios enfrentados por Moçambique na adopção das Normas Internacionais de Contabilidade do Sector Público (IPSAS). Os objectivos do estudo são múltiplos, a avaliação do estado actual de implementação IPSAS na contabilidade pública nacional; a identificação das principais motivações para a adopção das normas e os resultados conseguidos até ao momento e as vantagens que o país pretende adquirir com tal impementação. O estudo concluiu que a implementação das IPSAS em Moçambique está em curso e é reconhecida pelos gestores como sendo crucial para o aumento da transparência na prestação de contas. No entanto, persistem desafios de vária ordem observados alo longo do processo a destacar: a escassez de recursos financeiros e humanos, a falta de conhecimento técnico e a necessidade de apoio político. Apesar destes obstáculos, os benefícios esperados, como a melhoria na qualidade das informações financeiras e promoção da confiança nas instituições públicas justificam a continuidade dos esforços para a adopção plena das IPSAS em Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Pedro José Miguel, Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique, Moçambique

Doutorando em Gestão de Empresas na USTM

Mestrado em Gestao de Educação pela Universidade Eduardo Mondlane

Licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto superior Dom Bosco

Docente efectivo no Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique

Docente das cadeiras de Contabilidade e Gestão há 10 anos

Conta actualmente com dois artigos sendo um na área de Contabilidade e outro em Educação

Referências

Abimbola, A. (2020). International Public Sector Accounting Standards (IPSAS) Adoption and Implementation in Nigerian Public Sector. Kwara State, Nigeria.: Landmark University.

Abreu, A. F. (1999). O Reajustamento estrutural e o seu impacto em Moçambique (1982-1997): Uma abordagem histórica.

ACCA. (2017). IPSAS implementation: current status and challenges. Retrieved from www.accaglobal.com African Association of Accountantants-General. (2024). The status of IPSAS implementation in Africa. IFAC-CIPFA.

Artiel, M. (2023). Avaliação do impacto da implementação da contabilidade patrimonial baseada nas IPSAS na contabilidade pública de moçambique: contas gerais do estado de 2007 a 2016. Maputo, Maputo, Moçambique.

Carvalho, J. B. (2006). Contabilidade Pública: Estrutura Conceptual.

CEDSIF - Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Finanças. (2021). Visão das Finanças Públicas 2011-2025. Maputo: CEDSIF.

Centro de Integridade Pública- CIP. (2021). Custos e Consequências das Dívidas Ocultas para Moçambique. Maputo.

Comissão Interministerial da Reforma do Sector Público - CIRESP. (2001). Estratégia global da reforma do sector público: 2001 - 2011. Maputo.

Confederação das Associações Económicas de Moçambique. (2024, Janeiro 8). CTA História. Retrieved from www.cta.org.mz/cta-2/história

Fortes, J. (2006). Contabilidade Pública, Teoria e Prática. 9. ed. Brasilia: Franco & Fortes.

IFAC - CIPFA. (2021). International public sector financial accountability index: 2021 status report. IFAC.

IFAC. (2010). Normas Internacioais de Contabilidade Para o Setor Público.

Instituto Nacional de Estatística. (2021). O Setor Público em Moçambique: Conceito e âmbito. Maputo: Instituto Nacional de Estatística.

IPSASB. (2022). Handbook of International Public Sector Accounting Pronouncements. IFAC.

Macuácua, Â. A. (2021). Reforma da Contabilidade do Setor Público em Moçambique. Congresso Internacional de Administração ADM 2021.

Mandlate, L. R. (2018). O contributo do SISTAFE na redução de casos de desvio de fundos públicos (2012-2016). Maputo.

Manjate, E. M. (2021). Implementação das IPSAS em Moçambique: uma abordagem sequencial. Moçambique.

Matavele, M. (2023). Consolidação da Contabilidade Pública para uma gestão transparente e eficiente. Maputo: ISCAM.

Mota, F. (2012). Contabilidade aplicada ao Setor Público, 1.ed. Brasilia: Editora Gestão Pública.

Mourão, A. R. (2018). A harmonização contabilística internacional e os encargos administrativos. Viana do Castelo: APNOR.

Narsaiah, N. (2019). Adoption of International Public Sector Accounting Standards in India. Indian Journal of Accounting (IJA), 01-12.

Niyama, J. K. (2010). Contabilidade Internacional. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Miguel, P. J., & Buana, R. M. C. . (2025). IMPLEMENTAÇÃO DAS IPSAS EM MOÇAMBIQUE - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O MINISTÉRIO DE ECONOMIA E FINANÇAS (2020 – 2024). ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(6), 57–73. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/348