AS METAMORFOSES CURRICULARES E A CONSTRUÇÃO DE UM HOMO MOCAMBICANUS - UMA VISÃO FILOSÓFICA

Autores

  • Joaquim Mulamula Sabino Mbanguine Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini
  • João Baptista Amide Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini
  • Itélio Joana Muchisse Universidade Católica de Moçambique

Palavras-chave:

Currículo, educação, homem novo; metamorfosesCurrículo, educação, homem novo; metamorfoses.

Resumo

Neste artigo pesquisamos sobre as metamorfoses curriculares e a construção de um homo mocambicanus – uma visão filosófica, desde o tempo colonial até 2024. Concentramo-nos na análise crítica dos currícula do ensino primário e secundário. Usamos o método qualitativo com o tipo de pesquisa bibliográfico, documental e observação fazendo a hermenêutica e uma análise crítica a trajectória histórica do desenvolvimento curricular. E, como resultados, evidenciamos que durante o período colonial, o sistema educativo estava assente em dois tipos de curricula, sendo um destinado aos filhos dos civilizados e assimilados e o outro destinado aos indígenas os não civilizados; os curricula tinham um suporte político para impor a tarefa de civilizar e aculturar os africanos para facilitar a edificação de uma nação moderna portuguesa; o Estado português e Igreja Católica eram muito entrelaçados sendo o Estado com uma postura hostil para com as diversas ceitas religiosas emergentes e mais complacente com Igreja Católica, descobrimos que sempre houve a ideia de uma pedagogia africana antes da colonização pelas habilidades da educação informal do indígena dentro das suas práticas culturais, descobrimos ainda que o tipo de educação que os portugueses implantaram em Moçambique orientava-se para a formação de uma personalidade servil e subserviente perpetuando a exclusão dos povos não civilizados versus civilizados, o currículo escolar não se manteve estático pois foi se desenvolvendo por meio de conjunto de metamorfoses a procura de qualidade de ensino; houve uma espécie de revolução curricular com a mudança do sistema político de socialista para capitalista, pela inovação tecnológica e pela introdução do currículo local. E, mesmo assim, o número de aprovação que tem sido relativamente alto nem sempre coincide com a qualidade de ensino e muito menos de aprendizagem e, na tentativa de formar um homem novo, o sistema colonial caiu na tendência de excluir os valores tradicionais da africanidade diabolizando os preceitos ritualísticos ancestrais das culturas de Moçambique e de África.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

Mbanguine, J. M. S. ., Amide, J. B. ., & Muchisse, I. J. . (2025). AS METAMORFOSES CURRICULARES E A CONSTRUÇÃO DE UM HOMO MOCAMBICANUS - UMA VISÃO FILOSÓFICA. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(7), 270–281. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/678