INOVAÇÃO ESCOLAR EM MOÇAMBIQUE: O CONSELHO DE ESCOLA COMO ÓRGÃO INOVADOR DA GESTÃO NO ENSINO PRIMÁRIO DO 1° GRAU

Autores

  • Arsénio João Zandamela Universidade São Tomás de Moçambique, Moçambique
  • Aminosse Guilherme Afo Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência, Moçambique

Palavras-chave:

Inovação, gestão escolar, Conselho de Escola, Ensino Primário do 1° grau.

Resumo

Este artigo tem como objectivo reflectir sobre as acções desenvolvidas pelo Conselho de Escola em Moçambique, órgão máximo de direcção e inovador da gestão escolar. Trata-se de um exercício que explora o processo de geração de ideias inovadoras das comunidades, no contexto da resolução de problemas escolares. A pesquisa é bibliográfica, pois, se desenvolve a partir de fontes bibliográficas, analisadas e sistematizadas em textos narrativos. Como resultado do estudo, é evidente o papel do Conselho de Escola, órgão que assegura uma gestão participativa e transparente, ajustando as directrizes e metas estabelecidas a nível central e local, à realidade da escola e da comunidade. Além disso, cria condições para que a inovação na gestão escolar: o plano e a organização de actividades, bem como, a direcção e o controle, sejam realizadas num ambiente de troca regular de ideias entre a escola e a comunidade, até as fases de decisão e de implementação de ideias consensualizadas ou aprovadas. Nesta sequência, concluiu-se que a intervenção do Conselho de Escola agrega valor no processo de gestão escolar, através de recurso às acções inovadoras que contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de Ensino.

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Referências

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Zandamela, A. J. ., & Afo, A. G. (2024). INOVAÇÃO ESCOLAR EM MOÇAMBIQUE: O CONSELHO DE ESCOLA COMO ÓRGÃO INOVADOR DA GESTÃO NO ENSINO PRIMÁRIO DO 1° GRAU. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(4), 169–178. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/169