ANÁLISE DA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR EM MAPUTO
Palavras-chave:
Qualidade de Educação, Instituições de Ensino Superior, Satisfação, Gestão de Qualidade e Modelos.Resumo
Este artigo científico tem como objectivo global fazer a análise da qualidade de educação nas instituições do ensino superior A, B e C em Maputo. Assim como mostrar a fundamental importância da busca de conhecimento fundamentado na área ou curso escolhido para realização de uma carreira profissional. O nível superior oferece um crescimento pessoal e profissional. Quanto a metodologia, a amostra foi composta por 297 (duzentos, noventa e sete) pessoas estudantes matriculados em formação nas três IES A, B e C em Maputo, a análise interpretativa que teve o apoio de dois aspectos fundamentais, ou seja, nos resultados alcançados no estudo, na fundamentação teórica e na experiência pessoal (estudante). No programa estatístico SPSS, versão 16, cuja informação foi compilada usando o Excel e word, apoiando-se na elaboração de gráficos. Em relação aos resultados na IES A estudantes inqueridos, 70,7% responderam que não existem e possui equipamentos modernos e suficientes, contra 29,3%, que responderam que sim, aos estudantes sobre a IES B oferece uma Biblioteca actualizada e número de livros suficiente capaz de atender às necessidades dos estudantes, e terá possui bom apelo visual (limpa, arejada, fácil acesso) na instituição, 69,7% disseram “não” e os restantes 30,3% responderam “sim”. Os resultados obtidos, mostram que 27,3% dos inquiridos afirmaram que “não”, têm a IES C demonstra interesse em resolvê-lo, 72,7% afirmou que “sim”. A IES A, aos estudantes durantes ao seu processo de formação, 61,6% dos inquiridos, responderam "sim", contra 38,4%, o que responderam "não", discordando a questão. IES B dos estudantes inquiridos, 58,6% responderam “não” recebiam e obtêm um atendimento imediato, outrossim 73.3% dos inquiridos disse “sim”, sentia-se bem. IES C aos estudantes do C tem como prioridade o interesse dos estudantes, 30,3% destes responderam “não”, a mesma não tem como prioridade o interesse dos estudantes contra 69,7% responderam que “sim”. Quanto a conclusão a qualidade de educação nas instituições do ensino superior A, B e C, em Maputo quando for alta a qualidade de ensino permite gerar impactos na motivação e no engajamento dos estudantes universitários que possa permitir que seja maior procura por esta IES, e gerando maiores ganhos económicos.
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