ANÁLISE DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL DA EDUCAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR EM MAPUTO

Autores

  • Obadias Benjamim Universidade São Tomás de Moçambique, Moçambique
  • Quentino Agostinho Razão Universidade São Tomás de Moçambique, Moçambique
  • Cornélio Abdul Mussá Universidade Pedagogica de Maputo, Moçambique

Resumo

Este artigo científico tem como objectivo global fazer a análise da gestão da qualidade total da educação nas instituições do ensino superior A, B e C em Maputo. Assim como mostrar a fundamental importância a busca da organizar e padronizar os processos de produção ou execução do produto ou serviço, além de manter a alta performance no atendimento, o que gera satisfação e fidelização do cliente e destaque no mercado. Quanto a metodologia, a amostra foi composta por 56 (cinquenta e seis) pessoas dos quais 45 (quarenta e cinco) professores efectivos e eventuais, 7 (sete) coordenadores, directores dos cursos da IES A, B e C, que se encontram a leccionar nos cursos, outrossim os que trabalham nestas instituições e 4 (quatro) académicos e pesquisadores em Maputo, a análise interpretativa que teve o apoio de dois aspectos fundamentais, ou seja, nos resultados alcançados no estudo, na fundamentação teórica e na experiência pessoal (estudante). No programa estatístico SPSS, versão 16, cuja informação foi compilada usando o Excel e word, apoiando-se na elaboração de gráficos. Em relação aos resultados na IES A o conhecimento das acções estratégicas desenvolvidas para a melhoria da qualidade da educação na IES A, 42,1%, responderam "sim", contra 57,9%, que responderam "não" à questão. Na sequência do questionário feito, inquiriu-se os professores se a existência de projecto pedagógico e currículo estágio obrigatório e, 37,5% dos inquiridos, responderam "sim" contra 62,5%, que responderam "não" e Quanto aos resultados da auto-avaliação do curso têm sido amplamente divulgados aos professores da C, dos inqueridos, 10,0% afirmaram positivamente que tem sido divulgado e 90,0% responderam negativamente. De modo geral, concluiu-se que em relação ao quarto objectivo específico, sobre os benefícios da gestão da qualidade total nas instituições do ensino superior A, B e C em Maputo, percebeu-se que trás a melhoria nos processos, serviços; melhoria na imagem da IES (marketing) e satisfação dos clientes.

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Referências

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Obadias Benjamim, Razão, Q. A. ., & Mussá, C. A. . (2025). ANÁLISE DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL DA EDUCAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR EM MAPUTO . ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(10), 210–226. Obtido de https://alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/825

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